Microsoft Office: Versões antigas, sem suporte, recebem atualização inusitada

Uma atualização um tanto inusitada foi lançada pela Microsoft para versões antigas do Office. Basicamente é um software que coleta informações do sistema do usuário para que a empresa saiba mais sobre quem utiliza as versões do Office sem suporte, ou que estão prestes a perder.

A atualização KB5021751 será contraída automaticamente pelo Microsoft Update e também pode ser baixada e instalada manualmente, mas por que alguém iria querer isso?

Segundo a descrição, a atualização pretende ajudar a Microsoft a identificar o número de usuários que utilizam diversas versões ultrapassadas da suíte de escritório, incluindo o Office 2013, que perderá o suporte em 11 de abril, Office 2010 e Office 2007. Ela funcionará de maneira silenciosa sem instalar nada no dispositivo do usuário e a empresa garante que não há vírus.

Não sabemos ao certo qual a pretensão da Microsoft com este movimento, segundo o site The Register, esta poderia ser uma forma de otimizar os anúncios e ofertas para estes usuários, mas eles ressaltam que a empresa poderia ser mais transparente em relação a quais dados estão sendo coletados. Qual a sua opinião sobre este tipo de atualização?

2 curtidas

Imaginem o que essas corporações não espionam os usuários…vejam só esse caso, é certo que eles não fizeram exatamente segredo sobre isso, mas, mostra como eles podem observar os usuários de forma discreta.

Minha última experiência ruim, foi a M$ “sequestrar” meu PC, para que eu pagasse outra licença.

Nada muito diferente de encostar uma arma e exigir dinheiro.

Minha filha tinha comprado outro PC, que veio com o XP e a devida licença – só que ela não gostou, mandou instalar outra versão – e eu fiquei com a licença.

Instalei o XP no meu PC, registrei na M$, aceitei as atualizações regulares – tudo conforme o figurino.

Era chato, porque, volta e meia, eu precisava “zerar”, instalar de novo, registrar de novo, e… baixar de novo todas aquelas atualizações – que iam se acumulando e demorando cada vez mais, com o passar do tempo.

Um dia, não aceitou mais minha licença. – Será que a “licença” tem prazo para acabar? – Não sei, nem procurei saber.

Ao baixar as atualizações, apareceu um “aviso” enorme, na frente da tela, dizendo que eu precisava comprar uma licença “válida”. – Esse aviso se colocava na frente de qualquer janela de aplicativo que eu abrisse, tornando inviável eu fazer qualquer coisa com o computador.

Notei que aquele trambolho só aparecia já no final das atualizações. – Devia ser uma das últimas, mais recentes.

“Zerei” tudo. Instalei outra vez o XP – e não registrei, e não aceitei mais atualizar coisa nenhuma.

Foi somente assim, que consegui voltar a usar meu PC. – Usei por mais 1 ou 2 anos – até completar minha “migração” para o Linux (tratei de agilizar), e deletar o Windows de uma vez para sempre.

Portanto, esse é verdadeiro “alcance” que vejo para se temer, nessas pegadinhas. – Não é só “não espionar”. – É estabelecer controle ativo, atuante, sobre o PC.