Migração (quase) definitiva para Manjaro

Olá a todos! :slight_smile:

Decidi dar um passo em frente e migrar (quase) totalmente para o Manjaro, mas antes gostava que me dessem dicas e me esclarecessem algumas coisas:

  1. Manjaro KDE ou Gnome, não consigo decidir. Gosto dos 2, já usei os 2 por muito tempo, …

  2. Alguém que use o Manjaro KDE pode dizer se existem problemas ao rodar os jogos na steam com Proton? Há algum tempo tinha esses problemas, não sei se no 5.20 resolveu, foi por isso que passei para o Gnome

  3. Qualquer dica, estejam à vontade!

Obrigado a todos! :grin:

3 curtidas

Só olha pra ver se à frente não tem o abismo! Hehehehehe
Brincadeiras à parte, eu gosto demais do Manjaro, é minha distro de produção. Como não jogo nada sério, só Mahjongg e paciência, não saberia te dizer. E não recomendo instalar as duas DE como o site deles manda, acho que dá problema, duplicidade de apps etc.
Tinha um jeito de instalar DEs sem que elas se misturem, mas sinceramente nem me lembro.
Uma pergunta: tem espaço no HD pra mais de uma distro? Eu vou colocar o Garuda com Plasma como segunda distro, e ela é bem otimizada pra jogos e tarefas que envolvam processamento de vídeo, além de ter muitas semelhanças com o Manjaro (PAMAC otimizado, Gerenciador de Ajustes no mesmo estilo, facilidade para instalar/atualizar kernel). Poderia ser uma saída pra vc: Manjaro Gnome pra trabalho, Garuda Plasma (tem o Dr460nized, lindo, escolhi esse como segunda distro) pra jogar
Quem usa Manjaro com Plasma é o @msteles, se não me engano. Talvez ele possa te dizer
(no fim, falei uma pá de coisas e respondi o que vc precisava na última frase… hehehehehe)

4 curtidas

Eu também :heart_eyes:

Tentei instalar o Gnome no KDE e bem… é melhor nem falar :joy:

1TB chega? :joy: Mas brincadeiras à parte (também eu) queria ficar só pelo Manjaro, se possivel.

1 curtida

Então, @Xinux26, das duas uma: escolha uma DE ou 2 distros… :laughing: :laughing:

1 curtida

Quais são as vantagens dele? Fiquei com uma pulga na orelha :eyes:

1 curtida

Basicamente só uma: kernel zen. Mais responsivo pra tarefas que exijam muito das GPU/APU/CPU
Mas é uma distro bem feita, muito bonita e mais puxada pro bleeding edge, por ser diretamente baseada no Arch

1 curtida

E como é que é com as híbridas?

Manjaro é uma boa, eu gosto muito dele.

GNOME ou Plasma, isso vai de gosto pessoal, tanto faz qual usar, Steam com Proton será a mesma coisa.

Talvez a única diferença entre ambos seja no consumo de recursos, mas no fim é tudo a mesma coisa. Use aquilo que te faz se sentir melhor.

3 curtidas

Acho que é tranquila. Usa o mesmo gerenciador de boot do Manjaro no live USB, aquele onde dá pra escolher drivers free ou proprietários

1 curtida

Por acaso não tive essa experiência naqueles jogos, mas podia ter sido um bug dos temas, da instalação…

2 curtidas

Tentei perguntar no discord do Manjaro mas parece que não me querem ajudar com o “problema” do Proton… :frowning:

@Rodrigo_Chile acabei de descobrir que os requisitos recomendados são de 8GB de RAM :no_mouth:
Vou testar o MKDE e ver se está resolvido!

Dá pra rodar com menos, @Xinux26. Olha as configs mínimas

1 curtida

Minha distro principal é Manjaro com KDE Plasma e estou muito satisfeito. Meu filho menor (13 anos) instalou o Manjaro Gnome e está curtindo muito. Ele usa computador basicamente pra assistir aula e jogar. Ele está bem satisfeito com o desempenho da Steam e Proton. Ele disse que os jogos que rodam na Steam/Proton, no Linux, rodam bem melhor que no Windows.

3 curtidas

E no KDE? (10)

1 curtida

No KDE ele não experimentou. É a segunda vez que ele instalou o Linux. A outra vez foi um Pop! que também usa Gnome, mas que deu uns probleminhas na máquina dele. Agora o Manjaro está rodando liso.

2 curtidas

Bem, vou instalar o KDE só com a Steam para esse teste. Se correr tudo bem, muito bem, se não, :frowning:

1 curtida

Creio que não terá problemas, não. Depois nos conte como foi sua experiência.

1 curtida

Claro!
:ok_hand::wink:

Não sei qual sua placa de vídeo, mas, de qualquer forma, caso ocorram problemas com tearing (rasgos de tela), faça isto aqui:

A composição do Plasma remove o tearing.

2 curtidas