Migração Ubuntu 22.04

Prezados,
Acredito que como muitos aqui, também entrei no hype do ubuntu 22.04.
Fiz um teste em um pen drive e gostei do sistema, aparentemente tudo funcionando bem e rápido.
Somando isso à minha insatisfação ao Win 11, que tem apresentado alguns problemas de desempenho, além de não ter gostado do visual e etc., estou pensando em migrar finalmente ao Linux.
Porém tenho algumas questões:

1. Sou advogado, contudo o sistema que uso não necessita do Token para assinatura eletrônica. Eu utilizo o token somente para assinar alguns pdf’s no Foxit PDF reader. Alguém sabe dizer como está o funcionamento dessa forma?
  2. Como está o suporte à impressora e scanners? Tenho uma HP e uma Samsung e é algo que uso muito;
  3. O suporte ao OneDrive está ok? Pelo que vi parece que o OneDriver e o Insync dão conta do recado.
  4. Meu note é novo, como AMD Ryzen 5000. Como está o suporte neste caso?
  5. Como está a instalação com Secureboot? Preciso desativá-lo?

respostas baseado na minha experiencia:

1. não sei

2. hp será reconhecida normalmente. apenas instale os seguintes pacotes:

sudo apt install hplip printer-driver-* system-config-printer system-config-printer-gnome system-config-printer-udev hpijs-ppds hp-ppd openprinting-ppds foomatic-db-compressed-ppds foomatic-db-engine bluez-cups cups-backend-bjnp cups-browsed cups-backend-bsd cups-client cups-pk-helper ippusbxd cpdb-backend-cups cpdb-backend-file

para ficar mais completo ainda também:

sudo apt install brother-cups-wrapper-*

1. onedrive: Como instalar e utilizar o Microsoft OneDrive no Linux - Diolinux

2. só instalando pra ver. ou melhor, rodando no pendrive e testando.

3. n recomendo desativá-lo. ubuntu tem suporte por padrão. mantenha-o ativo.

1 curtida

da uma olhada nesse tópico

Fiz um teste novamente em um liveusb e reconheceu rapidamente minha impressora Samsung. Fiz um teste de impressão e outro de digitalização e foi perfeito.