Minha experiencia com o Linux [Iniciante]

Olha, sinceramente eu estava amando o sistema, eu to usando a apenas 2 dia e estava maravilhado com a quantidade de coisas novas que eu tinha que aprender por aqui, o mundo dos software livres e tudo mais, porém, acabei tendo diversos problemas, uns consegui contornar, outros não, em instalações de aplicativos que eu realmente não vou conseguir ficar sem, como por exemplo o Vulkan, OpenRazer e o DaVinci Resolve, eu até tentaria continuar resolvendo os erros que estavam dando, apesar de ter perdido o dia inteiro com isso ontem, mas realmente não está valendo apena para mim, fico muito triste por estar voltando ao Windows, por dificuldades com instalações, tentativas frustantes onde eu seguia literalmente o tutorial e dava um erro onde eu pesquisava e não achava possíveis soluções, sem contar que só deve ter tido 3 ou 4 softwares que eu instalei sem passar por nenhum erro mesmo… Enfim, só vim deixar a experiencia que tive com o Linux, pois estou voltando para o Windows, infelizmente… Talvez eu faça dual boot mas nem sei se vou usar.

Meu notebook é um ideapad 320, i7 7500u, GeForce mx940, 8GB de RAM e 1TB de HD.

Testei o Linux Mint mas tive problema com o Lutris, falaram que não tava funcionando lá e no Ubuntu estava, aí mudei para o Ubuntu.

1 curtida

Aos outros novatos que estão pensando em ir para o Linux:

Vale apena testar, se não fosse por esses ““problemas”” ou “leiguisse” minha, eu continuaria no sistema super feliz.

Você pode testar outras distros como Manjaro e Deepin que são muito bons, tem também o Fedora mas como você usa Nvidia não recomendo, mas sei lá se estiver bem no Windows não tem nenhum motivo para trocar :slightly_smiling_face:

3 curtidas

Eu estava de saco cheio do windows para falar a verdade, tava adorando o mundo linux e tals. Infelizmente to voltando pro windows (Com uma dor no coração) pq realmente ta inviável.

Sobre as distros: É que meu problema ta na instalação dos software mesmo e sei lá, Ubuntu é a mais famosa, acredito que se não to conseguindo aqui com todo suporte, provavelmente em outra não vou progredir suhasuash

amigo recomendo vc fazer um dual boot assim quando vc tiver um tempo pra explorar melhor a distro vai ficar mais fácil pelo que eu to vendo esses 3 programas que vc falo e fácil de ser instalados no começo e assim mesmo com varias dificuldades e empecilhos mais e por que vc ainda não ta acostumado com o mundo linux eu mesmo quando só usava windows já fiquei varias vezes frustado com o ubuntu na época era o 16.04 chegando a ponto de ficar ate com raiva e voltar pra windows, mais depois quando comecei a usar mesmo no meu dia a dia vi que era fácil depois de um tempo depois que aprendi e pesquisando muito.

3 curtidas

se tiver duvidas tamos ai pra ajudar.

2 curtidas

Minhas primeiras tentativas de migração para o Linux, foram com o Ubuntu e suas derivadas (elementaryOS, Ubuntu Gnome e Ubuntu Mate). Os sistemas mais quebravam do que funcionavam, para falar a verdade. E em épocas de Windows Vista e Office 2007, o visual era extremamente importante… E esses sistemas e o LibreOffice eram lamentáveis - feios demais.

Segui usando até o Windows 10, até que encontrei o Deepin… e aqui estou usando LInux plenamente. Para mim, é um sistema estável e extremamente bonito (algo impensável quando se falava em Linux, há poucos anos atrás).

Como vc tem GPU e utiliza um software de edição, acredito que necessite de drivers novos. Infelizmente, a única opção seria o Ubuntu… Mas tbm há o Pop!_OS (é derivado do Ubuntu, mas é mantido por uma fabricante de computadores americana).

7 curtidas

Cara, eu tava terminando de bootar o windows 10 mas li sua resposta e vou dar uma chance para o Pop!_OS!

As principais coisas que me impedem de usar o sistema mesmo é não estar conseguindo instalar o Vulkan e o OpenRazer, vou tentar por lá agora.

Trago noticiais jajá, ja estou baixar ^^

6 curtidas

Olá @Ethernum eu entendo sua posição, quando precisamos produzir e “a coisa não anda” realmente não podemos ficar malhando ferro frio. Eu tenho uma experiência relativamente grande como administrador de redes Linux, mas quando decidi migrar meu fluxo de criação de conteúdo para o Linux ficou claro que ainda tinha que aprender várias coisas. No começo é frustante, mas conforme as barreiras vão caindo é recompensador.

Se quiser, posso te ajudar com a migração. Qualquer coisa é só me chamar no privado.

Abraço, Eddie.

3 curtidas

Entendo, realmente é complicado quando precisamos produzir e não temos muito tempo sobrando para pesquisar e resolver alguns problemas que encontramos ao fazer a migração.
Mas aqui temos opções de compartilhar os sucessos e dificuldades que encontramos, compartilhe os erros que está tendo e a comunidade pode lhe ajudar, mas a principio, recomendo que use um dual boot com o windows enquanto você deixa seu Linux do jeito que você precisa.

Esse seu notebook é hibrido né? Isso pode dar algumas dificuldades o Ricardo do OcaradoTI teve uma saga com isso, e se não me engano com o Ubuntu 19.04(DiscoDingo) ajudou a vida dele.

Não sei se já compartilhou as dificuldades que está tendo para rodar os programas mencionados, mas seria uma boa para poder ajudar você.

2 curtidas

Concordo com o @eddiecsilva, apesar de não ter tanta experiência @Ethernum, sem dúvida como você mesmo disse, se apaixonou rsrs… E além disso como um bom apreciador de tecnologia você se aperfeiçoou, aprendeu coisas novas em pouco tempo. Coisa que sem duvida pode ser feito no Windows, mas no Linux parece que quando você entra nesse mundo, aprende a gostar de adquirir conhecimento. Eu tive problemas com algumas coisas e tenho até hoje, as vezes com coisas aparentemente simples depois que me ajudam, ou acho na internet. Tem muitos que conseguiram configurar bem, você pode conseguir até mesmo quando menos esperar kkk mas já viu que tem ajuda de quem já fez o mesmo que precisa e também outras soluções como já foi dito… Continue por mais um tempo que chega lá :+1:

3 curtidas

Eu fiquei quase um ano estudando, aprendendo as coisas no Linux, para só depois instalar e utilizar.

Você vai ter problemas no Linux assim como teve com o Windows ao começar utilizar ele, o problema agora é que você já tem o seu conhecimento do Windows, e “qualquer” dificuldade vai sempre achar mais fácil voltar para ele.

Espero que se saia melhor no PopOs, e tenha um pouquinho mais de paciência se realmente quer utilizar Linux, como você mesmo falou, você ainda está conhecendo o Linux. Puxe na memoria as dificuldades que teve no inicio do Windows.

Saudações.

2 curtidas

@Ethernum, não desiste ainda não. Se possível separa uma partição no seu HD para deixar o Linux e nos momentos que você tiver disponível vai tentando resolver os problemas que forem surgindo.

Aqui passei por um problema, revirei a internet…e aos poucos achei o problema e estou em um caminho.

Fácil não é, pois para quem precisa trabalhar ter que ficar atrás de soluções não fácil…mas não desista não.

1 curtida

no mint tudo funciona bem, mas como é demora pra chegar umas atualizações, vc vai ter que pegar PPA pra atualizar, como o MESA por exemplo.

1 curtida

amigo, você não aprende o básico de nada neste mundo em 2 dias…

4 curtidas

O Vulkan você só precisa do Driver atualizado no caso de placas AMD e Intel, manualmente você instala esses pacotes:

• mesa-vulkan-drivers
  • vulkan-utils
  • libassimp4

Não tem erro, o OpenRazer você acha tutoriais aos montes, o problema é que você tentou literalmente entender um universo em 2 dias, isso nunca dá certo fica pelo menos uma semana jovem

1 curtida

Só a nível de curiosidade vc está a quanto tempo no Windows?

Meu amigo, tente usar o Ubuntu, o que mais tem é tutorial e suporte nessa área.

1 curtida

Eu já tentie uma época usar UBUNTU - e não deu!
Usei DEEPIN (esse usei um bom tempo - uns 3 meses rs)
E pensei: chega, vou pro windows…
Mas dei uma chance pro Mint e meu amigo: que sistema… Que sistema!
Tenho um dual bot por causa do meu trampo, mas a maior parte do tempo tô no mint!
Não sei se fico para sempre kkkk

3 curtidas

Dar uma chance já começa errado.
Quando fiquei puto com o Windows eu não queria dar uma chance para o Linux.
O que eu queria era conseguir usar não importando os empecilho e o tempo.
Eu mergulhei de cabeça… !
Quando vejo alguém dizendo que vai dar uma chance para algo logo penso o interesse dela não é grande o suficiente.

3 curtidas