Prezados,
Acredito que como muitos aqui, também entrei no hype do ubuntu 22.04.
Fiz um teste em um pen drive e gostei do sistema, aparentemente tudo funcionando bem e rápido.
Somando isso à minha insatisfação ao Win 11, que tem apresentado alguns problemas de desempenho, além de não ter gostado do visual e etc., estou pensando em migrar finalmente ao Linux.
Porém tenho algumas questões:
Sou advogado, contudo o sistema que uso não necessita do Token para assinatura eletrônica. Eu utilizo o token somente para assinar alguns pdf’s no Foxit PDF reader. Alguém sabe dizer como está o funcionamento dessa forma?
Como está o suporte à impressora e scanners? Tenho uma HP e uma Samsung e é algo que uso muito;
O suporte ao OneDrive está ok? Pelo que vi parece que o OneDriver e o Insync dão conta do recado.
Meu note é novo, como AMD Ryzen 5000. Como está o suporte neste caso?
Como está a instalação com Secureboot? Preciso desativá-lo?
Fiz um teste novamente em um liveusb e reconheceu rapidamente minha impressora Samsung. Fiz um teste de impressão e outro de digitalização e foi perfeito.
Também reconheceu meus fones bluetooth perfeitamente, melhor que no windows.
Vai faltar só a questão da assinatura em pdf mesmo, e a questão do desempenho quanto ao suporte do hardware, o que só verei com o tempo mesmo.
Estou muito propenso a migrar
O uso do sistema em live já esclarece a maioria das dúvidas sobre compatibilidade do sistema com o computador.
No mais, vale pesquisar se programas sob o Windows que você tem como muito importantes podem funcionar no Linux pelo Wine.
E é bom conhecer pelo menos um dos principais programas de virtualização disponíveis para Linux. Caso seja necessário, vai poder instalar o Win10 ou o Win11 em Virtual Box ou outro.
acho que o principal vc n abordou: a compatibilidade office. se tiver algum “detalhe” nos documentos oficiais que tiver de fazer, receber ou enviar, q deva ser identico em qqr computador q s leia, vc poderá ter problemas com o libreoffice.
no meu trbalho terei de instalar o MS Office via wine, pq o LO n tem compatibilidade com algumas padronizaações de documentos. assim, ele n m serve. tentei mas n foi possível. veja s vc terá esse tipo de problema. mandar um doc do LO n é o mesmo q um do MSO.
Obrigado pelo aviso, mas acredito que não tenha nada específico.
Claro, tenho meu papel timbrado e as formatações das minhas petições, mas não é nada complexo, acredito que no início terei que adequar ao LO mas depois será quase que automático.
Resolvi fazer um teste e instalei aqui.
Consegui instalar normalmente, o desempenho está ótimo. Migrei meus arquivos e estou instalando os softwares e etc.
Por ora está fluindo.
Não consegui instalar suporte ao flatpak.
Instalei um programa em .deb (foxit pdf reader), mas o desempenho está péssimo e quero remover, contudo ele não aparece na loja para desinstalar. Alguém pode ajudar?
Outra coisa, alguém recomenda algum leitor pdf com abas?