Minha Experiência Com O Zorin

Usando uma nova distro e abrindo horizontes!

Olá, meu nome é Matheus. E hoje venho aqui relatar minha experiência com o Zorin OS Lite!
Estou com esse sistema há um pouco mais de 2 meses e instalei-o totalmente nas escuras ,não usei nenhuma VM ou algo do tipo para testar antes, apenas queria algo fora do padrão Mint/Ubuntu (mesmo que o Ubuntu seja meu porto seguro e minha distro Favorita).
Instalei o Zorin pela comodidade para meu humilde notebook de um sistema que disponha de pouco consumo de RAM e pela impressionante beleza (para uma interface que usa XFCE) que o sistema dispõe. Por ser uma distribuição baseada no Ubuntu 18.04, você não encontra dificuldades (para alguém que não manje muito de Linux) que um Manjaro ou OpenSUSE possam a “oferecer”, sendo assim uma distro acessível a qualquer um que saiba ao menos mexer com um Ubuntu ou Mint da vida. Além disso, o que mais me cativou foi o que vem tornando o Zorin famoso: sua beleza! Não é nada que se compare com um Deepin da vida, mas como já disse, para uma interface XFCE eu fiquei muito impressionado com o vídeo do Dio sobre o SO e já me apaixonei logo de cara. Mas deixando de enrolação vamos falar da sua interface:

  • O Zorin tem uma paleta de cores extremamente agradável. É algo extremamente agradável o modo como o Zorin dispõe suas cores para o sistema, sendo muito satisfatório a sua adaptação conforme alterações do usuário
  • Uma personalização que eu particularmente nunca vi em um XFCE. É sério, nunca vi um sistema com interface XFCE que oferecesse tanta personalização nativa disponibilizada pelo próprio sistema assim. É óbvio que como em qualquer linux somos livres para personalizar do jeito que nos der na telha mas no Zorin você tem tanta opções nativas que, eu particularmente, não fui atrás de temas, ícones ou qualquer coisa do tipo. Simplesmente o que o sistema me oferece satisfaz o meu gosto.
    Fora isso a distribuição vem me suprindo no meu trabalho/estudo. Sou aluno de Ciência da Computação, ou seja, EU PROGRAMO PARA CARAMBA. E, até agora, o Zorin me dispõe de todas as ferramentes que preciso para desenvolver meus softwares e algoritmos além de meu estudo padrão. Mas isso é praxe para nós programadores: Linux é bem melhor para desenvolver! Enfim, essa é uma analise pessoal (e muito satisfatória) que fiz sobre uma distro que estou começando a amar e que me conquistou pela beleza e eficiência além do seu baixo consumo para o meu Aspire ES1-572. É isso, tamo junto pessoal e até a próxima!
    (Grato por criar meu primeiro tópico nessa comunidade linda <3)

17 Curtidas

Antes de tudo, bem vindo a comunidade, espero que aprenda e contribua bastante!
Eu concordo com praticamente tudo que disse. Para uma distribuição que utiliza do XFCE, o visual é lindo e bastante consistente, sem dúvidas uma das melhores personalizações que uma distribuição já fez no XFCE.
Além do mais, Zorin é extremamente intuitivo e de fácil compreensão para usuários vindo do Windows, até para quem já é do Linux (como você).

4 Curtidas

Verdade, ainda tem esse detalhe quanto a adaptação para usuários do Windows
Valeu man tmj

Estava no Manjaro, o qual gosto muito mas estava ligando a ventoinha do note com certa frequência que resolvi mudar. Na duvida entre Elementary OS e Zorin OS Lite, optei pelo Zorin por pedir apenas 512MB de RAM. Até o momento, tudo tranquilo, abre mais rapido, ventoinha funcionando normal, visual muito bonito. Ponto negativo é que nao acho alguns programas na loja do Zorin mas pelo Terminal instalo tranquilamente. Aprovadíssimo.

2 Curtidas

Realmente, existe esse ponto de fato. Ao que parece a loja do Manjaro não está conectado ao Flathub nem ao Snapcraft (quanto ao snapcraft não tenho tanta certeza, mas acho que não parece ter integração). Até já reportei isso na comunidade oficial, espero que eles corrijam na próxima versão

Como você conseguiu deixar a barra inferior escura? Quando testei não achei a opção e a cor padrão do Zorin cansa a vista. O terminal na época consegui deixar escuro. Muito bacana seu relato, também gosto do Zorin por ser bem simples de usar, bem simples pra quem só quer navegar e instalar o básico como se fosse um Windows da vida.

Na aba de customizações do próprio Zorin tem a opção de mudar a cor do sistema, que também muda a cor da barra de tarefas.

Eu uso o Zorin 15 Ultimate e acho as customizações do GNOME das duas versões lindas.

Suponho que a “loja” do Manjaro a qual você esteja se referindo seja o PAMAC. O PAMAC realmente não possui integração com a Snapcraft nem com o Flathub, isto porque o Manjaro usa outro aplicativo chamado BAUH para gerenciar Flatpaks, Snaps e AppImages.