Microfone sem funcionar e bluetooth sem conectar

Oi, gente!
Estava utilizando o google meet e do nada o microfone do meu notebook parou de funcionar. Fui ver o que houve e percebi que ele passou a chiar quando aumentava o volume dele. Procurei bastante possíveis soluções mas nada funcionou. Reinstalei o alsamixer e afins, e nada de funcionar. O único modo que o microfone funciona é quando conecto um fone de ouvido com microfone embutido.
Por eu ser professora e precisar levar meu notebook para o trabalho, surgiu em mim uma ideia de conectar fones de ouvido sem fio para conseguir me locomover pela sala de aula. Porém, depois desse acontecimento do microfone, meu notebook não está mais conectando qualquer dispositivo de fone de ouvido que possua microfone. Não sei o que fazer, até porque sou um leiga em tentar resolver esses problemas/bugs.
Alguém poderia me ajudar??

2 curtidas

Seja bem vinda ao fórum @Samanthajoyce!

@eddiecsilva, você que usa Debian e tem contato com microfones, consegue nos ajudar nesse caso?

2 curtidas

Olá @Samanthajoyce tudo bem contigo?

Passa mais algumas informações sobre o modelo do seu notebook e quais os fones que você testou. O Debian apesar de ser uma distro muito boa, pode ser bem temperamental com alguns hardwares.

Informações úteis:

• versão do debian
  • modelo do notebook
  • modelo do fone sem fio

Como tudo funciona bem e em algum momento parou, podemos supor que alguma atualização teve um efeito negativo no seu hardware. Assim que você (ou a Sra… desculpe) passar as informações, poderemos tentar encontrar uma solução.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Oi! Passo sim.

Debian: Debian GNU/Linux 9 (stretch) 64-bit
Notebook: Positivo I341TAI
Fone de ouvido: KTS F-450BT

Qualquer dispositivo que tento conectar através do bluetooth que possua microfone integrado não conecta de jeito nenhum.

Obrigada por responder e pode me chamar de você, sem problemas :slight_smile:

1 curtida

Olá @Samanthajoyce , fiz uma pesquisa aqui e o Debian Stretch parece ser meio temperamental com bluetooth.

Existem muitas queixas sobre isso na Web, minha sugestão é garantir que todas as atualizações estão instaladas, utilize a loja de aplicativos (Gnome Software) para baixar todas as atualizações.

Durante a inicialização, observe se é exibida alguma mensagem de erro - isso pode dar algum indício sobre o problema. Você pode utilizar no terminal o o comando abaixo e ir lendo a tela para verificar se existe algum erro visível.

sudo dmesg

Provavelmente você verá uma quantidade enorme de texto, então basta ir rolando a tela com o mouse. :wink:

:vulcan_salute:

Algum motivo em ainda usar a versão 9 Stretch?

Digite no terminal:
sudo apt install pavucontrol

E tente configurar por lá.

Deixe mais ou menos assim:
image
image

Oi! Sempre atualizo, porém continua com a mesma bronca.
Coloquei no terminal o comando e tive essa resposta