Minha configuração do Latte Dock (E link para download)

Galera, eu sei que eu já prometi várias vezes em fazer tutoriais de como customizar o Plasma a fundo, mas por enquanto espero sair o Plasma 5.17 estável para começar. O 5.16.90 pode ter várias das novas funções do 5.17 mas outras estão faltando e é por isso que resolvi esperar. Por enquanto, vou deixar aqui para download, minha configuração do Latte Dock para quem quer usar. Pensei em deixar no opendesktop.org mas por enquanto vai por aqui mesmo. Para quem não viu ainda, o layout é inspirado no macOS e no Pantheon do Elementary OS.

Note os plasmóides necessários para o layout funcionar sem erros:

Observações:

• Essa é a primeira vez que compartilho o layout do Latte. Não tenho certeza se a configuração dos plasmóides vai ser mantida. Caso não seja, é provável que o layout apareça todo desfigurado quanto aos plasmóides no painel do topo. Se isso acontecer, me informe, assim posso postar como eu configurei os plasmóides.
  • Esse layout foi pensado para usar com o tema de ícones Dexie Orange, mas deve funcionar com outros. Outro pacote de ícones que recomendo é o Qogir.
  • É necessário que você tenha a versão mais recente do Latte Dock. Algumas distros podem não oferecê-la, como é o caso do Ubuntu. Mas os usuários de Archlinux e Manjaro podem baixar direto do AUR ou dar build do Master no mirror do Github deles. Para Ubuntu e derivados também podem usar um PPA. openSUSE e derivados (o meu caso), existe um repositório que faz build direto do master do github. Esse é o que eu uso e também é o que recomendo. Não sei dizer ao certo qual é a versão necessária em número, afinal o meu não mostra. Mas caso você possa instalar indicadores customizáveis como Dash to Panel, é essa a versão.
  • Esse papel de parede na verdade é do Microsoft Surface. Mas eu testei anteriormente com um do Elementary OS e também ficou bonito.
  • O tema é Qogir, tanto para Plasma, quanto para Kvantum e GTK. Escolhi esse tema por ser bem próximo ao Breeze. Recomendo usar o SierraBreezeEnhanced no lugar do tema Aurorae do Qogir para Kwin, afinal é muito mais customizável e já possui botões parecidos com os do Qogir caso selecione Gnome como Button Style.

Download:

Google Drive

Pretendo fazer mais posts como esse no futuro, afinal dá para deixar o Plasma bonito. Esse não é um tutorial, mas posso mostrar como montei esse layout. A configuração do Plasma não é difícil. Na verdade acho até bem intuitiva (na maioria dos casos). Fiz isso tudo só fuçando, na verdade. xD

19 curtidas

Confesso que não conhecia a latte dock, pelo nome, pensava que era uma dock básica. Não sabia da riqueza de configurações dela.

1 curtida

Acho que já escutei esse comentário em outro tópico. Não lembro qual era, agora. Mas devo ter entrado em detalhes.

Era o 5.17, agora 5.18, será que um dia sai? :sweat_smile: :rofl: :joy: :rofl:
Realmente o 5.18, que sai dia 11/02, seria uma excelente base para esse tutorial, ela e a ultima versão do Latte Dock tem boas e significativas mudanças / novas possibilidades…

Demorou demais, já estou usando o Fedora com Gnome.

Não é por falta de tentativa. Eu iria instalar uma máquina virtual para isso mas o QEMU pelo Gnome Boxes é muito lento comigo. E o Virtualbox não é uma opção quanto a gráficos. Talvez só com um hardware novo ou com dicas individuais

Não tem necessidade de máquina virtual, faz a instalação em um pendrive de alguma distro com KDE Plasma na ultima versão e realiza o tutorial.
Não terá problema com desempenho, testo novas distros dessa maneira, o desempenho é excelente!

Galera, esse layout já é ultrapassado. Eu fiz upload de outro no KDE Store já faz um tempo. Inclusive está quase em primeiro lugar por lá. Dêem uma conferida:

3 curtidas

KDE ta virando um assunto muito comentado por aqui e vocês fazendo vários posts com as customizações ta me dando uns tick aqui já de tanta vontade de volta pro KDE, eu já to a 2 meses no xfce e ta funcionando de boinha ;-;

Ah rapaz. E olha que eu já passei um tempo no XFCE, tentando fazer uma customização aceitável mas quando eu vi que estava só tentando replicar o que eu já sabia fazer no Plasma, aí que voltei de vez.

Eu sou bem ao contrário eu tenho mais familiaridade com o xfce principalmente pra customização já no KDE eu apanho um pouco principalmente nos temas de cursor que eu sempre fico 1 ano pra consegui faze eles funciona direito em cada app fica um tema diferente kkkk mas mesmo assim tem umas coisas no KDE que eu curto mais, umas delas é o Dolphin.

cria um user novo e faz o tuto nele
depois só deletar ele com a pasta na home

2 curtidas

Putz mano, isso é chato mesmo. É um bug do Plasma que eu só consegui contornar tirando o pacote de cursores da home do usuário e colocando no /usr/share/icons. Lá ele não acontece. E a integração no Plasma 5.18 faz com que os cursores sejam aplicados globalmente, sem precisar definir no Plasma e depois para GTK. Está bem melhor agora

1 curtida

Uma pergunta. Quanto espaço o user novo ocupa? Estou literalmente fazendo malabarismo com meu HD de 500 GB. Tenho uma partição que não posso deletar, então fico com espaço limitado. Mais ou menos 200 GB a menos.
Se for bem pouco, eu posso tentar algo quando eu voltar de viagem. Estou em Sergipe

Depende do que você coloca no usuário. Se estiver apenas com a configuração padrão, o usuário vai ocupar alguns quilobytes (KB), visto que ele já ultilizará os aplicativos já baixados e que vêm por padrão. Se tu começar a baixar arquivos pesados, o tamanho do usuário aumentará, e assim vai.

Até que tá bem parecido com o Pantheon…

1 curtida

Menos de 10mb os arquivos de configuração no padrão. A medida que você vai adicionando coisas no usuário como temas, ícones, wallpapers e afins, ela vai aumentando, eu acredito que num tuto de personalização não vá passar de 300mb (sem contar o vídeo que você gravar)

2 curtidas

uma duvida, assim que instalei o latte, minha seta fn+up ou down para controla o volume deixaram de funciona alguma solução?

Não tenho idéia do que pode ter causado isso. O único botão que o Latte deveria usar é a tecla Super.

@Leibnitz, da uma olhada nas Configurações do Sistema => Atalhos Globais => Latte Dock, vê se não foram atribuídas novas funções para essas combinações de teclas ou em Atalhos Globais procure por algo parecido com controle de volume do sistema (não estou em frente ao PC, por esse motivo estou sendo vago em minhas instruções).