Migração de Dual boot para SSD

Olá, tenho um notebook Acer A515-41g-1480, usei por muito tempo ele com dual boot, windows e linux mint, até o HD do notebook queimar. Então a alguns meses atrás troquei o HD por outro de 1TB com windows, recentemente fiz o dual boot com um Zorin OS, funcionando normalmente. Como meu notebook tem uma entrada m.2 SATA disponível, eu resolvi comprar um SSD, após pesquisar um pouco descobri que utilizando este software chamado Macrium Reflect é possível transferir o windows para o SSD e bootar o mesmo sistema tranquilamente, minha dúvida e se é possível fazer o mesmo com o dual boot. Como o Zorin é recente, não tenho problema em desinstalar ele e instalar denovo, contanto que no final tudo funcione corretamente. Nunca desfiz um dual boot nem vi pessoas migrando dois sistemas operacionais para o SSD portanto fico com receio e dúvidas no processo, gostaria de saber qual a melhor forma de proceder e o que vocês me recomendam.

penso em utilizar um HD externo pra guardar os arquivos do HD da minha máquina, depois formatar o HD e usar ele para guardar a maioria dos arquivos, já que o SSD não tem tanto espaço de armazenamento e só precisa conter o que eu mais utilizo.

Minhas partições ( visão do Gerenciamento de disco do Windows )

Minhas partições ( visão do Macrium Reflect )

Muito Obrigado :smiley:

Pesquisa como usar o Clonezilla, acho que resolve teu caso

2 curtidas

Se clonar os discos deve funcionar de boa.

Se mover partições, não dá pra prever o comportamento.

O procedimento mais seguro é instalar os sistemas no disco novo e puxar do disco antigo os dados como backup.

4 curtidas