Migrar Instalação de um HD para SSD [RESOLVIDO]

Boa Tarde colegas!

Atualmente estou utilizando o Linux Mint 19.1 Tessa 64-bit no meu Lenovo Ideapad 310 e pretendo fazer um upgrade no mesmo e adicionar um SSD, porém a dúvida que trago é esta: Há como migrar a instalação que está no HD para este SSD sem ter que fazer uma instalação limpa?
Pretendo manter a raiz (/) no SSD e manter a /home no HD.

Meu esquema de particionamento atual:
/dev/sda1 ==> /boot/efi
/dev/sda2 ==> /

Atenciosamente
Artur Gevázio.

Sim, você pode usar o comando DD.

dd if=/dev/sda of=/dev/sdx status=progress

Este modo vai fazer uma copia bit a bit do sistema (pode demorar bastante) mas é um modo garantido de cópia. Poderia usar um (Block Size) mas tratando-se de uma cópia fiel que deseja, recomendo deixar ele trabalhar deste modo. (Ele vai copiar tudo, as partições, ou seja, vai fazer uma cópia exata do sistema para seu ssd).

Depois da cópia, inicie pelo ssd, provavelmente terá que executar o comando fsck durante o boot. Mas após isto, vai de boa. Então, formata seu HD e seja feliz.

2 curtidas

Dúvida, pra usar DD não significa que os drivers teriam que ser do mesmo tipo? (tamanho, etc)? Ele faz uma cópia exata das partições não!?
Usar (sudo) cp -rf /* e depois alterar o /etc/fstab com os novos UUIDs e reinstalar o GRUB via uma livedistro funcionaria tbm não!?

PS: Eu prefiro na verdade começar com uma instalação limpa. Depois é só copiar o antigo /home para o novo local.

1 curtida

Usa o clonezilla ele redimenciona

1 curtida