Microsoft Teams com apenas uma pessoa no grid

Olá! Sou professor da rede estadual de SP, estamos reiniciando o ano letivo e esse momento a distância é realizado obrigatoriamente no Teams.

Baixei o app para Ubuntu direto do site da Microsoft mas no grid, que até dezembro mostrava 4 pessoas, agora mostra apenas uma única pessoa, aquela que está falando, assim como ocorre quando abre o app no navegador. Porém quem usa o Teams para o Windows tem um grid com várias pessoas, se não me engano é até 7x7.
Já procurei nas opções mas não há como mudar o grid. Já reinstalei do zero mas nada mudou.

Gostaria de saber se há algum modo de eu ter acesso ao grid maior.

Estou usando a versão Teams_1.3.00.30857_amd64, em Kubuntu 20.04.

Essa opção só está disponível no Windows e no Mac.

1 curtida

Mas, se interessar, existem outras alternativas. O TrueConf, por exemplo.

1 curtida

Não da pra usa outro app a não ser o Teams a maioria das universidades estão obrigando o uso dele, na minha faculdade o uso do Teams também é obrigatório.

1 curtida

Talvez tentar rodar a versão de Windows pelo wine resolva.

1 curtida

Tentou rodar pelo navegador pra ver o que acontece?

1 curtida

No navegador aparece exatamente como no app, apenas quem está falando, uma pessoa no grid.

Não temos opção, a escola padronizou.
Minhas aulas do ano passado dei pelo Google Meet, era uma belezinha, saudades!

Vou tentar na maquina virtual, pelo wine ele não instala, de “algum modo” ele reconhece que não estou em um Windows.

1 curtida

Já tem mais de 1 ano que o Teams pra Linux foi lançado e até hoje é uma versão “preview”, ou seja, até hoje não temos uma versão “estável” do Teams pra Linux. Funcionalidades são habilitas e depois desabilitadas na versão de Linux, sem nenhuma explicação ou motivo técnico apresentado por parte Microsoft, como no caso do grid. A Microsoft não é nem um pouco transparente quanto ao desenvolvimento da versão do Teams pra Linux, não sabemos quando teremos(se é que algum dia teremos) paridadade de funcionalidades entre as versão de Linux, Mac e Windows.

No lançamento do Edge foi prometido que ele teria paridade de funções com as versão de Mac e Windows, mas nenhuma outra novidade desde então, não me surpreenderia se chegarmos ao final do ano com a mesma versão de desenvolvedor e sem a função de sync no Edge pra Linux.

A Microsoft lançou esses softwares pra Linux, o que é um avanço, mas ainda não parece muito comprometida a manutenção desses softwares no sistema operacional.

6 curtidas

Por outro lado, ela mal consegue manter a versão de Windows, tem cada bug/falta de recurso, além de ser bem pesadinho.

Pessoal na máquina virtual funcionou, em um Win7 e, por incrível que pareça, mesmo em máquina virtual ele ficou mais leve e estável do que a(s) versão(ões) .deb! Com grid de 4x4.
Venho usando o Teams desde junho do ano passado, cada dia uma irritação diferente…
Hoje na reunião usei pela máquina virtual e o “bonito” funcionou rápido e leve como nunca vi! Não caiu, nem travou, nem aqueceu o processador…
Nem fez diferença a máquina virtual ter apenas 2 núcleos e apenas 2,5 gb de ram.
Parece que a MS não quer mesmo o seu “tesouro” se misturando com a “gentalha”… :man_shrugging::man_shrugging::man_shrugging::man_shrugging:
É uma pena em pleno 2021 ainda precisarmos passar por esse tipo de coisa.
Muito obrigado a todos! Abç!

3 curtidas

Ééééé, né ?
Aí tem jogada da MS.

Que bom que foi resolvido.

Ai acho que já é um exagero no Windows funciona muito bem

Bom, eu o uso todos os dias no trabalho. Funcionar ele funciona, mas falta recurso básicos. Para citar alguém por exemplo em um chat em grupo, é preciso selecionar o texto de alguém, copiar, aperta Shit e <, colar o texto, dar Enter duas vezes e escrever embaixo.

Ontem eu fui mostrar uma configuração de sistema para meus colegas de trabalho e compartilhei a tela, selecionando a janela específica que queria. Pois não funcionou e eu tentei umas três vezes. O Teams mostrava que tinha compartilhado, mas ninguém conseguiu ver. Só deu certo quando compartilhei toda a área de trabalho.

A busca dele é terrível, meio complicado tentar achar alguma conversa antiga nele, ele fica todo travado.

Depois de um tempo, o consumo de ram fica entre 700 MB a 1 GB e isso porque eu desativei um monte de sons e notificações, deixei só um indicador numérico. E o uso de CPU fica em 40%, em um i5 10210U.

Hoje mesmo a integração com o calendário bugou e o Teams não me alertou para uma reunião.

Nesse aspecto, o Google Meet é bem superior. Compartilhamento de tela funciona bem, distribuição de arquivos idem, com GSuite a gravação é fluida e a sua integração com o Calendar e os demais apps G é funcional. Até o Skype é mais ajustado que o Teams, ao menos na vez que usei.
Pelo que percebi, o Slack encaixa bem com os apps Google tbm - apesar de que é possível integrar Slack e Jitsi Meet, o que permite fugir um pouco do Google nisso.
Por mais que a MS tenha avançado em serviços do tipo, me parece que a Google ainda está na frente

1 curtida

Esses dias li por aí que o Google é a empresa com as melhores tecnologias, mas não sabe vender,
dentre outras trapalhadas.

A Microsoft é bem boa nisso, tanto que onde trabalho, é full Microsoft, usamos tudo que o pacote office oferece como o Office claro, o Teams, o Stream (espécie de Youtube), o Sharepoint (sites internos), o Yammer (tipo um Facebook interno), o Planner (gerenciador de projetos), dentre outras centenas de aplicações que atende quase tudo na empresa.
E o desenvolvimento ainda usa Azure, tendo inclusive meu gerente ter comentado que a ideia é colocar tudo na Azure, já pediu para estudarmos Arquitetura Serveless.

2 curtidas

Quando você tem o dominio do mercado de Desktop, facilita vc vender as suas soluções numa plataforma que já é sua. As soluções da Microsoft já são usadas no ambiente empresarial a décadas, não é fácil para outro player entrar.

A função de galeria ampliada foi implementada na versão web do teams, agora é possível usar inclusive o together mode. Espero que essa e outras funções venham para o aplicativo de Linux nas próximas atualizações.

2 curtidas

Já devem ter falado então vou só reforçar. A versão web não teria todas essas funções que vc precisa n? Vc realmente precisa somente usar a versão Desktop? Acho que vale um teste na versão Web.