Uso dois monitores no meu dia-a-dia e tenho pensado que se utilizasse uma área de trabalho para cada monitor, poderia ser mais produtivo.
Isso porque às vezes uso atalhos, como por exemplo Super+D querendo minimizar as janelas de um monitor e acabo minimizando todas as janelas. Ou abro um programa e não sei em qual monitor ele vai abrir. Ponto negativo talvez seja o uso do alt+tab para alternar as janelas.
Então queria saber, é possível deixar uma área de trabalho em cada monitor?
Até onde eu sei não, porque o próprio Xorg enxerga como uma coisa só.
O que dá para fazer é usar as áreas de trabalho somente no monitor primário, deixando os demais sempre fixos. Essa opção fica em “Espaços de Trabalho” → “Configurações”
Os programas sempre aparecem no monitor onde o mouse estiver.
Pq? Não entendi. Por causa da grande quantidade de janelas?
Bom, supondo que você tenha mais de um monitor, configure eles no modo “estendido” (estender monitores, ou algo do tipo, nas suas configurações) e depois é só mover o mouse para o lado. Normalmente na configuração dá para ajustar também a localização de cada monitor, e o ideal é deixar do mesmo modo que eles estão fisicamente.
No Mint isso é feito em “Monitor”, garantindo que a opção “Exibir espelhado” está desativada (padrão).