Migração Ubuntu 22.04

Prezados,
Acredito que como muitos aqui, também entrei no hype do ubuntu 22.04.
Fiz um teste em um pen drive e gostei do sistema, aparentemente tudo funcionando bem e rápido.
Somando isso à minha insatisfação ao Win 11, que tem apresentado alguns problemas de desempenho, além de não ter gostado do visual e etc., estou pensando em migrar finalmente ao Linux.
Porém tenho algumas questões:

1. Sou advogado, contudo o sistema que uso não necessita do Token para assinatura eletrônica. Eu utilizo o token somente para assinar alguns pdf’s no Foxit PDF reader. Alguém sabe dizer como está o funcionamento dessa forma?
  2. Como está o suporte à impressora e scanners? Tenho uma HP e uma Samsung e é algo que uso muito;
  3. O suporte ao OneDrive está ok? Pelo que vi parece que o OneDriver e o Insync dão conta do recado.
  4. Meu note é novo, como AMD Ryzen 5000. Como está o suporte neste caso?
  5. Como está a instalação com Secureboot? Preciso desativá-lo?

respostas baseado na minha experiencia:

1. não sei

2. hp será reconhecida normalmente. apenas instale os seguintes pacotes:

sudo apt install hplip printer-driver-* system-config-printer system-config-printer-gnome system-config-printer-udev hpijs-ppds hp-ppd openprinting-ppds foomatic-db-compressed-ppds foomatic-db-engine bluez-cups cups-backend-bjnp cups-browsed cups-backend-bsd cups-client cups-pk-helper ippusbxd cpdb-backend-cups cpdb-backend-file

para ficar mais completo ainda também:

sudo apt install brother-cups-wrapper-*

1. onedrive: Como instalar e utilizar o Microsoft OneDrive no Linux - Diolinux

2. só instalando pra ver. ou melhor, rodando no pendrive e testando.

3. n recomendo desativá-lo. ubuntu tem suporte por padrão. mantenha-o ativo.

1 curtida

da uma olhada nesse tópico

Fiz um teste novamente em um liveusb e reconheceu rapidamente minha impressora Samsung. Fiz um teste de impressão e outro de digitalização e foi perfeito.
Também reconheceu meus fones bluetooth perfeitamente, melhor que no windows.
Vai faltar só a questão da assinatura em pdf mesmo, e a questão do desempenho quanto ao suporte do hardware, o que só verei com o tempo mesmo.
Estou muito propenso a migrar

1 curtida

O uso do sistema em live já esclarece a maioria das dúvidas sobre compatibilidade do sistema com o computador.

No mais, vale pesquisar se programas sob o Windows que você tem como muito importantes podem funcionar no Linux pelo Wine.

E é bom conhecer pelo menos um dos principais programas de virtualização disponíveis para Linux. Caso seja necessário, vai poder instalar o Win10 ou o Win11 em Virtual Box ou outro.

1 curtida

aqui fala como instalar o token oab no linux. quem sabe serve pro leu pdf? https://www.vivaolinux.com.br/topico/PJe/Token-OAB-no-Linux-Mint-201

acho que o principal vc n abordou: a compatibilidade office. se tiver algum “detalhe” nos documentos oficiais que tiver de fazer, receber ou enviar, q deva ser identico em qqr computador q s leia, vc poderá ter problemas com o libreoffice.

no meu trbalho terei de instalar o MS Office via wine, pq o LO n tem compatibilidade com algumas padronizaações de documentos. assim, ele n m serve. tentei mas n foi possível. veja s vc terá esse tipo de problema. mandar um doc do LO n é o mesmo q um do MSO.

1 curtida

Obrigado pelo aviso, mas acredito que não tenha nada específico.
Claro, tenho meu papel timbrado e as formatações das minhas petições, mas não é nada complexo, acredito que no início terei que adequar ao LO mas depois será quase que automático.

1 curtida

Resolvi fazer um teste e instalei aqui.
Consegui instalar normalmente, o desempenho está ótimo. Migrei meus arquivos e estou instalando os softwares e etc.
Por ora está fluindo.
Não consegui instalar suporte ao flatpak.
Instalei um programa em .deb (foxit pdf reader), mas o desempenho está péssimo e quero remover, contudo ele não aparece na loja para desinstalar. Alguém pode ajudar?
Outra coisa, alguém recomenda algum leitor pdf com abas?

sudo apt remove FoxitReader
sudo apt install flatpak

Tem o Okular do KDE, mas não sei se ele tem abas

Obrigado, mas dá erro

Engraçado que se eu abrir um pdf, ele será aberto no foxit

Não sei o nome desse pacote no Ubuntu, pode mandar a saída do comando sudo apt list –-installed?

Erro novamente:

image

Tenta rodar esse comando e mostra a saída.

sudo apt list

Olhei no monitor do sistema a pasta do software. Estava em uma pasta “opt” na minha pasta pessoal. Fui lá e excluí e deu certo.

1 curtida

Okular é muito bom