Migração Acer Predator Windows para Linux

Olá comunidade

Tenho um Acer Predator com windows 11 , modelo PH315-54 e estou muito afim de migrar para o linux, porém tenho esses desafios aqui

Desafios de usar Linux no Predator

• Sem software oficial: A Acer não lança versões do aplicativo PredatorSense para Linux.
  • Controle de ventoinhas e LED: Sem o software original, o controle térmico do Embedded Controller (EC) e a iluminação RGB do teclado podem ficar limitados ou instáveis. Existem projetos de terceiros, como o módulo Linux para Predator, que ajudam a contornar isso.
  • Placa de vídeo dedicada: É preciso configurar corretamente os drivers da NVIDIA (com o NVIDIA Optimus ou alternância de GPU) para evitar consumo excessivo de bateria e baixo desempenho nos jogos.
  • Controle de Energia da Bateria

Algém tem esses modelos da Acer e conseguiram migrar e instalar td nele? já tentei algumas vezes e não tive sucesso.

Boa noite. Eu passei exatamente por esses problemas quando decidi usar Linux no meu Asus TUF Gaming A15, até existe um software alternativo para ele, porém não suporta a base Debian que era a que eu usava no meu Acer. Testei o Fedora Workstation 44, o Arch Linux com Gnome e o Bazzite 44 Gnome! Todas quebraram o sistema do nada! Sinceramente, me irritou profundamente a ausência de previsibilidade e estabilidade! Sendo assim, retornei ao Windows 11 Home Single Language, todavia com um ultimate debloat e até agora tudo perfeito. Nesses hardwares muito específico, é melhor permanecer no Windows! Um abraço.

Rode alguma distro em live USB e faça o teste…
Todos os problemas que eu tive para instalar alguma distro em qualquer notebook ou desktop foram contornados com algum tempo de pesquisa e implantação de soluções no google.
Hoje tenho Linux implementado em todos os PCs de casa (2 desktops e 4 notebooks). Um dos notebooks tem placa dedicada da NVIDIA (uma GTX950m) e que não precisei fazer nada para ela funcionar no Fedora (além de instalar o driver correto da NVIDIA).

[]'s