Microfone não funciona no linux somente as saídas - Resolvido

Olá pessoal, meu microfone não está funcionando, apenas a as saídas de som funcionam normalmente.

Eu to usando o Q4OS (Debian 11) no lspci minha placa é essa:

marcos@marcos-tobefilledbyoem:~$ sudo lspci -nnv -d 8086:1c20
00:1b.0 Audio device [0403]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller [8086:1c20] (rev 05)
        Subsystem: ASRock Incorporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller [1849:0397]
        Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 28
        Memory at f7100000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16K]
        Capabilities: [50] Power Management version 2
        Capabilities: [60] MSI: Enable+ Count=1/1 Maskable- 64bit+
        Capabilities: [70] Express Root Complex Integrated Endpoint, MSI 00
        Capabilities: [100] Virtual Channel
        Capabilities: [130] Root Complex Link
        Kernel driver in use: snd_hda_intel
        Kernel modules: snd_hda_intel

Mais informações sobre o audio:
https://termbin.com/vhvo

Não sei o que acontece mais parece que minha placa de vídeo também tem um driver de som, não sei se é ela que tá fazendo isso ou se é outra coisa.

Faz um teste muito simples: baixa a última versão do Ubuntu LTS (22.04) e crie uma Live USB, inicie por ela e se funcionar por lá, é problema de firmware. Distribuições baseadas no Debian são um “pé no saco” em relação a firmware.

Antes de instalar a distro atual eu já tinha saido do Ubuntu 22.04, seja em live CD ou instalado o sistema não gravava som.

Olá.

O seu microfone é qual?
Que tipo de conexão ele utiliza?

Trata-se de um notebook ou um desktop pc?
A “placa de som” Intel HDA é bem comum.

Você ja usou o Pulse Audio Volume Control? Nele consegue verificar os canais de saída e o canais de entrada e habilitar ou desabilitar o que sai ou entra áudio. Ou até o Alsa Mixer que é mais de baixo nível para mudar direto no hardware.

Eu não lembro a marca do microfone, na verdade é um headset com um microfone embutido. A conexão é P2

Só sei que ele não tem nenhum problema de funcionamento no Windows, mas no Linux não grava.

É desktop mesmo, a placa de som é da placa mãe Asrock H61M-HVS.

Eu tentei ambos alsamixer e Pulse Audio Volume Control mas sem sucesso.

No Controlador de volume do Pulse eu consigo selecionar o microfone frontal e o micro fone traseiro (sendo este que utilizo) e até diminuir e aumentar o volume mas na hora de gravar o gravador nem dá play, e nas vezes que dá play não grava som nenhum.

Já no alsamixer eu não consigo de forma alguma aumentar o volume do microfone, sempre fica em 0%.

Agora pouco desmontei o PC, a placa de vídeo não está interferindo com a placa onboard.

Em algum momento você teve ele funcionando em algum sistema Linux?

Tempo atrás eu tive longo diálogo por aqui com uma pessoa que tinha o mesmo problema. E foram vários testes. E nem lembro o desfecho… muitas conversas, rs.

Qual programa está usando para capturar o som?

Nas configurações do programa você selecionou o canal de entrada adequado? Você pode ir no pulse audio volume control, marcar o “Line In”, “Aux In” ou “Mic In” não sei como aparece ai para você. Marque ele para ficar ativo, coloque o volume num tanto e se estiver chegando áudio uma barrinha de vu meter fica mostrando sinal. Certifique que o mute está desmarcado ou seja “não mutado”.

Caso esteja tudo certo e mesmo assim não chegar sinal de áudio então tem algo errado em configuração, driver, etc.

O painel de som do PC possu plug separado de mic e headphone/speaker né? ou é daqueles de 3 pistas?

Igual um colega falou ai anteriormente, vale testar com uma Live Iso de um Ubuntu Studio que é focado em multimídia e portanto vem com muito mais módulos e drivers para diversos periféricos.

Aqui estão duas thread com muitas informações de diagnósticos.
Procedimientos similares:

Testei dois programas, o Audacity, que deixa escolher várias fontes de gravação e também o Sound Recoder do GNOME em Flatpak que é mais simples.

Há muito tempo atras eu tinha testado o linux e o microfone funcionava, mas não lembro se a placa mãe daquela época era essa que eu tenho atualmente. Eu testei vários canais de entrada e sem sucesso, no controlador do pulse eu consigo selecionar os canais e mexer na barra de volume, mas isso não resolve o problema.

A placa onboard de som é de 3 pistas mesmo, o headset tem um conector individual: um é pra som e outro é só do Mic.

Eu já vim do Ubuntu 22.04 LTS e o problema era igual, agora que você mencionou… vou dar uma olhada na versão Studio do ubuntu, mas por hora eu posso concluir que tem alguma coisa mal configurada no Alsa/Pulse, algo que uma interface gráfica não mexe.

Alias tem algo errado no alsamixer que é na seleção do canal de gravação:


Todas as barras estão em null.
Front Mic, Line, Rear Mic
A barrinha de Capture e a Digital não tem ligação com a entrada de som, ao menos com elas ali o som não grava.

Eu não consigo, de forma alguma, tornar essas entradas no alsamixer ativadas.

Conclusão, no controlador de volume do Alsa eu só to conseguindo aumentar e diminuir volume do mixer Capture enquanto os demais estão inativos.

Edit: Acabei de avaliar a LiveCD do Ubuntu Studio e por lá o problema é igual, até no alsamixer as barras de volume inativas por lá. enfim, o problema é de configuração.

Tem algo errado entre o Alsa e o módulo de som no kernel…

Certo.

Vamos lá, uma coisa chamou atenção sobre os conectores.

Quando você diz que o pc é de 3 pistas ou seja daquele padrão tipo celular 1 só conector que funciona para os headphones e mic junto, certo?

Se sim, e você disse que o headset tem os plugs separados o de mic e o de som estéreo, como você esta ligando isso no pc? Está usando um adaptador que pega os dois plugs e converte em um só estéreo+mic juntos?

Você tem headset padrão de celular ai? Se sim, ja espetou ele direto e testou?

A questão de aparece null em certos itens é como se ele não esta detectando ou não presente no hardware. Então temos ainda a possibilidade de haver alguma outra configuração externa.
No setup do pc, como está a configuração do som interno? Habilitado todas as funções? Tipo som Azelea Codec, ou Intel HDA, sempre ligado?

A questão do kernel e sistema nesse caso penso que a chance de serem eles o problema é próximo de zero pra não dizer zero. Estamos falando de uma conexão direta, ou seja plug 3.5mm simplesmente é um conexão de áudio analógica direta e se a os drivers e módulos carregaram a Intel HDA assim como você mostrou no primeiro post, em termos de soft tudo deve ficar habilitado e não existiria null.
Por isso desconfio de ser ou questão de conexão física que não está dando certo ou configuração do codec/audio no setup do pc.

O padrão deesa controladora de áudio Intel HDA é muito default em tudo quanto é sistema, Windows usa mesmas especificações para usar desse controlador assim como linux no nível mais baixo junto ao alsa na camada antes do pulse, saca?

Enfim, é preciso dar um verificada desde o setup da máquina, testar as conexões físicas vendo essa questão dos plugs, testar com headset de celular se for o caso e outras coisas.

Estamos falando de conexão direta analógica e não que precisa de conversões e outros protocolos como USB, por exemplo.

Veja o padrão em diagrama:

Plug p2 stereo padrão
image

plug composto tipo celular

Qual é o padrão no seu pc e qual é o padrão do seu headset?
Se são diferente, tem que usar adaptador senão conflita os canais e não funciona.

Se o headset possui dois plugs separados tem que usar adaptador para plugar ele no pc que é conjunto:

image

1 curtida

Me desculpa, de verdade, eu achei que quando vc mencionou “3 vias” eu achei que você estava se referindo aquelas 3 saidas que tem na placa de som: Speaker (verde), Mic (rosa) e o Line In (Azul claro). No caso eu estava falando da segunda opção, um cabo pra ouvir e outro só pro microfone mesmo.

Depois de procurar informações na Web, eu estou quase certo de que é de fato um problema com o módulo de Codec VIA porque ao observar o código fonte eu ví que chip VT1705 não está inclusa na relação com os codecs de gravação, talvez isso explique o porque do som não gravar.

Agora me resta pesquisar por modelos e codecs compativeis e recompilar o módulo.

Ahhhhhhh rs
tranks…

Agora sim faz mais sentido.
sua controladora segue a especificação Intel HDA, mas no caso “encapsulada” com chips codec VIA…

Ahh ai tem que pesquisar mesmo.
Nesse caso faça um teste com a MX Linux base debian eles adicionam vários módulos ampliando drivers. Quem sabe…

1 curtida

Eu analisei o código fonte do módulo de som e mesmo fazendo algumas alterações pequenas, e testando repetidamente, eu decidi experimentar distribuições com um kernel mais antigo.

Logo de primeira, ao testar o Puppy Linux (tahrpup64 6.0.5) que utiliza o kernel 3.14.54, o driver de som estava funcionando perfeitamente, seja pra escutar e pra gravar som.

Então eu concluo que desde o kernel 3.14.54 até o 5.10.0 houve alguma regressão de funcionalidade com o meu driver aqui, agora eu vou ter que analisar os códigos de ambas as versões, traçar as diferenças e tentar recompilar o kernel mais uma vez.

Ao menos estou contente por saber onde tá o problema, agora o ruim é o tempo que vou demorar pra achar o erro.

Consegui resolver o problema, eu estava errado por achar que o modulo estava com problemas, quer dizer, não tinha problema mas também não tava bem configurado.

Ao voltar pro sistema já instalado no PC eu resolvi ligar todas as entradas e saídas de audio no alsamixer, até mesmo as que não tinha ligação alguma com o canal de entrada de som.

Depois de ligar tudo e testar a gravação de som, o microfone misteriosamente voltou a funcionar, era problema de mapeamento das entradas e saídas de som, espero que corrijam esse problema no módulo, agora é partir e melhorar a qualidade de gravação. Obrigado aos que tentaram ajudar. Resolvido!

Edit: Esqueci de mencionar que eu antes de resolver o problema, eu tinha excluído o arquivo “/etc/asound.conf” e liguei todos os volumes do Mixer e reiniciei o PC.

1 curtida

Olá.

Então, acontece que o suporte oficial da VIA para Linux nesse caso existe até o Ubuntu 12.10. Da mesma forma os módulos/drivers no kernel foram tratados como legado e os itens específicos do codec via não fazem mais parte da árvore, por isso não funciona out of the box assim como qualquer controladora Intel HDA da intel que é o caso da minha, roda em qualquer distro com suporte completo e nativo.

Assim, não é uma questão de regressão de kernel e sim porque não é mais previsoto o codec Via específico. Porém a parte do standart que é a especificação Intel HDA ela esta toda coberta. Então é preciso realmente fazer esse trabalho de remapear ou mudar o caminho de modo que ele ignora a questão de usar o codec via em si e use somente a especificação hda bruta.

Legal. Isso ai, questão é essa, arrumar modo de fazer um “bypass” da parte específica da VIA e usar o hardware de forma bruta. Que bom deu certo ai.

É isso que falo com muitos que não deve comparar Windows (a famosa frase, “no windows funciona”) porque lá além do dinheiro envolvido os fabricantes dão o suporte e ajudam manter os drivers mesmos os legacy. E o windows carrega a tranqueira toda de milhões de anos, e é por isso mesmo que ele passa muitas dificuldades ao tentar prever maior número de cenários possíveis… coisa que ele vem mudando na política e o win11 está ai pra isso.
Enfim, no outro lado digo que não vale comparar porque estamos falando de um kernel open com muitas empresas (inclusive a MS) e outros ajudando a manter, mas infelizmente muitos fabricantes estão “cagando” porque a quantidade de usuários desktop em sys linux é muuito menor. Até entendo, regras de negocios. Mas daí é importante diferenciar e não culparmos os sistemas linux, pois são fantásticos e não culpados, sim os fabricantes.
Por outro lado, hardwares Intel, AMD e agora até a Nvidia (inicialmente) já entendem a necessidade de serem responsáveis por melhorarem a experiência de seus consumidores fornecendo suporte mais adequado.

eheh é um diálogo bem grande né, mas queria só dizer disso que o quanto mais pudermos promover os pingos nos “is” melhor.
Windows é um sistema, Sistemas com Linux são outros sistema e cada um top em suas forças.

Mas por fim sou mais Linux kkkkkkkkk
Abraço ae cara!

1 curtida

Pois é, concordo plenamente. Felizmente o linux esta ganhando muita forca e ja superou muitos dos lados negativos que eram nada convidativo para os mais leigos, seja em UI, Ux, e tarefas multimídia, tanto a intel como a microsoft usam linux, entao era de se esperar que veriamos colaborações com o sistema.

Embora eu ja tenha resolvido o problema eu vou continuar procurando por coisas a melhorar pois o chip VT1705 nao tem uma configuracao propria, entao espero ajudar os mais leigos ou os que nao tem disposicao pra mexer com o código fonte. Vlw.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.