Migrando para Linux

Eu trabalho com programacao em java e estou querendo migrar para Linux como um todo, ja uso para algumas coisas e testes, mas queria uma ideia para que interface eu consigo ter uma produtividade, eu uso MUITO listary no windows, no linux alguma interface ja me da essa opcao???

Interface vai depender em qual voce se adpata para ter mais produtividade por exemplo eu curto muito KDE e XFCE embora tambem consiga um bom desenpenho com Gnome isso vai depender muito mais de voce se quiser uma interface boa e leve sugiro XFCE e quanto a listary se for como eu penso existem varios APPs para isso outro exemplo eu utilizo manjaro XFCE atualmente e nele j√° vem instalado por padrao o catfish mas nada impede de que o APP seja utilizado em outra interface.

3 curtidas

E o elementary OS eu ja ouvi alguns amigos meus elogiando ele, o que ele tem de diferente do Manjaro gnome, eu utilizei ja o Manjaro gnome em um notebook por uns 2 dias.

Esse tipo de coisa do listarya deve encontrar em quase todas as DE‚Äôs, mas √Ī sei se em nenhuma delas vai ser como vc quer, pq s√£o diferentes modos de usar esse tipo de recurso, integra√ß√Ķes com gerenciador de arquivos tb.

Principalmente se vc usa muito os atalhos de teclado, aí provavelmente será tudo diferente e se mudar de DE, tudo diferente de novo. Quase sempre terá como customizar e deixar mais parecido com o q quer.

A produtividade dentro da DE, de forma geral depende muito em qual vc vai se adaptar melhor, as pessoas usam as mais diferentes e dizem a mesma coisa sobre esse quesito, como se fossem sequer parecidas.

Eu uso KDE pq tem mais customização e mais de uma maneira de fazer a mesma coisa para q eu escolha a q me agrada.

3 curtidas

Eu ja testei algumas distro, mas nada que eu olhe e pense, pqp isso aqui faz eu parar de pagar pelo windows e algumas licencas de programas… A ideia do elementary OS me chamou muito a atencao, eles garantem que eu vou abandonar o windows de vez… kkkkkk

Já usei o Elementary e realmente é um sistema muito bom, estável e leve, o que o Gnome não é e leve kkkkkkk mas e muito bom. O melhor e voce testar o elementary por um tempo talvez ate um mes e vê se você se adapta o que eu acredito que sim pois ele é bem intuitivo.

3 curtidas

Eh o que vou fazer, vou me forcar a usar ele por pelo menos 1 mes…

Terminei de instalar a Elementary OS e ja peguei os atalhos que mais vou usar, o bom que eu to habituado com o MacOS e os atalhos são muito parecidos…

2 curtidas

Tenta o Deepin. √Č muito amig√°vel.

3 curtidas

eu simplesmente achei fantástico o elementary,mas tive problemas com ele,provavelmente porque sou iniciante em linux,fora isso tem a questão dos appindicatros,que eu não sei resolver,mas espero um dia usar só o elementary e ser feliz

2 curtidas

Terminei de configurar o Elementary OS com os meus aplicativos de Dev e pqp, que sistema liso e clean, do jeito que eu curto, vou usar ele como default, abandonar o windows por um tempo ai, talvez para sempre.

1 curtida

D√° uma olhada nesse post:

2 curtidas

Em relação a distros, como é para programação, eu recomendaria o Manjaro, por ser simples de usar e rolling release.
Outras duas distros boas para isso, seriam o Mint e o Fedora.

Interface é algo bem pessoal, eu curto o Gnome Vanilla, por ser dinamico nas troca de janelas, facil de achar os programas e deixar a tela livre

Da uma olhada nesse topico, fala sobre ambientes graficos produtivos.

1 curtida

Faça uma migração sólida.

Quando estiveres mais acostumado com o modo de gerenciar as coisas no Linux, talvez seja interessante, ao menos como experiência, buscar aprender sobre gerenciadores de janelas. Existem vários, alguns bastante mínimos, não exigem grandes recursos computacionais, e podem ser extremamente configuráveis. Uma sugestão para que tu possas se aventurar daqui há uns 6 meses talvez.

1 curtida

O Krunner do Plasma tem as mesmas funcionalidades do Listary.

1 curtida

Bom dia,
Se o amigo estar vindo do windows o cinnamon ou KDE ambas s√£o boas op√ß√Ķes para essa transi√ß√£o.

2 curtidas

Ent√£o, a sua op√ß√£o deve ser o Deepin‚Ķ Sem d√ļvidas!

2 curtidas

Eu s√≥ vou sugerir que voc√™ eventualmente considere usar uma rolling release (i.e distros que recebem atualiza√ß√Ķes constantes ao inv√©s de vers√Ķes fixas) pq isso mant√©m as libs, APIs, compiladores, etc. muito bem atualizados sem vc precisar se preocupar em instalar a vers√£o 15.1 (ou whatever) do seu sistema que acabou de sair, o que eu considero bem interessante.

Distros desse modelo que eu sugiro: Manjaro, openSUSE Tumbleweed e Arch Linux (essa eu sugiro só usar quando tiver alguma experiencia com linux)

1 curtida

então oque eu recomendo é vc testar oque te mais te agrada mais vou te dizer oque eu uso eu uso open suse tumbleweed mais como vc é novo vc pode usar o manjaro ele tem varias interfaces é fácil de instalar aplicativos sem falar que ele é rolling release que é um ponto interessante pra quem gosta de mexer com códigos não vou te recomendar a interface vou falar coisas legais das interfaces.
kde - depois que vc se acostuma com o kde conect, plasma integração e krunner não consegue viver sem.
gnome - exige mais do hardware mais tem um ecossistema muito bonito gosto do gnome fotos, totem, boxes, drive todos muito bom.
xfce-é muito querido dos brasileiros devido principalmente da sua leveza
mate- se vc gostar do visual do gnome 2 vai em frente mais também é muito leve
dde deepin desktop environment é a inteface mais bela que existe no mundo linux
se quiser saber mais pode falar comigo gosto de ajudar

2 curtidas