Minha experiência profissional - "trocando" Windows para Linux

Bom dia, sou o Kauan tenho 22 anos e atualmente estou usando o Zorin OS 15.1
E vou compartilhar com vcs minha experiência profissional trocando as máquinas de Win para linux.
Trabalhei 4 anos na Santa Efigênia em duas empresas diferentes, fiquei 7 meses na empresa Startech e 3 anos e 3 meses na empresa Infocenter. Ambos do ramo de venda de Pcs e notes domésticos.
Profissão: Técnico de informatica (Manutenção e restauração de micros)

Minha experiencia profissional, trabalhava em duas empresas onde elas compravam PC/NOTE de leilão (caixa econômica, Petrobras, e empresas do setor privado). E esses pcs nós (técnicos), colocamos sistemas (por clonagem em massa de HD/SSD) e fazíamos na configurações diversas (colocando de 1 a 16GB de RAM, de HD de 80 a 1,5 TB. SSD de 120 a 500 GB. Etc) E por fim era limpado e vendido pelo SITE ou pelo Mercado livre. E a maioria dos clientes não sabia trocar a fonte de 110 para 220, na fonte de alimentação. Cara era situações muito bestas. E vendíamos cerca de 300 pc/note por mês online. Fora os que era vendido nas lojas físicas. E utilizarmos sempre Windows nas máquinas com programas básico OFFICE e Winrar, no máximo o Team Viewer.

E colocarmos sempre os drivers mais recentes para tudo funcionar bem. Porém quando chegava na mão do cliente eles lotava de vírus, trojans e etc. E alguns deles inventava de formatar a máquina e pronto era o nosso fim, pq parava de funcionar o UBS 3.0 ou o som frontal da máquina, e culpávamos a empresa. E garanto com meus 4 anos de experiência, que uns 95% dos usuários Windows usam para coisa básica, e não precisa gastar com Licença para navegar na internet e fazer planilha ou um TCC. E então a empresa começou a enviar o Linux nas máquinas e note convencionais, e adivinha 72% dos clientes aceitaram, gostaram. E eles formatavam e não tinha problema com Drivers, pq tudo funcionava. Nós (técnicos na empresa) paramos de atualizar drives pq não era necessário no Linux (todas disto baseado no Ubunto). Tudo funcionava com maestria, USB 3.0, som frontal etc. As reclamações pós formatação de máquina caiu 86%. é ou não é sensacional ?
Não estou dizendo que Linux é melhor que Windows, mas cara vc instala até em calculadora e tudo funciona.
(OBS: O Windows 10 está muito completo em relação com drivers serem instalados já na formatação.) Mas mesmo assim não foi a mesma coisa que com o Linux. E outra passamos a vender mais PC/NOTE pq começamos a não utilizar tanta licença Win. Ou seja, conseguimos diminuir bastante o valor.

8 curtidas

Parabéns pelo sensacional testemunho de experiência. Relatos assim podem ajudar muito, principalmente aqueles que ainda tenham alguma dúvida quanto a eficácia do Linux. :clap::clap::clap::clap::clap:

1 curtida

Você deve ter falado brincando, mas tem um OS que esqueci o nome (Apocallypse acho) que foi feito para rodar em processadores do porte de uma calculadora.

1 curtida

Sim falei brincando pq vende máquinas de 1gb de ram com core 2 duo hd de 80. Enfim.