Minha configuração do Latte Dock (E link para download)

Galera, eu sei que eu já prometi várias vezes em fazer tutoriais de como customizar o Plasma a fundo, mas por enquanto espero sair o Plasma 5.17 estável para começar. O 5.16.90 pode ter várias das novas funções do 5.17 mas outras estão faltando e é por isso que resolvi esperar. Por enquanto, vou deixar aqui para download, minha configuração do Latte Dock para quem quer usar. Pensei em deixar no opendesktop.org mas por enquanto vai por aqui mesmo. Para quem não viu ainda, o layout é inspirado no macOS e no Pantheon do Elementary OS.

Note os plasmóides necessários para o layout funcionar sem erros:

Observações:

  • Essa é a primeira vez que compartilho o layout do Latte. Não tenho certeza se a configuração dos plasmóides vai ser mantida. Caso não seja, é provável que o layout apareça todo desfigurado quanto aos plasmóides no painel do topo. Se isso acontecer, me informe, assim posso postar como eu configurei os plasmóides.
  • Esse layout foi pensado para usar com o tema de ícones Dexie Orange, mas deve funcionar com outros. Outro pacote de ícones que recomendo é o Qogir.
  • É necessário que você tenha a versão mais recente do Latte Dock. Algumas distros podem não oferecê-la, como é o caso do Ubuntu. Mas os usuários de Archlinux e Manjaro podem baixar direto do AUR ou dar build do Master no mirror do Github deles. Para Ubuntu e derivados também podem usar um PPA. openSUSE e derivados (o meu caso), existe um repositório que faz build direto do master do github. Esse é o que eu uso e também é o que recomendo. Não sei dizer ao certo qual é a versão necessária em número, afinal o meu não mostra. Mas caso você possa instalar indicadores customizáveis como Dash to Panel, é essa a versão.
  • Esse papel de parede na verdade é do Microsoft Surface. Mas eu testei anteriormente com um do Elementary OS e também ficou bonito.
  • O tema é Qogir, tanto para Plasma, quanto para Kvantum e GTK. Escolhi esse tema por ser bem próximo ao Breeze. Recomendo usar o SierraBreezeEnhanced no lugar do tema Aurorae do Qogir para Kwin, afinal é muito mais customizável e já possui botões parecidos com os do Qogir caso selecione Gnome como Button Style.

Download:

Google Drive

Pretendo fazer mais posts como esse no futuro, afinal dá para deixar o Plasma bonito. Esse não é um tutorial, mas posso mostrar como montei esse layout. A configuração do Plasma não é difícil. Na verdade acho até bem intuitiva (na maioria dos casos). Fiz isso tudo só fuçando, na verdade. xD

6 Curtidas