Modificar tela de inicialização do Linux Mint... Como se faz?

Boa noite…

Bem, é isso. Gostaria de saber se é possível e como proceder a mudança da tela de login do Linux Mint 20.1 Xfce.

Outra questão:

Como faço para colocar alguma cor no item que está aberto, porém, não está selecionado (isso na barra do XFCE). Por exemplo: Se abro o navegador e o terminal, e uso o terminal, o navegador não fica com cor nenhuma, enquanto que o terminal fica na cor verde do Mint. Como faço pra deixar uma caixa, por exemplo, cinza nos itens abertos, porém, não selecionados na barra inferior?

Seria essa tela?

Se sim, dentro das configurações, existe um item chamado Configurações do LightDM GTK+ Greeter:

Caso queira acessar pelo terminal, pode digitar:

sudo lightdm-gtk-greeter-settings


Chegou a fazer alguma modificação ou está usando a barra padrão que vem com o Mint? Pergunto porque podem ser necessárias mais informações, dependendo de como está configurada. Se puder enviar um print da sua barra fica melhor.

2 Curtidas

Sobre a primeira questão: Sim, é essa a tela, entretanto, não há no sistema esse Configurações do LightDM GTK+ Greeter e o comando sudo lightdm-gtk-greeter-settings retorna Comando não encontrado.

Sobre a segunda questão: Apenas modifiquei a aparência colocando a barra inferior na cor preta. Segue print…

Repare que tenho três itens abertos. O navegador, que está com a aba do YouTube, o gerenciador de arquivos e o Terminal. Como é o Terminal que está aberto, a caixa fica na cor verde. Gostaria que os demais itens também tenham algum destaque, algo bem sutil para não ficar tosco.

Nesse caso, pode instalar com o comando:

sudo apt install lightdm-gtk-greeter-settings

Depois vai aparecer no painel de controle ou pode abrir pelo terminal.


Quanto a cor de fundo da barra, você pode personalizar a barra e escolher a cor que desejar, na aba Aparência:

2 Curtidas

Excelente, mas… há um detalhe meio desafiador. É que falta algo que me permita modificar a cor dos programas abertos que estão listados na barra, conforme a imagem abaixo:

Outro detalhe: Mesmo me utilizando da dica, a página do login (o splash screen?!) não modificou para a imagem que coloquei, e coloquei somente uma imagem como as demais, ou seja, uma imagem grande e em jpg mas… após reiniciar, nada havia sido modificado.

O programa aberto em destaque usa a cor do tema que selecionar, os que não estiverem em destaque usam a cor que mostrei como trocar na mensagem anterior:

Se deixar preto, vai ficar preto mesmo.

Pode ser que seu mint esteja configurado para usar o seu papel de parede, pode mudar na sua seção para confirmar.

Bem, pois sigamos… Falta só a tela do login. Como modificar a imagem de fundo dessa tela, porque seleciono as que ele sugere e mesmo assim, até usando as imagens que já tem no próprio sistema, mesmo assim, quando reinicio a máquina, não muda.

Como exemplo, essa é a imagem que está mostrando agora:

Ao entrar e mudar o papel de parede para outro:

Ao sair já usa o selecionado:

Boooooa… a ideia é exatamente essa mesmo. Porém, e até agora, por incrível que pareça, nada feito. Aliás, só pra citar, temas tipo ícones por exemplo, também não são aplicados na minha distro.
Vejamos: Vou em usr/share/background/linuxmint e lá estão os papéis disponíveis. Seleciono quaisquer um deles a nada muda na tela de login.

No caso dos ícones: Vou em xfce.look.org faço o download do pacote o descompacto na pasta .icons e… vou procurar em Aparência e… nada…!!