Olá, amigos!
Estou escrevendo esta mensagem do Windows, utilizando o melhor software deste sistema: MsNotepad. Lendário! ![]()
Quero dividir com vocês meus últimos 2-3 anos nesta saga em busca do SO perfeito.
Sou um cara que gosta de jogar. A vida inteira gostei de jogos, mas nos últimos 5-6 anos descobri algo ainda melhor: programação. Passei 10 anos trabalhando da forma errada até descobrir recentemente o que realmente gosto de fazer e o que quero fazer para o resto da minha vida.
Então meu cenário é: gosto de jogos (principalmente antigos) e gosto de criar coisas — a maior parte delas inúteis para muitos, mas meus empregadores pagam em dia meu salário… lol.
Sempre fui apaixonado por formatar a máquina e conhecer novos sistemas. Durante minha infância, tinha decorado duas informações super importantes para um garoto dos anos 90:
- Serial do Windows XP
- Serial do Half Life (para jogar CS 1.5/1.6)
Na época kid (de 99 a 06), já havia ficado encantado com versões do SUSE e os efeitos malucos do Ubuntu — janelas explodindo, fogo para todo lado, etc. Se não me falha a memória, cheguei até a testar o início do Mint, mas nunca consegui fazer a transição por alguns motivos:
- Medo do terminal
- Nada funcionava de forma natural
A Escolha do Pokémon Inicial
Por volta de 2020, já iniciando a transição de carreira para uma vaga mais “tech”, me deparei com o momento onde você deve escolher seu pokémon inicial: um pendrive emprestado do amigo, com 3 sabores de Linux:
- Fedora (Gnome)
- Manjaro (Arch)
- Ubuntu LTS
Olhando screenshots na internet, achei o Manjaro “feio” haha. O Ubuntu já conhecia de outros carnavais, mas um ponto que me contaram era sobre o suporte aos drivers da Nvidia. Então a escolha inicial foi Fedora.
Fedora - O Primeiro Amor
Passei 1 mês inteiro no Fedora. Funcionou muito bem, atendeu as expectativas, até eu começar a sentir falta de coisas bobas do Windows. A mais importante delas foi o comando “SUPER + V” que abre o clipboard — eu simplesmente não fazia ideia de como essa ferramenta (da forma como o Windows implementou) faz tanta diferença na produtividade.
Então meus amigos mentores comentaram: “mas no KDE isso funciona”… (E que diabos era um KDE?)
Manjaro - A Lua de Mel
Descobri o que era esse tal de KDE, formatei e entrei de cabeça no Manjaro.
Amigos, ■■■… O sistema é bom!
Usei durante 8 meses e literalmente me sentia em casa! Vivi muito feliz. Funcionava o VSCode, era fácil instalar, testar e configurar tudo. Os atalhos do teclado funcionavam super bem e era lindo rodar um CS Global.
Até que em uma atualização… BUM. Perdi tudo.
O SO deu crash de uma tal forma que não consegui recuperar nada! As snapshots do BTRFS não funcionavam e cara… que ódio!
O Retorno Forçado ao Windows
Neste momento voltei para o Windows e acabei ficando nele devido aos “spywares” que a empresa adotou para controlar e monitorar os funcionários.
E então a próxima vítima era o meu desktop em casa.
Foi aí que conheci o canal do DioLinux.
A Maratona de Testes
Eu testei TUDO:
- Fedora Gnome, KDE
- Manjaro
- Nobara
- Zorin
- Garuda
- CachyOS
- BigLinux
- Ubuntu
- PikaOS
- Kali
- PopOS
E sempre, em todas as vezes, me deparei com alguma situação que me matou de raiva…
A Situação Atual
Agora estou aqui com o Windows, um HD lotado com um monte de software lixo, esse monte de “Copilot stuff”, e um coração partido pois realmente era feliz no Linux. A Microsoft matou meu óculos VR do WMR e agora não tenho mais nenhum laço com ela — e essa ‘bozt@’ de OneDrive que lota a máquina com atalhos inúteis! ![]()
Minhas Experiências Específicas
ZorinOS
Ganhei um carinho pelo ZorinOS. É bem polido e comprei a licença para ajudar os devs do projeto. Mas o Zorin para jogar achei horrível. Sem contar que tenho em casa 3 monitores meio “assimétricos” haha. Por algum motivo do além, a versão LIVE funciona super bem, mas depois de instalar, um dos 3 monitores fica com um tom de cor completamente bizarro que fui incapaz de resolver.
Fedora
Gostei, mas como sinto que o KDE deles não é o foco, meio que não gostaria de voltar ali.
De forma geral, o único GNOME que gostei de verdade foi o ZORIN (pode ser que o motivo foi o bolso haha).
Manjaro - As Coisas Boas
Passei bastante tempo com o Manjaro e tem 2 coisas ali que são incríveis:
- O atalho SUPER + V implementado de forma nativa funciona que é uma maravilha
- A personalização!
CachyOS - A Próxima Tentativa
Com isso, agora estou pensando no CachyOS.
Na minha última experiência com o CachyOS, ele tinha um bug no Wayland que me MATAVA DE RAIVA!
Aprendi e me acostumei a segurar as janelas e jogar elas no canto da tela para fazer aquele “ajuste automático” e “pinar” ela em um canto ou outro. Todas as vezes que fazia isso no CachyOS, ele quebrava visualmente a janela e os botões sumiam. A janela em tela cheia ficava com 3-4 cm a menos no topo e eu perdia os botões — isso acontecia toda hora!
Sem contar que ao tentar emular um retrogame com o Bottles, Heroic ou qualquer outra coisa, dava uns crashes fortes e eu me sentia no limbo da Matrix. Não conseguia voltar para o SO, não tinha como dar Alt+Tab, o cursor do mouse sumia da tela… era um inferno!
Minhas Perguntas para Vocês
Estou aqui escrevendo todo esse texto para perguntar:
Vocês que têm um perfil parecido comigo, como fazem para resolver esses mini problemas do dia a dia? Vocês têm esses mini problemas?
Ou o problema é essa peça que fica atrás do monitor, digitando? hahaha
Enquanto escrevi essa parte da minha história, vou formatar a máquina aqui e retornar para o CachyOS. Se você tiver alguma ideia de como corrigir esse bug das janelas dos apps, sou todo ouvidos!
Obrigado pela atenção, pessoal! ![]()