Minha amiga ta com uma torradeira com windows vista

Fala galera, seguinte, uma amiga minha ta com um notebook com windows vista e ta difícil comprar pc novo aqui nas terras tupiniquins.
https://www.intersol.com.br/Detalhe.sol?force=true&categoria=1.2&pagina=1&produto=D220
Essas são as specs do bixinho, tava pensando aqui, vcs acham que um ssd sata comum e um lubutu podem dar uma sobrevida pra ele pelo menos enquanto as coisas melhoram? Ela quer apenas fazer trabalhos da facul e mexer em alguns dcumentos e planilhas do trabalho (sugeri o lubuntu pela minha afinidade pelo ubuntu, mas se alguem tiver uma sugestão melhor que seja tão fácil de usar sem terminal quanto, estou aberto)
PS: Indicações pra suite office levinhas são bem vindas

1 curtida

Quanto ao lubuntu acho uma boa. Agr com relação a suites offices leves, pode usar o próprio libreoffice msm. O q ela tem q ter em mente é sobre ter problemas com compatibilidade se ela pretender trabalhar com arquivos vindos do Microsoft Office.

O Lubuntu dá conta. Não é a máquina mais fraca que já vimos.

Se quiser opção mais leve, ainda entre as variações do Ubuntu, há o Bodhi Linux.

3 curtidas

sim sim, mas acho q o libreoffice funciona bem com arquivos vindos do microsoft office, pelo menos funcionava qnd eu usava ele

Acho que depende do arquivo. Mas há outras suites com melhor compatibilidade, apesar q n serem mais leves que o libreoffice. Ex: OnlyOffice ou Free office.

1 curtida

Rapaz, Lubuntu ou PepperMintOS são os candidatos para esse pagode. Acho mais válido até colocar mais memória, visto que ele aceita até 8Gb, do que um SSD nesse caso. Sobre suite office, acho que o LibreOffice é o mais leve mesmo (localmente falando). Só lembre-se de instalar o ttf-ms e ser feliz: sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras

1 curtida

recomendo debian lxde, q4os

Tem várias distros que ele tem capacidade de rodar sim. E o SSD é uma boa medida. Me esclareça uma dúvida, é engano meu ou esse modelo em particular não permite expansão de memória RAM?

P.S.: Em um primeiro momento pensei se tratar de fato de um eletrodoméstico rodando Windows :grin:
Eu já vi geladeiras e outros equipamentos do gênero rodando Windows no exterior.

1 curtida

Bodhi e Elive podem rodar bem nele também.

Olá @jmateusq tudo bem contigo?

Minha sugestão é testar algumas das distros que o pessoal sugeriu e então ver com qual sua amiga se adapta melhor, atualmente para micros muito “limitados” sugiro o Zorin Lite. Todas as minhas experiências recentes com ele foram bem bacanas.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Eu n peguei ele ainda, e acho pouca coisa na internet. Mas acho q ele aceita um upgrade de RAM sim, talvez um pente de 4gb seria bem vindo

1 curtida

Se aceitar expansão, sem dúvidas será uma mão na roda.

Aqui, têm o manual, drivers originais que vieram com ele e outras aplicações de fábrica, deve ter informações ai:

Levando isso em consideração, acho recomendável o Zorin OS Lite, que é leve e muito amigável, principalmente pra quem está acostumado com Windows. A versão 16 do Zorin OS Lite será lançada provavelmente neste mês.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.