Modo root no gerenciador de arquivos do kde

Fala galera. Alguém ai sabe como acessar o dolphin em modo root? Estou tentando apagar umas pastas e não consigo. Valeu!

Primeiramente é importante frisar que não é recomendado usar nenhum programa gráfico como ROOT que não tenha essa opção por padrão. Os programas gráficos que precisam de acesso de superusuário têm essa capacidade incluída no próprio código-fonte, não sendo necessário iniciar a execução como root.

Segundo ponto é que o linux por definição não vai precisar que o usuário adicione ou remova pastas em diretórios que não sejam seu próprio home. Se o usuário precisar mexer em algo fora disso, já é uma tarefa de administração do sistema e envolve todos os riscos de destruir a seu sistema operacional.

Embora não recomendado, é sim possível, e se vc aceitar os riscos esse é o comando:
pkexec env DISPLAY=$DISPLAY XAUTHORITY=$XAUTHORITY KDE_SESSION_VERSION=5 KDE_FULL_SESSION=true dolphin

O Dolphin não tem opção de logar como root por ele mesmo, por isso fatalmente você será obrigado a usar o terminal para iniciá-lo.

2 curtidas

Quais pastas quer excluir? Isso, muito provavelmente, é problema de permissão. Já tentou abrir a pasta pelo terminal e remover usado um “sudo rm -r nome_da_pasta”?

Não sei porque os Devs do KDE não implementam isso no dolphin, até hj não entendo!

Se eu fosse dev eu não implementaria. Isso evitaria do usuário causar a própria destruição do sistema. É semelhante a proibir a venda de álcool 98% no supermercado, o que diminuiu muito o número de queimados nos hospitais.

1 curtida

Isso estava implementado, eles tiraram alegando motivos de segurança.
Não cheguei a testar a dica do @Deleterium, mas todos os meios que eu cheguei a tentar para rodar algum aplicativo do KDE em modo root falharam, até onde eu sei o único meio de fazer as tarefas de administrador é pelo terminal mesmo.

1 curtida

Certo! Bom que o uso de terminal é aumentado, mas o uso do modo root em algum gerenciador, pra mim é muito útil!