Que todo mundo sabe que a Nvidia no linux é um completo desastre quando se trata de seus drivers de código fechado não é nem um pouco novidade. a Nvidia atualmente vem tendo um grande declínio em certos pontos e uma grande melhora em outros em seus drivers proprietários.
desde lançamento do gnome 42 os drivers entraram em guerra com o xorg, simplesmente qualquer aplicação que use aceleração de gpu ao arrasta janelas recebemos um lag absurdo em certas aplicações. bom pra mim isso transformou meu trabalho em um completo desastre, a solução infelizmente não pode ser corrigida pelo pessoal do gnome já que esse é um velho bug dos drivers da nvidia.
E é ai que entra o wayland, simplesmente a experiencia consegue ser tão fluida quanto o xorg já foi… venho usando wayland diariamente para diversas coisas como jogos, desenvolvimento de games e modelagem 3d entre outras tarefas pesadas. o contra é que certas aplicações em electron ainda não funcionam em wayland e isso pode ser resolvido com alguns argumentos de inicialização que habilitam o suporte e tornando o uso das aplicações igual ao xorg.
graças a esses avanços em relação aos drivers da Nvidia e o wayland posso usar ferramentas que funcionam apenas em wayland como waydroid! tem sido bem legal e cada vez mais me afastar de emuladores como bluestacks ou nox.
como tudo não são flores, a unica coisa que venho obtendo de negativo no uso de wayland sobre a nvidia, são bugs gráficos em certas aplicações onde a janela que não está sendo o foco fica preta quando a uma outra janela por cima e isso é uma bug de 2 piscadas na aplicação e some, sem falar que é quase que raro desse bug gráfico acontecer.
E é isso, a fluidez tornou meu trabalho bem mais agradável não estava mais aguentando rodar uma vídeo aula e ao arrasta algumas janelas o sistema trava por uns 4 segundos. Note que esse bug está até em placas da serie rtx!