Minimalismo digital

Tá, eu queria abrir aqui um espaço de discussão sobre minimalismo, pode ser tanto relacionado ao setup/workstation, em relação ao desktop, customização, uso de aplicativos, alternativas com designs mais “limpos”, vícios (é triste kkk), gerenciamento de arquivos… por aí vai.

Aqui estão algumas coisas que eu sou “cismado”:

  • Evito criar contas em vários sites, além de excluir as que não uso (mesmo que seja o processo chato de ter que mandar e-mail para a empresa e etc)
  • Deixo sempre a área de trabalho e barra de tarefas limpas.
  • Sempre excluo os arquivos do computador e da lixeira.
  • Procuro evitar ao máximo o compartilhamento de informações minhas. (apesar de não parecer, isto está meio incluso no assunto minimalismo.
  • Apago as conversas do whatsapp sempre, e arquivo os grupos.
  • Excluo umas 3 a 4x no dia os arquivos/fotos que tenho no celular.
  • Excluo os aplicativos tudo que não uso.

E tem outros que agora não me lembro kkkk

9 curtidas

Eu faço o oposto disso kkkkkk

1 curtida

Eu adoro esse tema, mas geralmente para ter esse minimalismo é necessário um bocado de dedicação. :slight_smile:

5 curtidas

Sim, apesar de eu gostar de deixar tudo “limpo” é algo muito chato de ficar fazendo.

minimalismo digital, para mim, é não usar facebook, nem instagram, nem whatsapp, telegram etc. só celular de botão com SMS e computador apenas para o básico.
Hehehehe

2 curtidas

Hahaha, mas é algo assim, desses que você falou eu só uso o whatsapp, por necessidade de falar com o povo e não por gosto kkk.

2 curtidas

Minimalista da no mínimo trabalho… :rofl:

2 curtidas

Uso o Tasker para apagar todos os arquivos recebidos no WhatsApp e Telegram a meia-noite, além de outros controles como ligar/desligar Wi-Fi, silenciar notificações à noite, controle de luminosidade etc; mas não sei se tem algo semelhante para o Linux.

1 curtida

Fui pesquisar, realmente é um app bastante completo.

2 curtidas

Sou um perfeito dependente digital! tenho links de backup em casa e no telenfone! Mas também apago todas as inutilidades do celular, vivo limpando os históricos dosn grupos, só instalo o que realmente preciso e só não limpo a lixeira porque tudo que eu apago é com shift+Del. Para contrabalancear, sempre que podemos, acampamos e desligamos do mundo. Fazemos isso ao menos uma vez por ano.

Minimalismo digital é um assunto que me interessa bastante. Aproveitando que estou começando agora no mundo Linux, já quero deixar minha instalação bem limpa, sem aplicativos desnecessários. Também quero optar por deixar a interface bem clean, sem muita firula.

Sempre deleto os aplicativos que eu não uso com frequência no celular, e de vez em quando eu faço uma limpeza na galeria também…

Recentemente eu comecei a assinar o 1Password, aí quero além de alterar as minhas senhas pra ficar mais seguro, ir deletando as contas em sites que não uso mais.

Um dia eu chego no mundo ideal hahaha

1 curtida

Aaah, contas, nem fale, eu me estresso quando eu crio uma conta em um site e não posso excluir, daí eu tenho um grave problema com “gerenciamento de contas”, pra mim eu tenho que saber exatamente de todas os sites/serviços que eu tenho logadas com meu e-mail.

Em relação a interface eu também deixo muito clean, olha como era meu desktop no Cinnamon (pra mim, o exemplo de perfeição kkkkkk)

2 curtidas

Uso WhatsApp, mas o imediatismo dele me irrita um pouco. A obrigação de responder rápido e se visualizar tem que responder. São valores que não fazem sentido. Uma vez ouvi alguém falar, que se alguém realmente precisa falar com você, vai te ligar. Existem inúmeros grupos que só servem para falar bobeira e coisas desnecessárias. Tenho repensado a necessidade do WhatsApp na minha vida.

4 curtidas

Realmente, a interface era linda! Esse background é do Unsplash, né? Acho que já vi essa foto por lá hahaha

Eu não sei, peguei no Pexels, que é outro site de fotografia, então não duvido que também esteja no Unsplash.

Eu gostaria de ser mais minimalista, mas tenho muitos arquivos mesmo. Agora estou em processo de minimizar minha vida digital. Minhas táticas são:

  • Fotos: Seleciono só as melhores fotos. Tenho apenas 4 pastas principais: Cotidiano, Eventos, Hobby e Outros. Apenas as pastas “Eventos” e “Outros” tem subpastas.

  • Imagens: não salvo mais imagens de referência no computador. Se eu quiser salvar algo da internet, salvo direto no Pinterest, porém, com cautela para evitar excessos.

  • Arquivos: Adotei a política de ter o mínimo de pastas possível, pq eu me confundia e acabava duplicando arquivos e desistindo de organizar. Agora prefiro dar nomes bem descritivos para os arquivos. Tbm determinei “Tags” padronizadas por assunto p/ colocar no nome do arquivo. Dessa forma, eu posso simplesmente usar o recurso de procurar arquivo do gerenciador. Mas visualmente tbm fica bem fácil encontrar.
    Exemplo: tenho uma pasta chamada “Biblioteca”; para todos os meus assuntos de interesse, mas dentro dela não há nenhuma subpasta. Para um arquivo de “Marketing” e “Empreendedorismo” eu nomeio o arquivo como “Empreend_metricas_no_mkt.pdf” para arquivo de “Fotografia” ficaria “Fotografia_dicas_flash_externo.pdf” e assim por diante.

Tbm só estou tentando guardar arquivos que realmente são bons e/ou difíceis de encontrar novamente na internet e que tenham alguma utilidade real p/ mim.

  • Política do Inbox zero (email), nunca ter mais de um aplicativo para a mesma função, músicas no PC somente se não tiver no Spotify e redução de redes sociais são outras das táticas que estou tentando implantar rs

Desculpem o textão :stuck_out_tongue: Preciso aprender a minimizar minhas respostas kkkk

5 curtidas

Concisa.

Infelizmente não é possível ser tão conciso aqui porque… “A resposta tem que ter no mínimo 20 caracteres”

hahahaha

1 curtida

Caramba eu também sou assim e achava que era toc meu kkkk Uma coisa que também faço muito é deixar a caixa de e-mail limpa.

Uma coisa que também recomendo a todos é excluam o Facebook! Exclui o meu a 4 anos e nunca fui tão feliz. kkk

2 curtidas

Tenho medo é quando eles estabelecerem um máximo de caracteres hahaha 20 eu passo com folga kkk

1 curtida

já eu… constantemente tenho de alongar as respostas por conta desses 20 caracteres…