Minha Jornada I3WM e Shel Script

Olá comunidade maravilhosa do Diolinux! :heart:

De uns tempos pra cá estou imerso no i3, e posso dizer com tranquilidade: migrar para um Tiling Window Manager (TWM) foi uma das coisas mais fantásticas que me aconteceram nessa vida de Linuxer.

Sempre gostei de ambientes enxutos, limpos, com um certo minimalismo controlado — se é que isso realmente existe :grinning_face_with_smiling_eyes:

Há algum tempo eu já queria aprofundar meus conhecimentos em shell script, e o fato de usar o i3 acabou me incentivando bastante. De lá pra cá estou bem empolgado, revisitando e reescrevendo coisas que eu já usava, mas que agora fazem muito mais sentido e têm sido realmente úteis no dia a dia.

Queria compartilhar com vocês — e também trocar ideias — alguns repositórios que criei, especialmente para quem gosta de shell script ou se interessa por ambientes minimalistas.

:microbe: virus-scan :link:

Um script simples que usa o ClamAV (clamscan) para verificação antivírus em desktops. Ele move arquivos infectados para uma quarentena em ~/.local/share e registra apenas as detecções, para que você decida depois o que fazer com cada arquivo.

:antenna_bars: nmcli-wifi :link:

Script simples para gerenciar conexões Wi-Fi usando o nmcli (NetworkManager), ideal para ambientes minimalistas. Particularmente achei mais prático que o nmtui para conectar a redes Wi-Fi.

:house: Home Resilience :link:

Uma estratégia simples de resiliência de arquivos pessoais para ambientes Linux minimalistas.
É composta por dois scripts independentes, com propósitos distintos:

• home-clone.sh – Espelhamento completo da pasta $HOME usando rsync

• home-backup.sh – Backup conservador dos dados realmente essenciais do usuário

:cloud: wttr-cache.sh :link:

Um script pequeno e meio inútil :sweat_smile: que mostra a previsão do tempo usando o wttr.in, armazenando as consultas em um cache simples.

A ideia inicial era usar no swaybar, mas depois achei meio uma grande bobeira. Ainda assim, ele acabou ficando interessante por conter conceitos legais como cache em arquivo e arquivo de lock para evitar múltiplas consultas simultâneas.

:penguin: Debian 13 – Script de Pós-Instalação :link:

Essa é uma rotina que eu sempre aplico após cada nova instalação, então resolvi automatizar para facilitar minha vida.

O script aplica um conjunto de otimizações básicas, nada exagerado ou arriscado, mas que melhoram consideravelmente o desempenho. Os conceitos servem para qualquer instalação Linux, e está tudo bem documentado, com explicações sobre cada configuração aplicada.

:gear: Dotfiles (i3wm) :link:

E por fim, meus dotfiles, onde estou colocando minhas peripécias :grinning_face_with_smiling_eyes:
Não reparem: tem pouco tempo que estou usando o i3, então muita coisa ainda estou aprendendo e vendo pela primeira vez.

Tenho tentado implementar tudo aos poucos, entendendo cada componente, e adaptando de forma que fique fácil de entender — tanto para mim quanto para quem está começando nessa jornada com o i3 — sem fugir muito do padrão de cada aplicação.

Um grande abraço! me falem o que acharam. :hugs:

6 curtidas