Migrando para Linux

#1

Eu trabalho com programacao em java e estou querendo migrar para Linux como um todo, ja uso para algumas coisas e testes, mas queria uma ideia para que interface eu consigo ter uma produtividade, eu uso MUITO listary no windows, no linux alguma interface ja me da essa opcao???

0 Likes

#2

Interface vai depender em qual voce se adpata para ter mais produtividade por exemplo eu curto muito KDE e XFCE embora tambem consiga um bom desenpenho com Gnome isso vai depender muito mais de voce se quiser uma interface boa e leve sugiro XFCE e quanto a listary se for como eu penso existem varios APPs para isso outro exemplo eu utilizo manjaro XFCE atualmente e nele j√° vem instalado por padrao o catfish mas nada impede de que o APP seja utilizado em outra interface.

3 Likes

#3

E o elementary OS eu ja ouvi alguns amigos meus elogiando ele, o que ele tem de diferente do Manjaro gnome, eu utilizei ja o Manjaro gnome em um notebook por uns 2 dias.

0 Likes

#4

Esse tipo de coisa do listarya deve encontrar em quase todas as DE‚Äôs, mas √Ī sei se em nenhuma delas vai ser como vc quer, pq s√£o diferentes modos de usar esse tipo de recurso, integra√ß√Ķes com gerenciador de arquivos tb.

Principalmente se vc usa muito os atalhos de teclado, aí provavelmente será tudo diferente e se mudar de DE, tudo diferente de novo. Quase sempre terá como customizar e deixar mais parecido com o q quer.

A produtividade dentro da DE, de forma geral depende muito em qual vc vai se adaptar melhor, as pessoas usam as mais diferentes e dizem a mesma coisa sobre esse quesito, como se fossem sequer parecidas.

Eu uso KDE pq tem mais customização e mais de uma maneira de fazer a mesma coisa para q eu escolha a q me agrada.

3 Likes

#5

Eu ja testei algumas distro, mas nada que eu olhe e pense, pqp isso aqui faz eu parar de pagar pelo windows e algumas licencas de programas… A ideia do elementary OS me chamou muito a atencao, eles garantem que eu vou abandonar o windows de vez… kkkkkk

0 Likes

#6

Já usei o Elementary e realmente é um sistema muito bom, estável e leve, o que o Gnome não é e leve kkkkkkk mas e muito bom. O melhor e voce testar o elementary por um tempo talvez ate um mes e vê se você se adapta o que eu acredito que sim pois ele é bem intuitivo.

3 Likes

#7

Eh o que vou fazer, vou me forcar a usar ele por pelo menos 1 mes…

0 Likes

#8

Terminei de instalar a Elementary OS e ja peguei os atalhos que mais vou usar, o bom que eu to habituado com o MacOS e os atalhos são muito parecidos…

2 Likes

#9

Tenta o Deepin. √Č muito amig√°vel.

3 Likes

#10

eu simplesmente achei fantástico o elementary,mas tive problemas com ele,provavelmente porque sou iniciante em linux,fora isso tem a questão dos appindicatros,que eu não sei resolver,mas espero um dia usar só o elementary e ser feliz

2 Likes

#11

Terminei de configurar o Elementary OS com os meus aplicativos de Dev e pqp, que sistema liso e clean, do jeito que eu curto, vou usar ele como default, abandonar o windows por um tempo ai, talvez para sempre.

1 Like

#12

D√° uma olhada nesse post:

2 Likes

#13

Em relação a distros, como é para programação, eu recomendaria o Manjaro, por ser simples de usar e rolling release.
Outras duas distros boas para isso, seriam o Mint e o Fedora.

Interface é algo bem pessoal, eu curto o Gnome Vanilla, por ser dinamico nas troca de janelas, facil de achar os programas e deixar a tela livre

Da uma olhada nesse topico, fala sobre ambientes graficos produtivos.

1 Like

#14

Faça uma migração sólida.

Quando estiveres mais acostumado com o modo de gerenciar as coisas no Linux, talvez seja interessante, ao menos como experiência, buscar aprender sobre gerenciadores de janelas. Existem vários, alguns bastante mínimos, não exigem grandes recursos computacionais, e podem ser extremamente configuráveis. Uma sugestão para que tu possas se aventurar daqui há uns 6 meses talvez.

1 Like

#15

O Krunner do Plasma tem as mesmas funcionalidades do Listary.

1 Like

#16

Bom dia,
Se o amigo estar vindo do windows o cinnamon ou KDE ambas s√£o boas op√ß√Ķes para essa transi√ß√£o.

2 Likes

#17

Ent√£o, a sua op√ß√£o deve ser o Deepin‚Ķ Sem d√ļvidas!

2 Likes

#18

Eu s√≥ vou sugerir que voc√™ eventualmente considere usar uma rolling release (i.e distros que recebem atualiza√ß√Ķes constantes ao inv√©s de vers√Ķes fixas) pq isso mant√©m as libs, APIs, compiladores, etc. muito bem atualizados sem vc precisar se preocupar em instalar a vers√£o 15.1 (ou whatever) do seu sistema que acabou de sair, o que eu considero bem interessante.

Distros desse modelo que eu sugiro: Manjaro, openSUSE Tumbleweed e Arch Linux (essa eu sugiro só usar quando tiver alguma experiencia com linux)

1 Like

#19

então oque eu recomendo é vc testar oque te mais te agrada mais vou te dizer oque eu uso eu uso open suse tumbleweed mais como vc é novo vc pode usar o manjaro ele tem varias interfaces é fácil de instalar aplicativos sem falar que ele é rolling release que é um ponto interessante pra quem gosta de mexer com códigos não vou te recomendar a interface vou falar coisas legais das interfaces.
kde - depois que vc se acostuma com o kde conect, plasma integração e krunner não consegue viver sem.
gnome - exige mais do hardware mais tem um ecossistema muito bonito gosto do gnome fotos, totem, boxes, drive todos muito bom.
xfce-é muito querido dos brasileiros devido principalmente da sua leveza
mate- se vc gostar do visual do gnome 2 vai em frente mais também é muito leve
dde deepin desktop environment é a inteface mais bela que existe no mundo linux
se quiser saber mais pode falar comigo gosto de ajudar

2 Likes