Minha experiência com dual boot

Olá a todos, eu sou novo no mundo Linux, conheci a partir do canal do YouTube, e fui vendo, acompanhando e tentando entender, fiz uma máquina virtual, para experimentar e tudo, gostei bastante e comecei o processo de dual boot, na minha primeira tentativa fiz com o Mint, levei 3 dias para conseguir, depois desse primeiro sucesso, tentei com o Ubuntu 22.4, consegui também, mas quando eu tentei com o Ubuntu 24.4 não consegui por nada no cosmos, então voltei para o Mint, e fui entendendo e aprendendo, eu tenho uma pequena gráfica, e tentei instalar um software comercial, mas não consegui devido a realmente não conhecer os processos corretamente do Linux, mas estou buscando para fazer a instalação do Firebird 3.0, mas enfim, meu notebook é um pouco velho, tem um SSD e aumentei a RAM dele para 8GB, e durante a tentativa de instalação do Firebird, tentei até o POP-OS, mas em todos as tentativas eu cheguei a apagar meus SSD completo, tendo que reinstalar tudo só zero, rsrs, mas o ponto é que no meu caso, eu realmente não sei se isso tem haver com algo ou não, mas eu consigo instalar o Mint e o Ubuntu 22.2 por que no momento do particionamento, eu consigo criar a partição primária para o /boot e criar a partição lógica para o SWAP, home e o /, e consigo setar qual partição será o boot, no POP-OS, tem a opção de tipo de partição, mas fica sem está habilitada, no Ubuntu 24.4, não aparece, e também não dá a opção de setar a partição que dará o boot, não sei se isso voga em algo, de verdade, mas no meu caso todas as vezes que tentei, só consegui entrando pelo Legacy, e fazendo o particionamento de primária e lógica, e setando a partição do boot.

Tipo no meu hoje está assim:

/boot - primária - 1GB

SWAP - lógica - 4GB

/home - lógica - 45GB

/ - lógica - 102GB Aprox

Meu notebook é um Celeron, dual core de 2017/2018
Não é o melhor hardware mas comporta bem tudo que preciso, bom desculpa o texto longo mas espero que ajude alguém.

1 curtida

Seja bem-vindo, @Petreson_Andrade

Eu recomendaria separar essas 2 coisas:

• Particionamento: – Planeje e faça, você mesmo, “manualmente” (pelo GParted), antes de começar a instalação

• Instalação: – Comece, só depois que você já tiver preparado as partições

Mas, antes de prosseguir, queria perguntar se seu hardware permite UEFI – ou só Bios “legacy” e MBR?

Pelo que você escreveu, parece que você tem as 2 opções, pois você fala em “entrar pelo legacy”.

E, caso você tenha as 2 opções, qual esquema está em uso no seu computador? – Quando você fala em “partição primária” e em “partição lógica”, dá impressão de que você está usando particionamento MBR.

Enfim, caso você possa escolher – deseja mudar de Bios “legacy” para UEFI?

E caso esteja usando particionamento MBR – deseja mudar para GPT?

Pergunto essas coisas, porque minha sugestão de “planejar” e fazer o particionamento, antes de começar a instalação, é abrangente: – Uma oportunidade de escolher o melhor “conjunto de opções” (interligadas) – em vez de manter algumas opções anteriores, e ir fazendo outras “ao sabor dos acontecimentos”, sem planejar o conjunto.

Se você pode usar Bios UEFI – e se seu Windows já usa UEFI – não faz sentido usar Bios “legacy” ao instalar qualquer distro.

Se você tiver a possibilidade de usar tabela de particionamento GPT, é muito melhor do que manter o antigo sistema MBR. – Mas para mudar, você terá de fazer backup de todos os seus arquivos. – Isso pode dar trabalho, tomar tempo, interromper atividades (e sempre há algum risco)… para obter benefícios a médio e longo prazo.

Vou parar por aqui, e ficar no aguardo de suas respostas.

1 curtida

Olá @frc_kde na verdade é mais um relato para ajudar alguém que busque pelo assunto, fiz todo esse processo, o que por falta de cuidado terminei apagando meu SSD, rsrsrsr, mas tentei tudo isso, no meu SSD em si não permitiu eu criar uma partição lógica, O meu SSD está em GPT, criei todo o processo para GPT, mas quando apaguei o SSD acidentalmente, criei em MBR, sem sucesso também.

O que falei sobre a criação da partição primária e lógia, no Mint e o Ubuntu 22.2, no momento de fazer a distribuição do espaço, tem a opção para que tipo de partição ela será, no Live USB do POP-OS, tem essa opção também, mas fica como desabilitada, assim eu não consegui, fora essa 2 distrus intstalar no meu note.

e só consigo fazer essa criação, utilizando o GParted do Mint ou do Ubuntu 22.2, sim o meu notebook, permite o boot tanto em UEFI quanto o Legacy, sendo o prioritário o UFEI, mas agora eu estou com o Mint, vi que preciso ter mais conhecimento antes de seguir, vou aprender tudo que puder com o Mint, dai sigo.

Mas uma coisa eu vi, esse problema, não é exclusivo do meu no notebook, encontrei em alguns foruns, pessoas com a mesma situação, então fiquei mais tranquilo, o estou pesquisando para utilizar é o firebird3.0-server, por causa do Software comercial para trocar o que eu tenho hoje, que por mais que tenha todas as funções de forma gratuita, não é 100% eficiente.

Quanto ao firebird, eu consegui chegar até a inicialização do banco, vi que o ppa:mapopa não é suportado ainda para o Cinnamom 21.3, fui por outro caminho, mas ainda não consegui fazer a conexão com o banco, e quase concluir, mas como tenho artes para fazer, e outros processos, foi pesquisar e entender melhor para prosseguir, mas de todo modo obrigado pelo comentário.

Isso, faltou essa parte em mim, sobre a organização de como aplicar o processo, quanto ao tipo de tabela, GPT ou MBR, num primeiro momento eu não sabia em qual formato estava o meu SSD, e como primeira tentativa, fui aprendendo com o processo.

Mas na tentativa de instalção tive dificudade na instalação pro UEFI, já quando instalei pelo Legacy, e instalação correu tranquila, agora teve uma coisa que eu relamente fiquei perdido e sem entender, quando tive o sucesso com o Mint, o Grub, não foi instalado, tentei o processo do Boot Repair, e não funcionou, dava boot, pelo boot manager, e tudo tranquilo, quando tentei instalar o POP-OS, o Grub ativou, mesmo não conseguindo concluir a instalação.

Após eu apagar meu SSD, e descidir ficar com o Mint, fiz o processo do Boot Repair, novamente, ai (ou só percebi dessa vez) ele deu o erro de está em formato Legacy e pedir para repetir o processo em UEFI, refiz, e agora está tudo normal.

Está sendo muito bom aprender, com o Mint, mesmo a frustração de me bater e determidas coisa, que da uma certa motivação para tentar de novo, nesses últimos dias, estou lendo muito sobre, testando aplicando, para entender. as vezes é sobre isso, errar, apagar o SSD acidentalmente, e refazer.

1 curtida