Minha instalação Linux "morreu" do nada. Só quero saber o que aconteceu

Ontem eu estava usando o notebook normalmente quando precisei sair por uma hora e o deixei ligado (algo que sempre fiz com ele, nenhuma novidade aqui).

Quando voltei e fui tentar assistir a um vídeo de um site de concursos, o vídeo não quis rodar, achei que fosse um problema no servidor do site. Como não estava dando certo, decidi assistir a um episódio de série que eu tinha baixado (eu já tinha estudado o sábado todo e já estava na hora de dar uma parada) e então apareceu a mensagem de erro abaixo:

Na verdade, essa é a mensagem de erro do software que desliga o sistema (não tirei a foto da janela de quando abri o reprodutor de vídeo), mas só troque /home/hmslima/.config/ksmserver-logout-greeterrc pelo arquivo de configuração do VLC, pois a mensagem geral é essa mesma

Mas o vídeo foi aberto, apesar de que ele rodou sem as legendas. A mesma mensagem apareceu para outros programas, inclusive – como comentei acima – para o software do KDE que realiza o log-out.

Como eu já tive um problema parecido meses atrás, então já imaginei que o sistema operacional não rebootaria de novo. Dito e feito:

Esse notebook já está com um SSD novo que instalei em 15 de setembro de 2022.

Como eu não podia me dar ao luxo de esperar por uma solução, instalei o Windows 10 para poder usar meu notebook naquele mesmo dia.

Eis o teste do CrystalDiskInfo:

As informações relevantes estão aí, o resto não exibido está como 100 | 100 | 0

Acabei me esquecendo de fazer um sudo fsck -y caminho_da_partição como haviam me sugerido no meu tópico antigo. Mas, por questão de tempo, não estou muito disposto a pegar um live-USB do Linux para fazer esse teste, só quero saber as possíveis causas desse problema.

A distribuição era MX Linux com ambiente gráfico KDE Plasma.

Não estou tendo sorte mesmo com Linux nesse notebook que comprei em 2019… ainda tenho um notebook antigo que comprei em 2009 e este nunca apresentou problema.

Aqui além de você entender o porquê, vai recuperar o sistema. Eu vi que você já sabe recuperar com sudo fsck -y /dev/sdxy - Por que você não usa um pendrive com o Ventoy, assim você pode ter sempre um live-USB e ainda colocar aquivos normalmente no seu pendrive.

1 curtida

Você pode testar no próprio Linux também: Como testar a saúde do seu HD - Diolinux

Pode usar o gsmartcontrol no linux

1 curtida