Mint com teclas trocadas

instalei o mint faz 3 semanas, o mesmo nao tinha apresentado nenhum problema, mas hoje quando fui abrir tive 2 problemas, sendo eles:

1 nao consigo fazer boot no windows 10

2 nao esta reconhecendo o meu teclado perfeitamente (ex: a tecla S esta tirando print da tela)

obs: estou usando o cinnamon 19.3
obs 2: liguei hoje, pois precisava estudar coisas antes do trabalho

Atualizando, consegui fazer o boot do windows 10 através da bios com o auxilio de um teclado externo.

Ao entrar no windows 10 testei totalmente o teclado e ele está perfeito, ao entrar no mint ele não está sendo reconhecido da forma correta, daí não consigo selecionar a opção de boot do windows.

Alguma dica? devo reinstalar o mint?

Você estava entrando normalmente no Windows anteriormente, ou tinha ele instalado e essa foi a primeira vez q vc tentou entrar?

Ele estava entrando perfeitamente, no caso estou achando que os drivers do teclado bugou

Muito estranho isso pois se não consegue selecionar o boot, é porque nem no GRUB está detectado corretamente o teclado…

Em notebook as vezes acontece de alguma tecla ficar “travada” e impossibilitar o boot, mas daí afetaria também o sistema operacional depois que carregasse, ou então seria intermitente o problema.

Eu tentaria iniciar o computador com o cd de instalação do mint pra ver se o teclado é reconhecido corretamente. Se for, então é problema de configuração do seu sistema.

Bom… ao abrir ele novamente agora a tarde, o mesmo retornou ao normal, mas para desencargo de consciência irei ver os drivers do teclado deste notebook(mesmo o mint tendo que reconhecer o mesmo…)