Mint Cinnamon 19 reiniciando

Bem, eu tava usando o GIMP pra deixar uma foto mais clara, aí do nada o sistema trava, blz o Cinnamon trava a toda hora mesmo. Mas do nada o PC reinicia, entra na tela do grub e quando entrava no mint, dava muito erros.
Desliguei de vez e reiniciei, aí ele entrou na tela de carregando, tela preta, reiniciava e entrava no grub.

O que será dessa vez?
É o mint que é assim, ou isso acontece com todas as distribuições?

De dezembro pra cá, esse HD já foi formatado 5 vezes, e desde que eu retirei o windows, já foi mais de 12 formatações, e isso tudo porque o PC para de funcionar do nada.

Olá, Passe sua configuração para que a gente possa dar uma olhada e ter uma idéia do que está acontecendo.

Ok, mas o que seria isso?

Acontecia o mesmo no Windows? configuração seria, processador, memoria ram, placa mãe, placa de video…
nessas suas formatações, todas foram com a mesmo ISO e com o mesmo OS ou variou? digamos, tentou o ubuntu, xubuntu, manjaro, mint… etc?

Só tem o Linux mint, e sempre baixo a .iso do site pra formatar.
Ele da esses problemas depois de um tempo de uso, ele só trava, reinicia e entra dando erro.

Ele não é novo, tava vendo que o computador de muitos são novos e tem uns bem fortes, pode ser isso.
Tava usando esse computador só pra fazer relatório científico e apresentação de slides.

Vou instalar o windows pra ver isso ai.

Bom eu tentaria instalar um xubuntu ou lubuntu que são distros leves com pouco consumo de ram e quase nenhum abuso em processador

O problema… Cinnamon…

Tente usar o gnome.

Ubuntu.
Manjaro ou arch com gnome.
Fedora com gnome.

Eu tinha estes problemas quando usava o cinnamon.
Troquei de ambiente e parou…

1 curtida