Minha GPU está realmente instalada?

Boa tarde galera, como vão todos vocês?
Espero que todos estejam bem e se dedicando ao máximo nas suas distros como estou dedicando ao máximo com o meu peppermintOS.

Galera já faz um bom tempo que estou usando esse sistema, não troco ele por nada apesar que tenho o biglinux em dual boot somente esses dois e a dúvida é a seguinte…
Eu queria saber se minha gpu está ou não está instalada no peppermintOS ?
Eu queria saber se faltou algum driver.
Eu fiz um “Dossiê” com todas as informações possíveis que possa ser útil a vocês
Vamos lá…
Após a instalação do sistema, fiz a instalação do wine conforme a imagem abaixo…

Depois disso fiz meus testes com jogos

O wine por padrão é sempre em OpenGL

Como vocês podem vê, funcionando perfeitamente.
Entrei no terminal e busquei todas as informações possíveis sobre o Kernel, Mesa-drivers e etc…

Versão do kernel 6.1
Agora vocês vão se deparar uma coisa inusitada, nos emuladores nativos o vulkan sempre ficou presente e funcional

Agora na steam a situação muda completamente, na steam eu meus jogos só podem ser executados em openGL o que eu não entendi até agora.

Escolhi esse jogo “Master Reboot”

Forcei o renderizador para openGL pois o vulkan não roda por nada e lembrando que a steam instalada é a versão Flatpak baixada na loja de programas da distro.

E o jogo rodando lindamente em openGL ao invés do Vulkan
Galera, a minha GPU está ou não está instalada ?
O que realmente está acontecendo ?

Existe algum problema ou driver faltando ou algum comando que ficou de fora ?
Vocês podem me ajudar ?

2 curtidas

Se o jogo foi programado em OpenGL e apenas, então ele não tem código para abrir em Vulkan então não vai rodar no vulkan. Agora se ele foi programado em directx pode ser que o wine não consiga abri-lo em vulkan, mas o que mostra que tem vulkan no driver da sua placa gráfica é vc conseguir abrir emulador com vulkan.
Outra coisa que pode acontecer é o jogo não ser compatível com versões obsoletas do vulkan, o que significa que seu driver não é compatível com o jogo que exige versão do vulkan superior.

2 curtidas

No biglinux todos os meus jogos rodam em vulkan, todos eles rodam sem o comando de parâmetro de inicialização da steam mas no peppermint é o contrário somente com comando e em OpenGL.
Minha placa de vídeo é uma RX 6500XT
O último jogo rodado foi a versão demo do jogo “Echoes of the Living” que rodou direto em vulkan na steam no peppermint. Agora eu não sei.

Boa tarde!

Eu vou na mesma linha do @aguamole.

Você está usando Peppermint, que se não me engano é base Debian, ou seja, traz pacotes antigos. Acho que mesmo usando o Steam em flatpak pode haver alguma deficiência por conta do sistema ser mais antigo.

No geral, se seu computador deu boot, e a placa aparece instalada (através de um fastfetch/neofetch ou das settings do sistema, ou ela roda em emuladores/jogos na steam/outros games), ela está instalada. O fato de alguns jogos não rodarem pela steam em Vulkan (sem OpenGL) não quer dizer que ela não esteja instalada.

Ví que você se dedica muito a usar esse sistema, e nada de mal com isso, mas recomendo alguma hora tentar usar algo mais recente em outro SSD, como o Artix Linux. Não vai vir customizadinho e redondinho como o Peppermint que já vem pronto, mas vai te dar a oportunidade de testar um sistema com pacotes mais atuais.

2 curtidas

Eu tenho algo mais recente o biglinux com o kernel 6.8, meu peppermint foi lançado esse ano com o kernel 6.1 baseado em debian 12 bookworm. No linux mint 21.2 com o kernel 5.15 funciona tudo e agora tenho o 6.1 um pouco mais atual e não roda.
Agradeço a generosa oferta, eu tenho minhas coleções.

Eu vou aguardar mais informações, vou tentar resolver a questão ou meu nome não é Peppermint.

Quem fornece o vulkan para as GPU AMD é o Mesa3D, se a versão do Mesa3D do BigLinux oferece uma versão superior do Vulkan para o BigLinux, isso explicaria tudo, seria só atualizar o Mesa3D, não sei como funciona atualização de pacotes fora dos repositórios oficiais, mas se não tiver como, a solução seria compilar o Mesa3D.
Se o peppermint aceita PPA, vc pode habilitar o PPA do Iobaf, esse PPA fornece a ultima release do Mesa3D.

3 curtidas

@Rimana21 E para ser sincero, se for pra fazer tudo o que o aguamole falou, eu prefiro logo instalar algo mais novo, ou ficar no que tá funcionando pra ti (BigLinux). Usa um pra jogar e o outro pra usar de forma diferente.

1 curtida

Olá!

Sua GPU AMD é nativa para o sistema, kernel+mesa. Não necessita driver adicional para a palca funcionar. Agora o que você precisa olhar mais detalhadamente são as bibliotecas, apis e etc da parte gráfica.

Lembrar que o sistema trabalha com as bibliotecas instaladas pelo repositório padrão e tudo que você roda em flatpak usam os runtimes e libs do flatpak, então confira se os runtimes e outros conjuntos nos flatpaks estão ok.

Na parte do sistema base, confira se a stack do vulkan está instalada para ele usar normalmente.
sudo apt install libvulkan1 mesa-vulkan-drivers vulkan-utils

2 curtidas

Então, mas no Ubuntu o Mesa3D fica em pacotes separado o suporte do vulkan, e tem que instalar manualmente no gerenciador de pacotes. Só sei que eles empacotaram assim.
E já esta instalado na maquina dele, porque se não tivesse, nada abriria no Vulkan.

1 curtida

Eu sei que a melhor solução para aprender não é “ah, vai lá e baixe distro tal”, mas sinceramente, com a paciência que estou para ficar fazendo troubleshooting eu prefiro simplesmente ir para um lugar onde tudo já funciona. Tentei isso com o Fedora, mas nesse computador ficou meio inviável, e acabei vindo para o Artix com KDE Plasma, by the way. E não podia estar melhor. Depois que removi alguns pacotes de branding meio quebrados, e instalei as coisas que eu achei que precisava, ficou muito bom. Está tudo redondo, só não gostei do Flatpak ficar querendo usar o Adwaita como ícone de mouse ao invés do Breeze Light nos programas baixados em formato Flatpak, mas é algo menor.

No biglinux eu uso como jogos steam que exijam o máximo de suporte pois meu PC é antigo DDR3 FX 8350 32GB de ram, a gpu é avançada demais para ele e tá rodando tudo em pciex 2.0 numa gpu de 4.0
tá aí meu papel de parede que não me deixa menti.

No peppermint eu uso como emuladores, ele tá rodando liso como o RPCS3 ele tá melhor que o fedora xfce.

Bem, sendo assim, se no Peppermint rodar os emuladores com OpenGL/Vulkan mas não rodar na Steam, mas no Big Linux roda Steam com Vulkan, então problem solved, no?

Sua placa de vídeo é integrada?

Não, minha gpu é uma gigabyte RX 6500XT a placa mais polêmica da terra. kkkkkk

1 curtida

ocorreu um erro

abaixo mostra só o que tá instalado

1 curtida

Então, é como o colega falou, no Ubuntu tem pacotes separados e o PepperMint é direto Debian, e eu esqueci disso. Então tem que ver como instalar toda stack com vulkan em Debian e como verificar.

Por outro lado, a questão do Vulkan na Steam flatpak, usa as runtimes em flatpak como mencionei. E pra rodar os jogos DirectX via Vulkan tem que ter o dxvk componente. Daí por isso falei de verificar também se as runtimes em flatpak estão completas. Apesar de que a Steam flatpak já puxa os itens necessários, mas…

Daí tem que verificar melhor nesse ponto.
Mas a dúvida se a placa de vídeo está instalada, sim, está.
Daí talvez vale a pena abrir um post dedicado a questão da Steam e Vulkan.

2 curtidas

Obrigado rapaz, com isso eu fico mais animado em saber que o problema não é a distro mas sim alguns arquivos que ficaram faltando.
Eu sou fã da distro.

Passei um tempo usando Debian 12 com minha GPU AMD (RX 7600 XT). Nunca precisei instalar nada para o Vulkan funcionar na Steam Flatpak. Deveria ser assim com sua sua RX 6500 XT também. Não me parece algo do Debian, mas do Peppermint. Ou então algo que você fez no sistema pode ter causado isso.

Você já deve estar ciente disso, mas a RX 6500 XT é limitada em PCI-Express x4. Ela é bastante dependente do PCI-Express 4.0 ou, pelo menos, do 3.0 com Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (S.A.M.) habilitado. O gargalo por rodar em PCI-Express 2.0 e sem esse recurso deve ser brutal (você ainda vai conseguir jogar muita coisa, mas a placa deve estar desempenhando bem abaixo do normal).

1 curtida

Boa tarde rapaz.
Acabei de verificar tudo aqui, os drivers estão instalado nada de anormal no sistema apesar de um detalhe, a steam diz que a distro está em XFCE e que existe realmente alguns recursos que não foram instalados por esse motivo então os jogos na minha biblioteca rodaram em modo compatibilidade em openGL e os jogos “Demo” rodaram em vulkan mesmo na distro xfce. Fazer o quê né ?

Sim estou. O mais engraçado disso tudo é que ela é 64bit isso sem contar aquele clock absurdo dela 2975 Mhz

Meu monitor é de 32P 1366x768 com o V-sync ligado com a configuração “high” somente isso. No linux até agora não vi esse gargalo.

40% nativo e 60% desativado.
As vezes fico irritado quando jogo o “black” no pcsx2 e aquelas ventoinhas dela nem se mexe cravando 51° graus, só quando rodo o Doom3 BFG Edition volta a ventilar que uma beleza.

Obrigado galera.
Eu tenho 2 jogos na steam que são próprios para linux que são o “SOMA” e o “Dead Island Definitive Edition” que roda que uma beleuza fora isso só em OpenGL fazer o quê né.

Engano seu rapaz, todo mundo aqui conhece bem esse sistema tanto que ele bota todos pra correr, fugir dele pois depois de instalado ele não tem nada de programas, pra você ter uma ideia nem navegador de internet ele vem, tem que ser tudo instalado via terminal tudo manual. Desafiador de aprendizagem do debian.