Mita'i OS - Minha customização do Kubuntu [WIP]

A ideia dessa customização é reformular o a experiência do KDE Plasma no Kubuntu:

• Redução de carga cognitiva
  • Linguagem acessível
  • Revelação progressiva de funcionalidades

A ideia não é remover recursos, mas tornar o sistema compreensível sem sacrificar nenhuma funcionalidade, como pode ver na imagem acima ele é identico ao KDE normal mas ao abrir o menu:

Note que os nomes dos aplicativos são o que ele faz

As configurações são quebradas por grupo e carregadas via KCM Shell:

A nível sistema temos um / diferenciado:

Todo o sistema é organizado em /mita-i

Dentro dela a pasta mais relevante é /mita-i/system

Que como é possivel notar, é o /usr fundido com /var dentro dela (pasta state), flatpaks, snaps e appimages ficam fora

Voltando a /mita-i pasta versions guarda as versões do sistema

Então todo o sistema é basicamente uma pasta, atualizar o sistema é simplesmente apontar o /usr para outra pasta dentro de /mita-i/versions e reiniciar

O que vem agora?

Esse é um sistema desktop, não é pensado em servidores então /var estar fundido em /usr não é um problema. Salvo isso, ainda não tenho ISO, não vai ter até o Kubuntu 26.04 ser lançado oficialmente, ainda falta muita coisa, inclusive um roadmap. É um projeto sem fins lucrativos, não é algo que eu vou vender, isso significa também que até segunda ordem vai ser “use sob sua responsabilidade”

O que significa mita’i?

Então, é uma homenagem kurumin que assim como esse sistema simplificava o uso do KDE e aos povos guarani, enquanto kurumin é criança em tupi, mita’i é criança em guarani

3 curtidas

vai por o link essa custom?

1 curtida

Vou sim, esperando kubuntu lançar

1 curtida