Uma atualização um tanto inusitada foi lançada pela Microsoft para versões antigas do Office. Basicamente é um software que coleta informações do sistema do usuário para que a empresa saiba mais sobre quem utiliza as versões do Office sem suporte, ou que estão prestes a perder.
A atualização KB5021751 será contraída automaticamente pelo Microsoft Update e também pode ser baixada e instalada manualmente, mas por que alguém iria querer isso?
Segundo a descrição, a atualização pretende ajudar a Microsoft a identificar o número de usuários que utilizam diversas versões ultrapassadas da suíte de escritório, incluindo o Office 2013, que perderá o suporte em 11 de abril, Office 2010 e Office 2007. Ela funcionará de maneira silenciosa sem instalar nada no dispositivo do usuário e a empresa garante que não há vírus.
Não sabemos ao certo qual a pretensão da Microsoft com este movimento, segundo o site The Register, esta poderia ser uma forma de otimizar os anúncios e ofertas para estes usuários, mas eles ressaltam que a empresa poderia ser mais transparente em relação a quais dados estão sendo coletados. Qual a sua opinião sobre este tipo de atualização?