Microsoft planeja um Windows Subsystem for Android

Já é possível rodar aplicativos de Android no Windows graças a ótimas opções de emuladores como o BlueStacks, porém, de acordo com Zac Bowden (@zacbowden) do Windows Central, o ano de 2021 tem grandes promessas para o Windows e deve ser possível baixar aplicativos de Android no sistema diretamente da Windows Store.

Ainda de acordo com Zac, o projeto se chamaria projeto “Latte” e tem o objetivo de trazer o Android nativamente para o Windows de forma similar ao que foi feito com o Windows Subsystem for Linux (WSL). Seria inserido um subsistema Android que poderia ser usado em paralelo para reproduzir aplicativos nativamente.

Para submeter os aplicativos para o Microsoft Store, bastaria que os desenvolvedores mudassem um pouco o código para que eles pudessem rodar como MSIX, além de retirar o suporte ao Google Play Services já que ele está disponível apenas para instalação em aparelhos com Android ou Chrome OS nativos.

Já é possível rodar apps de Android no Windows com emuladores e com alguns celulares da Samsung, mas essa nova iniciativa traria algo ainda mais estável e rodando diretamente no sistema. Levando em conta que o WSL ganhará suporte a aplicações GUI Linux e aceleração de GPU, não é estranho especular que o Android vá seguir o mesmo caminho.

Com suporte nativo a aplicações PWA, UWP, Win32, Linux (via WSL) e, em breve, para Android, o Windows está se tornando uma Torre de Babel com potencial para ser uma hegemonia ainda maior, tornando-se o mais próximo que teremos de um sistema universal. Claro que isso é tudo um ponto de vista, mas não custa sonhar, não é mesmo?

3 Curtidas