Mini-review: Adaptador bluetooth Orico BTA-508 no Linux

Agora que tudo funciona bem, não teria sentido a gente não usufruir do modo de alta definição de áudio, não é mesmo?
Por padrão, depois que você faz o tutorial desse tópico, o sistema usa uma qualidade baixa de áudio. Então tudo o que precisamos fazer é ativar o modo de alta definição:" a2dp_sink’.

Passo 1:
Para isso, você precisará fazer como vou ensinar abaixo:
sudo nano /etc/bluetooth/main.conf

Passo 2:
Abaixo de [GENERAL] adiciona a seguinte linha:
Enable=Source,Sink,Media,Socket

Passo 3:
Reinicie o seu bluetooth com:
systemctl restart bluetooth

Passo 4:
Agora, na janela de Dispositivos Bluetooth, conecte o seu fone bluetooth ou caixa de som. Na sequencia, dê um clique com o botão direito sob o nome do seu dispositivo.
Captura de Tela_Área de Seleção_20210707161137

Em perfil de áudio, selecione:“Reprodução de Alta Fidelidade”

Pronto! Agora, o áudio enviado do seu dongle bluetooth será de altíssima qualidade.

Espero que goste dessa dica.
Aproveite o seu dia!
Um abraço.
Att. Isai

3 curtidas

No Gnome, como eu configuraria isso, se não aparece nas configs do Bluetooth nada nesse estilo?

Pergunto pq quando pareio meu celular no Manjaro com Gnome o som fica bem baixinho, enquanto no Garuda com Plasma o som fica alto como qq outra aplicação…

No GNOME 3.38 e 40.x essas configurações de “modo” podem ser acessadas no painel de configurações.

:vulcan_salute:

1 curtida

Ah, sim… ou seja, para saída. Eu perguntei no caso de entrada - ou seja, enviando meus MP3 do celular pro PC via BT pra reproduzir nas caixas de som…

E @eddiecsilva, essa reposta do @Isai não vale a abertura de um novo tópico de tutorial?

Neste caso você precisa selecionar o codec no celular e não no PC. A maioria dos aparelhos Android vem com os codecs bloqueados por padrão e para habilitar é necessário editar opções da conexão no modo “desenvolvedor”.

Opa! Fiquem à vontade para abrir novos tópicos que complementem esta discussão. Tenho fuçado bastante no áudio do meu PC ultimamente e é sempre bom aprender coisas novas.

1 curtida

Vou abrir um novo topico, com o meu tuto, pois nem todo mundo usa o Orico.
Mas, acho válido deixar essa info por aqui tb, de forma complementar.

1 curtida

Não é isso, Eddie. O mesmo celular, o mesmo PC, dois sistemas: num deles, o som do celular enviado ao PC sai superbaixo, isso no Manjaro. No Garuda, o som sai normal, no mesmo volume das aplicações nativas no PC. Fucei tudo e não achei, tanto no celular quanto nas configs de som do Gnome, como corrigir isso

Um detalhe… Depois que fiz esse procedimento que ensinei, magicamente o mic do meu headset bluetooth passou a funfar com o PC.
Ou seja, agora a opção do mic do headset aparece nas opções de configuração de áudio.
E isso é incrível, pois até aqui ninguém havia conseguido usar o mic do headset.

Isso é uma coisa bacana para se abrir um outro tópico para buscar uma solução, as distros podem ter implementações da pilha de som totalmente diferentes, isso deve estar gerando essa diferença.

Por exemplo, hoje eu mudei o Debian para o Pipewire e o som ficou visivelmente mais alto do que estava no Pulseaudio/Alsa.

2 curtidas

Feito: Como Ativar Microfone e Som de Alta Definição em Headset Bluetooth no Linux

2 curtidas

Comprei esse adaptador também, fiz o procedimento descrito nesse tutorial e tem funcionado perfeitamente. Conectei uma caixa de som bluetooth e meu telefone sem problemas.

Estou usando o Ubuntu 20.04.2 com kernel versão 5.8.0-63.

1 curtida