Minhas apostas para 2021 (faça as suas!)

Como acabei de ver no vídeo do @Dio onde ele reage às apostas dele para 2020, resolvi criar este tópico para que cada um de nós possa contar o que esperamos das distros :slight_smile:

Fedora

Sou um grande fã do GNOME, e estou muito empolgado com o GNOME 40, que trará muitas melhorias visuais e atualizará o GnomeToolKit (GTK). Para mim, a melhor distro que entrega o GNOME out-of-the-box de forma que me agrada é o Fedora. Logo, estou no aguardo da versão 34.

elementaryOS

O Projeto elementary construiu uma base de fãs considerável em 2020, mas por razões óbvias não houveram “grandes” atualizações dele nesse ano. O eOS 6 promete consertar os problemas que fazem muitos não o usarem, e trazer melhorias consideráveis no visual.

Slackware

Esta distro considerada por muitos “jurássica” está congelada no tempo desde antes de eu entrar pro mundo Linux: sua última versão estável data de 2016. Com o beta de uma nova versão anunciado agora no fim do ano, minhas expectativas estão altas com ele.

Solus

Esse foi o ano em que migrei definitivamente para o Solus, e estou amando a experiência. Os planos da equipe do Solus estão promissores para 2021: diversas melhorias no ambiente Budgie e várias outras na base do SO.

5 curtidas

Eu colocaria o Zorin nessa lista - eles estão quietos, ainda no 18.04, mas meu palpite é que esse ano saem as distros baseadas no 20.04 e mais novidades

5 curtidas

Se sair vai sair com o Gnome 40, e vai ficar uma beleza. Blur, cantos arredondados, transparência :drooling_face:

4 curtidas

Com o jeitão Zorin, aposta de DE lindona
Idem com o novo XFCE

4 curtidas

Melhor que o Deepin daí rsrs

3 curtidas

Eu aposto bastante no Fedora e no Pop Os por conta do gnome 40,
Estou ansioso pra testar kkkkk
O Manjaro eu tbm vejo a cada dia ficando mais interessante
Feliz 2021 pessoal ! :fireworks: :champagne:

5 curtidas

Não aposto nas distros mas em certos softwares de código aberto
Libreoffice talvez comece a ficar mais interessante
O Firefox melhore no desempenho e compatibilidade
E talvez o librecad comece a ficar mais interessante tbm no mercado
Tirando isso não acredito que vai ter grandes atenções ao longo do ano
Isso e claro e só uma aposta kkkk

8 curtidas

Stadia e Cloud cada vez melhor!
Feliz 2021 cheio de sucessos e vitórias a todos! :vulcan_salute:

4 curtidas

Blur em apps gnome, é o que mais espero com o lançamento do GTK 4. Torcemos para que se concretize :crossed_fingers: :slight_smile:

3 curtidas

Tantos temas que ficarão lindos com blur e transparência! E nem precisa ser muito, só um toque aqui e ali. Mas se der pra borrar a janela toda como se fosse um kvantum da vida, why not?

Feliz Ano Novo!

4 curtidas

A janela toda já acho muito exagero. Mas cada um com seu gosto, né? :joy: :v:

Feliz ano novo! :slight_smile:

4 curtidas

Acho que se for um blur bem discreto, não ficaria excessivo. Mas sim, com certeza cada um com seu gosto! rs :sweat_smile:

3 curtidas

Acho lindo o estilo do Big Sur, a barra esquerda do Finder toda com blur.

5 curtidas

Sabe por que eu acho uma ideia interessante o blur em tudo? Por que esse branco 255, 255, 255 cansa muito os olhos. Se pelo menos fosse um cinzinha claro, dava bem melhor. O blur dá uma atenuada nisso, além de mostrar o fundo que é o que a gente quer. Então não acho nada mal.

4 curtidas

Se tivesse que apostar em alguma distro eu apostaria no Fedora. O Fedora foi a unica distro que curou a minha síndrome SDA e que eu não precisei ficar horas e horas em fóruns procurando pra corrigir bugs e essas coisas. Desde a primeira vez que eu tive contato com o Gnome eu simplesmente amei, porém sempre ficava a merce das distros que enchiam o gnome de personalizações, ate encontrar o fedora, foi tiro e queda, paixão a primeira vista kkkk não é atoa que virou meu daily driver. Pra mim já está perfeito, desempenho 100%, Gnome puro (como deveria ser), gerenciador de pacotes amigável, sem bugs, Gnome software que funciona (um dia você chega lá ubuntu). Se melhorar eu fico ainda mais feliz. De uma coisa eu tenho certeza, adeus debian based.

2 curtidas

Muito lindo o visual do MacOS. É uma ótima inspiração quando se refere a blur :slight_smile:

1 curtida

Muito provavelmente o Pop!_OS não virá com o Gnome 40 como esperamos, e isso já foi comentado por um dos DEVs da empresa:

I can no longer let things like this go. While System76 has been a part of the process, this should not be interpreted as consent to the new GNOME Shell design. We will do whatever possible to improve Pop!_OS UX even if it breaks significantly from GNOME's defaults. https://t.co/B7tzrxyam4

— Jeremy Soller (@jeremy_soller) December 20, 2020

Vamos aguardar o desenrolar dos próximos meses, ou eles criam um fork para manter o design atual ou farão outras modificações.

2 curtidas

Outra previsão é o avanço do Linux em dispositivos móveis. Nem tanto pelo Sailfish (que é um belo projeto), pelo Ubuntu Touch ou pelo Plasma Mobile, mas pelo Manjaro nos Pinephones. Pelo que pude ver, é um lindo projeto, e o suporte a ARM está avançando bem. Acho que vai vingar…

Pra ser sincero, não espero muita coisa neste ano. Só estou esperando uma melhora no Elementary OS, principalmente correção dos bugs da versão 5.1 e melhora de desempenho. De resto, só observo :thinking: :v:

2 curtidas

System76 fazendo fork do GNOME pode ser uma previsão. Enfim, vai ser aquilo, “Isso é um ■■■■■, bora fazer um fork”, então o GNOME 40 sai, o povo passa a amar, System76 volta com o GNOME padrão e vida que segue. GNOME 2 para GNOME 3 vibes.

2 curtidas