Minha experiência com a RX 6600M no desktop linux

Como é usar a RX 6600M num desktop com Linux?

Contexto

Antes de tudo, gostaria de contextualizar que sim, essa placa de vídeo é uma GPU de laptop adaptada pro desktop. Comprei essa placa na Aliexpress nesse link e desde então venho usando ela para minhas tarefas diárias, que consiste na navegação de internet e jogos.

Aproveitando o upgrade que seria feito

Ao surgir a oportunidade de fazer upgrade da minha GPU, decidi que dessa vez eu iria pra uma AMD, pois sempre escutei que a experiência seria melhor que NVIDIA, por conta dos drivers já serem inclusos no Kernel. Desde 2020 +/- usei Pop!_OS, com placas NVIDIA nunca tive muito como reclamar, as coisas funcionavam ali, e de vez em quando eu enfrentava uns problemas de congelamento (aparentemente resolvido nesses últimos tempos).

Olhando na aliexpress, vi que haviam vários modelos com preços muito atraentes para o Chip que continham nelas. 6600, 5700 XT, 5500 XT e a minha 6600M. Pesquisei bastante sobre como seria a experiência dessa gambiarra no Linux, mas não achei ninguém reportando o uso dela no desktop com linux, decidi arriscar…

Não vou dar ênfase no pulo de performance da minha antiga pra essa nova, não seria justo e não levaria a lugar algum, só vou mostrar alguns testes que fiz usando a RX 6600M no linux, depois vou focar na experiência do usuário, será que it just works?

Problemas iniciais

Inicialmente eu usei o meu próprio Pop para testar a placa, removi os drivers da NVIDIA: sudo nala purge nvidia*, desliguei o PC e iniciei com a nova GPU. Assim que liguei fui seco abrir a Steam (instalada via Flatpak) e a Steam não se conectava na internet de forma alguma, fiz algumas gambiarras mas sempre voltava. Reinstalei o sistema, dessa vez utilizando a imagem sem drivers da NVIDIA, e mantive o /home para aproveitar minha biblioteca Steam. Tudo ok, tudo lindo mas tinha um problema com a Cosmic (ainda GNOME), toda vez que eu minimizava e abria o nautilus, ele se quebrava todo na animação, esse comportamento já tive testando em outros PCs que usavam GPU da AMD e Intel, NVIDIA nunca teve esse problema.

Outro problema que tive exclusivamente com essa GPU no Pop!, foi o fato do meu PC aleatoriamente não desligar 100%. Algumas vezes desligava o PC e pronto, mas outras vezes, o LED continuava ligado e eu tinha que forçar segurando o botão de força do gabinete. Sinceramente, acho que é mais uma incompatibilidade com a minha placa-mãe que com a GPU, mas vale ressaltar.

Enfim, acabei pulando de distro para também conhecer coisas novas.

Vamos para outra distribuição

Cheguei na minha mais nova paixão do momento: ==OpenSUSE Tumbleweed==. Instalei a versão mínima e comecei a moldar o sistema do meu jeito, basicamente um GNOME com algumas extensões e temas. Chega de história, bora para o review!

Review

Realmente, usar AMD no Linux é um pouco mais fácil, mas ainda não é mágica. Usar com altas taxas de atualização, resoluções diferentes (testei numa tela QuadHD ultrawide), é bem mais fácil no primeiro momento (sem instalar drivers à parte, só usando o live boot ou pós instalação). Para jogar, não precisa de muito, apenas comece a rodar seus jogos e boa.

Apenas o Horizon Zero Dawn não abriu no X11, então todos os testes da AMD foram feitos no Wayland.

Componente Nome
CPU Core i5-10400F
GPU RX 6600M
RAM 32GB DDR4 @ 2666 MT/s
MB ASUS TUF B460M Plus
SSD 1TB NVMe PCIe 3.0

Resultados

Para mais detalhes em FPS e médias, veja essa planilha onde eu deixo mais detalhado, no momento da postagem tem apenas 3 jogos: Horizon Zero Dawn, CSGO e Rocket League.

Considerações finais

Funciona como uma GPU de desktop, não é necessário fazer configurações específicas por ser uma placa adaptada ou algo do tipo. Recomendo fortemente para quem está com o orçamento mais apertado e não consegue bancar uma RX 6600 ou a 2060 Super na Aliexpress.

Segundo esse vídeo, aumentando o power limit, você pode chegar mais ou menos numa 2060S (sem usar raytracing e mantendo no 1080p), abordarei isso brevemente no próximo tópico

Dicas para ela (e para quem tem AMD no geral)

• Mantenha seu kernel atualizado (somente se a distribuição fizer isso, no caso de um Pop, Manjaro, Arch, etc.)
  • Use builds do Wine/Proton mais atualizadas (Wine Staging, Proton-GE e Proton Experimental)
  • Instale o CoreCTRL
  • Aumente o Power limit
  • Faça um undervoltage (mais complicado, mas recompensador se tiver sorte na loteria do silício)

Despedidas

Se você leu até aqui eu agradeço pela sua atenção, pretendo gravar uns vídeos para ter um resultado visual de performance. Qualquer dúvida sobre como é essa GPU eu peço que deixe aqui embaixo para complementar nas informações.

Edit: O problema do PC não desligar completamente foi resolvido apenas tirando os C States da placa mãe, mantendo apenas o C3. (Ocorreu no OpenSUSE assim como no Pop)

6 curtidas

Comprei uma placa dessa no AliExpress.
Fui taxado em R$100,00 pelo Malddad.

Ryzen de primeira geração?