No momento estou usando Windows, mas pretendo instalar uma distribuição Linux assim que eu comprar um SSD mês que vem.
No dia 24 de junho, ocorreram alguns problemas no meu sistema operacional openSUSE Tumbleweed: não consegui mais acessar meu banco de dados PostgreSQL, aparentemente havia algumas pequenas corrupções nos torrents que eu baixava e a cópia de arquivos no Dolphin estava dando error 5
. Quando pus o sistema para reiniciar, não consegui mais acessar meu usuário; o sistema operacional meio que carregava, mas o sistema gráfico não subia e eu não consegui acessar minha conta de usuário (acho que cheguei na parte que pede login e senha – modo texto, até porque o servidor gráfico não subiu –, mas não gravei qual era a mensagem de erro , se é que o sistema mostrou alguma).
Não sei se isso tem alguma relevância, mas eu tinha instalado o openSUSE em partições ext4
porque essa era o sistema que eu havia usado nas minhas instalações Linux anteriores.
No mesmo HDD, tinha uma instalação do Windows 10 que funcionava normalmente; assim pude criar uma pendrive bootável contendo o Kubuntu que usei para recuperar alguns arquivos da partição /home
dos quais eu não tinha feito backup ainda (estou sempre fazendo backup, mas esse evento me pegou de surpresa, tinha coisa que eu não havia salvo ainda). No fim decidi formatar esse mesmo HDD por completo e deixei apenas o Windows 10. Meu uso está normal, baixo meus conteúdos sem qualquer corrupção, bancos de dados funcionam sem problemas e copio e colo arquivos sem qualquer dor de cabeça. Em resumo, está tudo bem.
Rodei o comando de diagnóstico de disco rígido do Windows e nenhum problema foi encontrado. Até mesmo o programa CrystalDiskInfo não acusou nada de grave, apesar de apontar Health Status
como Caution, temperatura a 36ºC e as seguintes observações:
Attribute name | Current | Worst | Threshold | Raw Values |
---|---|---|---|---|
Reallocated Sectors Count | 100 | 100 | 50 | 000000002648 |
Uncorrectable Sector Count | 100 | 100 | 0 | 000000000013 |
Será que é meu HDD que esteja morrendo? Não há evidências concretas que apontem pra isso (softwares de diagnóstico não mostram nenhum problema real e continuo usando o HDD normalmente). Independente de quem seja o culpado (HDD com problemas ou configuração não ideal para o openSUSE), instalarei um SSD no meu notebook de qualquer jeito, minha dúvida é se continuarei com o openSUSE Tumbleweed ou não.
E então, vocês têm alguma hipótese do que pode ter acontecido? Um sistema operacional não “morre” assim do nada.