Microsoft comprou a Bethesda

Fala pessoal do Diolinux.
Lancei um um vídeo no ar sobre a aquisição da Bethesda/zenimax pelas mãos da Microsoft.
Queria saber a opinião de vocês, ainda mais na esperança de ver um dia os jogos da Bethesda portados definitivamente pro Linux. o que vocês podem esperar agora?
Na descrição dos vídeos eu coloquei documentários antigos sobre a guerra dos navegadores, filme piratas do vale do cilício e o documentário revolutionsOS para levanta uma questão antiga sobre a questão dos monopolíos.

1 curtida

Jogos Bethesda usam Id Tech, cuja engine é amigável com Proton.

Sinceramente… Eu não estou muito feliz, não sei o que esperar a partir de agora.

Cara, tenho um monte de perguntas sem respostas.
Queria até saber a opinião do diolinux e o cara do TI para comentarem essa aquisição.
Eu simplesmente não estava esperando por isso.
Me parece que estou vendo um filme antigo com a Netscape brigando por existir, só que hoje vejo nesse lugar a Nintendo e a Sony no lugar da Netscape.

1 curtida

Os jogos da Microsoft geralmente tem compatibilidade com o proton, Age of Empires II (2013) e Sea of Thieves são alguns exemplos, o problema é a distribuição, se continuar pela Steam, então, provavelmente terá como jogar no Linux.

Pra mim, esse medo da Microsoft não faz sentido, vai ser mantido os acordos de exclusividade com a Sony, além de acordos entre as duas empresas: matéria do Voxel e News da Microsoft. E sobre as guerras dos navegadores, hoje a gente acha um absurdo navegadores pagos, isso é porque a Microsoft não colocou preço no Internet Explorer, hoje a gente acha que todo sistema operacional vem com um navegado, isso também começa com a Microsoft. Mas pra mim, é só mais um motivo pra comunidade Linux ter medo da Microsoft, sendo que isso se passou mais de uma década atrás.

2 curtidas

Tambem não sei não, talvez eles tirem os jogos deles do GeForce Now, e só deixem no Xcloud, antes eles já não lançavam muitos jogos para Linux, agora eles vão parar completamente

Somente a Nintendo, Sony ainda está mais “acomodada”

Desde que jogos continuem na Steam e os novos sejam lançados por lá tbm esta tudo de boa.

A IBM comprou a Red Hat, algo que se volta para todo o mercado open source. A MS comprando a Bethesda não é menos problemático do que a Tencent ser dona da bagaça toda. A galera se emociona e se desespera cedo demais antes de ver qualquer mudança (é o mesmo tipo que correu do github sem motivo técnico, mas porque a MS comprou).

Qualquer coisa que se fale é especulação e não como se a nossa opinião fosse mudar algo, então eu espero para comentar fatos, realmente ganhar views não é objetivo nesse caso. Se por conta da MS, a Id quebrar os jogos com Linux de propósito, esse é um assunto interessante. Mas até isso é importante analisar com frieza, o mundo de games no Linux não é tão importante assim para que essas empresas façam manobras pensando nisso.

Veja o caso do Fall Guys, o EAC que eles adicionaram recentemente fez com que o game parece de rodar no Linux por enquanto, mas eles não fizeram isso para eliminar os jogadores Linux, isso foi um efeito colateral.

Se a Id parar de usar Vulkan e usar só DirectX (Vulkan roda no Windows também), é só uma consequência da holding, Ninguém melhor que a MS deve ter expertise para otimizar games para o DirectX, nada melhor do que usar tecnologia “da casa”. Eles não fazem isso para evitar que rode no Linux (até porque o DXVK taí pra isso), eles fazem porque é uma coisa lógica de se fazer.

As consquências disso podem ser diversas, e o mercado de games é muito diferente. Quem diria, mas comprar um Xbox por exemplo (modelo S ao menos), pode ter um melhor custo benefício do que comprar um PC gamer para muita gente. Tem game Streaming, e o mercado mobile é crescente.

Jogos de PC é um mercado gigante, mas é cada vez mais nichado e isso deve se intensificar ao longo da próxima década.

Sobre comentar o evento, acho que esse texto já cobre, mas se vai ser bom, se vai ser ruim, é melhor esperar para ver e não ser precipitado. Não sofram com antecedência (por nada).

Abraços! :slight_smile:

6 curtidas

A Nintendo é tipo a Apple do mundo dos games, eles meio que criam suas próprias regras e vivem num mundo paralelo haha.

3 curtidas

Minha maior preocupação é que a ID Software era uma das grandes desenvolvedoras que estavam utilizando Vulkan como principal API gráfica pra desenvolvimento de jogos e agora passarem utilizar apenas o Directx 12. Quanto mais utilizado e mais forte for Vulkan, melhor pro Linux, maior é a chance de jogos, mesmo que não sejam nativos, sejam compatíveis sem grandes problemas.

1 curtida

Eu entendo a preocupação.

Se você for ser otimista, a MS pode estar comprando justamente o conhecimento em Vulkan, tecnologias abertas, assim como o Linux, podem ser interessantes para construir um produto.

Daqui a pouco eles podem reduzir os custos em desenvolver o DX e fazer um XBOX full Vulkan, já pensou?

Se eles quisessem boicotar o vulkan mesmo, o primeiro passo era sair do Khronos Members - The Khronos Group Inc como patrocinador, e outra, poderia bloquear o vulkan de rodar no Windows. Muito mais barato e eficaz para boicotar a tecnologia do que comprar uma empresa para mudar a cultura dela.

4 curtidas

Entendo, Dio. Também quero ter uma visão otimista, seria realmente muito bom que isso tudo acontecesse.

Mas sobre um outro ponto de vista, se você pode ter alguma influência sobre a tecnologia que é uma concorrente da sua por que não ter? A Microsoft já teve problemas de antitruste no passado, talvez por isso seja mais cautelosa ao simplesmente bloquear coisas de funcionarem no Windows. Querendo ou não o histórico da Microsoft não é de ser uma empresa competitiva, mas sim de minar qualquer sombra de concorrência que possa ameaçar seus monopólios.

A definição de “não confiável” é dada por outro órgão nada confiável, o estado. Eu acho que empresas não são pessoas (soa engraçadamente óbvio, mas às vezes a gente fica personificando elas) e a MS não é exatamente a mesma empresa da época, ela é um reflexo de quem a lidera momentaneamente.

Uma empresa tão grande assim tem setores tão diferentes que cada qual pode ter interesses diferentes. A divisão Azure talvez ame o Linux, a do Xbox não se importa, a de Desktop quer que o Linux funcione só dentro do WLS (talvez? vai saber).

Meu ponto é, ainda assim, existem pessoas que tem pensamentos individuais dentro de cada um desses setores, e as ações tomadas geralmente seguem “o que é melhor” para o sucesso de cada um desses setores (é assim que os funcionários ganham aumento).

Qualquer pessoa que já liberou uma equipe sabe o quanto é difícil mostrar um projeto para que faça real sentido para todos, para que haja engajamento. Dito isso, antes de ficar super otimista, ou super pessimista, ou espero que algo aconteça e julgo o fato do meu ponto de vista.

Não como se tentar prever o que vai acontecer pudesse influenciar no resultado.

O que pode acontecer com a compra da Bethesda pela MS? Cara, MUITA coisas. Coisas boas, coisas ruins, às vezes duas ao mesmo tempo. A única coisa que você tem controle, são as escolhas que você faz. Ser frustrado porque algo que você gostava mudou meio que faz parte da vida.

1 curtida

A Nintendo não está brigando pra existir não, eles estão até bem tranquilos essa geração. Venderam mais unidades do Switch do que a Microsoft vendeu do Xbox One.

1 curtida

A Nintendo cria seu próprio mundo. Não é surpresa que o Nintendo Switch tá vendendo muito :thinking: :v:

Provavelmente é um combo de fatores. O preço não é proibitivo, ainda que não seja super barato. A Nintendo tem a sorte ou competência de ter jogos e séries que marcaram a infância de muita gente que compra o Switch hj, Mario(s), Pokémon, Zelda, etc. Eles tem o próprio ecossistema, produzem “pouco”, se comparado com outras gigantes do setor, e isso deve gerar uma bom lucro.

É tipo a Apple mesmo, mesmo tendo de 15% a 20% do mercado mobile, é capaz de lucrarem mais que a Google.

4 curtidas

Eu ainda aposto em um futuro onde teremos o Gamepass para Linux.

Acho que é questão de tempo, até o modelo ter mais usuários (já são 15 milhões).

Talvez em parceria com a Valve.

2 curtidas

Entendo, Dio. É que eu gosto de ter os meus jogos no Linux, e o Vulkan é um dos pilares que sustentam o Linux gaming hoje. Mesmo utilzando as ferramentas de compatilidade requerem que o Vulkan esteja em igualdade de funcionalidades com o DirectX, principalmente o 12, cuja a implementação através do VKD3D ainda não é tão boa quanto a do DirectX11 com o DXVK. Se o Vulkan começar a ficar pra trás, vai voltar a ser o que era antes quando se dependia apenas do OpenGL pra fazer essa tradução.

A vida vai continuar como sempre, mas com um poquinho menos de graça kkkk

1 curtida

Microsoft comprou a Mojang e manteve o suporte a todas plataformas que já tinham…
Acho compreensível esse medo da Microsoft até mesmo pelo passado “sombrio” que ela teve…porém hoje em dia ela melhorou bastante…ainda mais depois da saída do Steve Ballmer e com a entrada do Satya Nadella.
Espero q a Micro… consiga atualizar a engine deles,não a IDtech e sim Creation engine que vem sendo polida e reciclado desde 2011 com o lançamento do Skyrim…
Vejo com bons olhos essa compra pq a Bethesda não tava mais fazendo jogos com a mesma qualidade de antes…
Provavelmente os games que já estão na Steam vão continuar por la… já os novos eu não sei…mais acredito q vão continuar sendo publicados por la como foi o caso do Halo: Master Chief Collection
Sobre o Vulkan acho que é como o @Dio disse :

Já que o Doom é o case de maior sucesso usando essa API…

Não vejo com maus olhos essa aquisição ainda mais com uma empresa Gigantesca como a do Tio Bill…espero q eles evoluam a Bethesda a outro patamar…

2 curtidas

Minha única esperança quanto a isso funcionar no Linux é se for através do Xcloud, se ele tiver alguma interface web que possa ser utilizada através do Navegador em qualquer sistema.