Microsoft Teams com Wayland

E aí pessoal beleza?
No meu desktop estou usando Fedora 32 e no notebook experimentando o EOS 5.1.

Percebi que o recurso de compartilhar tela do Teams no Fedora não funciona, na realidade nem fica habilitado e descobri que é por causa da sessão Wayland pois a mesma versão no EOS funciona muito bem, alguém conseguiu contornar essa questão?

*P.S - Poderia até entrar na sessão do Gnome com Xorg porém não sei o que acontece que o meu computador simplesmente vira uma carroça sem cavalo, pois um clique demora uns 7 segundos para ter efeito.

É Flatpak? Se for, instala o Flatseal e habilita nele o Wayland e o respaldo XOrg no Wayland. Aí veja se funciona

Não é Flatpak entrei no site da Microsoft e baixei o RPM.

Pelo que pesquisei, o problema está no electron, a framework com a qual o Microsoft Teams foi criado, porque o electron ainda não funciona nativamente no Wayland.

2 curtidas

Bom, tenta a versão Flatpak pra ver se funciona… se não, acho que só pelo navegador mesmo

Fiz os testes com Flatpak conforme você deu a dica e não funciona.
Eu li nos comentários da loja Gnome Software e parece ser um problema com compatibilidade mesmo.

É eu li justamente isso nos comentários da Gnome Software puxa o pessoal da empresa migrou para esse Teams e agora lascou…

Pois então… há uma penca de problemas ainda com o Wayland. Eu tento usar no Manjaro aqui mas nada feito (ao menos com Gnome). Parece que com Plasma tá um pouco melhor. Mas, de forma geral, ainda há vários problemas com apps e extensões. No caso dos Flatpaks, o Flatseal parece que ajuda. Em Snaps nem sei o que fazer a respeito…

Uma solução é instalar uma DE que não rode nativamente o Wayland e seja leve pra não travar. XFCE ou Cinnamon, por exemplo, e tentar dali

Nossa agora lascou vou fazer mais testes… Se alguém conseguir posta aqui como fez…

Tenta a sorte aí! (Tem um guia pra descobrir quais DE’s estão disponíveis e como instalar - no caso, o Cinnamon)

1 curtida

Né bem esse o motivo, ao contrário do Xorg o Wayland permite que um app capture apenas a própria janela não a janela toda, ainda que o Teams rodasse perfeitamente sob wayland ele não conseguiria ter acesso ao desktop… eciwtem meios de contornar isso mas ainda é problemático

1 curtida