Migrar para o elementary OS

Bom, usei o elementary OS por um tempo no passado apenas no computador de viagem, com um editor de texto e um player de música, nada muito pesado nem nada. Porém, estive pensando em migrar do KDE neon para o elementary OS no meu outro notebook também, que uso para escrever alguns arquivos no VSCode em HTML, CSS, C# e etc.

Só gostaria de saber se vale a pena fazer a migração. O meu workflow se resume ao Google Chrome/Firefox e um editor de texto tipo o VSCode, onde se pode escrever códigos. Ouvi falar que o elementary OS já vem com uma ferramenta para escrever códigos, o Code. Gostaria também de saber se ele é bom, pois aí é um programa a menos para instalar.

Pergunte a si mesmo se você se sente confortável em fazer a troca e se você terá algum benefício com isso. Se a resposta for sim, você já sabe o que fazer.

Esse editor é muuuuuuuito básico parece um infraset do gedit,eu intalaria o kate pelo menos

Sinceramente não, o eOS peca ainda em muita coisa. Recomendo ver um vídeo recente do Dio falando sobre isso.

Sobre seu workflow qualquer sistema serve…mas sobre a DE do elementary, é bem diferente do Kdeneon, é focado em minimalismo, simplicidade…
Kde é focado em ter um zilhão de opções, estão polindo a usabilidade aos poucos, mas o Pantheon está muito na frente, porém ainda atrás do GNOME.
Mas se não liga pra UX, tanto faz…

Eu recomendo o Pop!_OS ou o Fedora caso você já tenha uma experiência com Linux, o que aparentemente você já tem. O Code é uma ótima ferramenta, mas muito simples, principalmente se analisarmos a quantidade de utilitários proporcionados pelo VSCode/Code/VSCodium. Já sobre o Elementary, eu utilizei ele por um tempo e tenho que dizer que por mais que visualmente ele seja atrativo, ele peca muito como sistema, ele limita o usuário a uma seleção mínima de aplicativos, estes que muitas vezes estão desatualizados, isto porque o Elementary é baseado na LTS do Ubuntu, fazendo com que você dependa de Flatpaks ou PPAs, mas nem mesmo PPAs estão habilitados por padrão no Elementary, então você precisa arrumar uma forma de habilitar eles ou então se contentar apenas com Flatpaks e vale ressaltar também certos bugs que costumam surgir no Elementary.

Desculpa mas nada a ver, dá pra ser minimalista e ter “um zilhão” de opções, o problema é como essas opções estão organizadadas, o gnome não é minimalista já que o minimalismo prega a retirada de excessos de informações e elementos irrelevantes por padrão (e não cortar eles fora como a HIG do Gnome faz), segundo Carroll o minimalismo é simplificação da interface deve ser orientada a tarefa e não ao seu básico, o gedit (e praticamente todos os programas que usam headerbar) trazem o básico para de realizar a tarefa e gerenciar a janela, segundo o minimalismo, na barra deveriam estar elementos de uso comum como os botões desfazer, refazer, copiar, colar… ainda que em abas ou guias flutuantes

Cara, eu uso o elementary os já tem alguns meses, e o meu uso é basicamente desenvolvimento de software, Java e web. Quando não estou programando estou assistindo videos no youtube ou séries. Gosto do elementary por ser bem enxuto e tem uma DE bem bacana. No momento ta me atendendo.

Bem, sou um usuário do elementaryOS há uns três anos, e assim como @taichou, meu uso é diário. Sou marceneiro, portanto meu uso é um pouco diferente. Uso basicamente estes aplicativos:

Simplenote (para lembretes, anotações e etc, sincronizando com o celular)
HomeBank (para a contabilidade da empresa // é um software para uso pessoal mas me atende super bem)
LibreOffice

FreeCAD
Blender
GIMP
Inkscape
Scribus
( este conjunto de softwares são para o desenho dos projetos dos mobiliários e para a produção dos manuais que são entregues aos clientes)

Firefox

Todos eles funcionam tranquilamente, sem problema algum. Alguns adicionados via PPA (por mais que o elementaryOS venha sem PPAs ativados, o pessoal faz um drama, mas UM DRAMA por isso… é tão fácil ativar os PPAs).
Eu particularmente gosto da maneira com que o elementaryOS é. Sem itens na área de trabalho (há muitos, mas muitos anos que gosto de deixar a área de trabalho limpa, sem nada), uma DE bonitinha, simples. Gosto do fato de não ter um zilhão de opções de customização (as vezes uma coisa ou outra faz falta, mas dá para contornar).

Existem alguns bugs, claro.

No geral ele me atende bem, gosto do sistema e tenho preguiça de trocar. AUIshaiushAUsi

5 curtidas

@teko você conseguiu resolver o problema na demoro ao desligar?

Estou perguntando, pois o instalei em um SSD e mesmo assim demorava muito para desligar, que foi o principal motivo para eu sair dele. Eu até segui algumas dicas, mas não ajudaram muito não.

Cara, pior que não sei. O problema de demorar para desligar acontecia na versão 0.4 e no notebook do meu irmão (era eu que usava o aparelho). Nem sei como está atualmente, visto que faz uns dois anos que não uso mais o notebook dele.

No meu notebook acontecia de demorar para logar na minha conta. O sistema carregava mas, ao colocar minha senha para logar, ele demorava cerca de um minuto, as vezes até mais para logar.

Mas diga aí, quanto tempo mais ou menos o teu demora para desligar?

@teko não estou mais com ele instalado, mas na maioria das vezes ele estava demorando uns 3 minutos para desligar, as vezes um pouco mais e raramente desligava rápido.

Orra. aí já era mais que demais!

1 curtida

Tive o mesmo problema que você em meu PC, o sistema é muito bonito e leve, mas esse problema persiste nessa nova versão também, Hera 5.1. Não sei se acontece com todo mundo. Em média de 2 a 3 minutos para desligar, não encontrei solução também. Hoje estou usando o Solus Os 4.1 recém lançado.

2 curtidas

É padrão do ElementaryOS demorar para desligar.
Você está usando o Solus com qual interface?

Budgie!

2 curtidas

Personalizou bastante kk
O que está achando do Solus?

Cara sinceramente pra mim é a melhor distro para iniciantes, instalei tudo(menos alguns temas e as fontes da M$) pela central de programas. Sou um usuário recém saído do Windows e já pulei diversas distros, da base Debian todos ou praticamente, Fedora, Manjaro, em fim. Estava usando o POP OS até 3 dias atrás quando soube do lançamento do Solus e resolvi testar, estou gostando demais, sistema estável, rápido e leve, extremamente leve, achei até mais do que XFCE. E a facilidade de instalar tudo pela loja inclusive o Chrome e Spotify, achei fantástico isso. Eu acho que é isso que um usuário iniciante, principalmente vindo do Windows procura.

1 curtida

Faz 5 meses que eu uso o Solus, o sistema continua estável e muito rápido
O budgie é leve e bonito.
O gerenciamento de pacotes é excelente (depois olhe os comandos).

Já quebrei vários sistemas, agora o Solus é o Rambo :sweat_smile: não quebra :sunglasses:

Não saio do Solus (sólido) por nada.

1 curtida

Bacana. Você que já tem mais tempo usando me umas dicas aí sobre comandos básicos do terminal, estou sentindo falta do meu gerenciador de download preferido, irmão gêmeo do IDM(Windows) FDM(free down manager) ele tem versão pra Linux, porem somente pacote DEB, instalei uget e tem o XDM mas pra mim não se comparam, fdm puxa no talo da conexão do inicio ao fim. Existe alguma maneira de instalar pacote DEB no solus?