Olá a todos, eu sou novo no mundo Linux, conheci a partir do canal do YouTube, e fui vendo, acompanhando e tentando entender, fiz uma máquina virtual, para experimentar e tudo, gostei bastante e comecei o processo de dual boot, na minha primeira tentativa fiz com o Mint, levei 3 dias para conseguir, depois desse primeiro sucesso, tentei com o Ubuntu 22.4, consegui também, mas quando eu tentei com o Ubuntu 24.4 não consegui por nada no cosmos, então voltei para o Mint, e fui entendendo e aprendendo, eu tenho uma pequena gráfica, e tentei instalar um software comercial, mas não consegui devido a realmente não conhecer os processos corretamente do Linux, mas estou buscando para fazer a instalação do Firebird 3.0, mas enfim, meu notebook é um pouco velho, tem um SSD e aumentei a RAM dele para 8GB, e durante a tentativa de instalação do Firebird, tentei até o POP-OS, mas em todos as tentativas eu cheguei a apagar meus SSD completo, tendo que reinstalar tudo só zero, rsrs, mas o ponto é que no meu caso, eu realmente não sei se isso tem haver com algo ou não, mas eu consigo instalar o Mint e o Ubuntu 22.2 por que no momento do particionamento, eu consigo criar a partição primária para o /boot e criar a partição lógica para o SWAP, home e o /, e consigo setar qual partição será o boot, no POP-OS, tem a opção de tipo de partição, mas fica sem está habilitada, no Ubuntu 24.4, não aparece, e também não dá a opção de setar a partição que dará o boot, não sei se isso voga em algo, de verdade, mas no meu caso todas as vezes que tentei, só consegui entrando pelo Legacy, e fazendo o particionamento de primária e lógica, e setando a partição do boot.
Tipo no meu hoje está assim:
/boot - primária - 1GB
SWAP - lógica - 4GB
/home - lógica - 45GB
/ - lógica - 102GB Aprox
Meu notebook é um Celeron, dual core de 2017/2018
Não é o melhor hardware mas comporta bem tudo que preciso, bom desculpa o texto longo mas espero que ajude alguém.