Migrando para o Linux - Preciso de ajuda na partição

Eu quero migrar do Windows 10 para o Manjaro XFCE. Possuo um SSD (:C) de 120gb - onde destino o sistema operacional e adiciono imagens ou arquivos temporários - e também possuo um HD de 1 Tera - onde mantenho coisas importantes, como notas, arquivos e imagens.
Meu objetivo é, manter a mesma coisa. Deletar tudo do SSD mas manter os arquivos do HD. Se for importante, ambos estão em GPT e fiz a instalação em UEFI. Meu medo é de formatar e perder meu HD (:D).
Agradeço a atenção.

Pode ficar tranquilo que não perderá seu HD.

O Dio fez esse vídeo aqui sobre particionamento:

1 curtida

Cara, eu não sei como funciona a instalação do manjaro, mas se vc apertar com o botão direito no icone do windows e for no gerenciamento de disco, clicar com o botão direito no teu ssd e clicar em excluir volume ou algo parecido, ele ficará com a borda de cima preta, e vai aparecer com o nome de não alocado, aí na instalação das distros baseadas em ubuntu(não sei como funciona no manjaro) vai haver a opção de instalar ao lado do windows boot manager, se essa opção existir, quer dizer que ele já detectou a partição não alocada, a partir daí é só marcar a opção e seguir com a instalação

O problema de manter o HD no formato atual (deve estar em NTFS) é que ele não vai poder ser usado como /home, que precisa estar em ext4. Então, esse HD de 1 TB vai precisar ser formatado… faça backup e daí é seguir com o esquema tradicional de particionamento:

No SSD (deve ser algo como /dev/sda, tem que ver na BIOS qual é o primeiro e qual é o segundo dispositivo SATA)

• partição boot/efi (em fat32): 500 Mb (sda1)
  • partição root (em ext4, ponto de montagem: “/”): pode colocar o ssd todo, mesmo sendo espaço de sobra, menos 4096 Mb)
  • partição swap (em linuxswap, ponto de montagem: “/swap”): 4096 Mb (4 Gb) deve ser de boa

No HD (possivelmente /dev/sdb):

• 1 Tb para a partição home (em ext4, ponto de montagem “/home”)

Se liga em onde colocar o boot, tem que ser no SSD (/dev/sda):

Após a instalação, esse tutorial é bem legal (imagino que precise de alguma atualização, mas
https://cucadigital.com.br/2018/10/manjaro-passo-a-passo-apos-instalar-a-distro.html

Talvez tenha errado em algo, amigos(as), corrijam se necessário!

Sorte aí, @Random

1 curtida

Outra solução é separar uns 40 Gb pra raiz e o resto pra home no SSD e configurar, depois de instalado (pelo “discos”), que o HD de 1 Tb monte automaticamente, aí fica como um discão de backup… aqui tem um exemplo de como fazer:

1 curtida

Uma opção garantida é desconectar o seu HD de 1 TB durante a instalação. Daí vc pode ficar tranquilo!

1 curtida