comprei um acer aspire linux gutta, não consigo ativar o microfone dele de forma alguma. ele tem microfone, o volume de saída está ok, porém o nível de saída está bloqueado e não consigo mexer nele
Oi @amandagsouza!
Esse Gutta é complicado, se pesquisar por aqui, verá que outros também estão com problemas.
Pelo q eu entendi, trata-se da versão comercial do Deepin.
Consegue enviar um print da tela completa?
essa é a parte que tem os controles de som, saída funciona normalmente. o que não vai de jeito nenhum é o microfone
Olá!
Ali em “Dispositivo de Entrada…” está apontando para a entrada analógica de plug pelo que parece. Está com microfone externo conectado na entrada de plug?
Normalmente, a identificação de microfone do próprio notebook costuma ser “Internal Mic…”, “Microfone analógico interno”, “Microfone Interno Stereo…” tipo isso.
Chegou a clicar nessa lista e ver se abaixo tem uma outra opção de dispositivo para ser selecionado?
Confirmei minha suspeita quanto a base do Gutta.
@amandagsouza vc está com 1 microfone externo conectado?
E se conseguir tirar 1 print da lista, melhor ainda.
Ola bom dia! então, não tem nenhum microfone ligado e não tem mais nenhum microfone disponível na lista. Na foto abaixo eu mostro que não tem nenhum outro na lista.
Olá.
É uma pena esses fabricantes e seus distribuidores não atentarem para fatos básicos né? Nem a Dell que envia com Ubuntu certificado faz um trabalho real e bom de otimizar o sistema efetivamente para seu hardware. Fica tudo parecendo que o ruim é o “Linux”.
Enfim, uma alternativa para verificar é testar um mic externo para ver se ele ativa essa entrada e funciona. Com isso entenderemos que ele não esta mapeando por padrão o mic interno (passe qual é o modelo específico do seu notebook).
Daí, teremos como começar a analisar o porque o MIC interno não está listado dentre as possibilidades. Ao mesmo tempo, sugiro que você crie um pendrive com um sistema em modo Live para poder testar os periféricos. Conhece ou já fez isso?
Em macro etapas você precisa baixar um arquivo da ISO do sistema, depois gravar ele em um pendrive usando um app como o Fedora Media Writer ou Balena Etcher ou Raspberry Pi Imager.
Pensando que o Linux Guta tem base debian algo mais similar é:
Tomando o Ubuntu 22.04.2 LTS como referência, clique no link e baixe o arquivo da ISO (direto do site oficial):
Depois baixe o programa que fará o pendrive para boot via USB:
https://downloads.raspberrypi.org/imager/imager_latest_amd64.deb
Ou instale esse app “Raspberry Pi Imager” pelo terminal
sudo apt install rpi-imager
Após instalado você, insira o pendrive que vai ser apagado e recebera o sistema;
Abre o app “Imager” e nele você desce a lista até encontrar gravar uma imagem personalizada clique e posteriormente localize o arquivo da imagem do Ubuntu que baixo anteriormente;
Selecione o arquivo e mande ele gravar tendo certeza de que está mandando gravar sobre o pendrive; Aguarde até terminar e tire o pendrive.
Bom, assim de qq forma mesmo que nem utilize o pendrive para dar boot em sistema modo Live nesse instante terá uma ferramenta de emergência ai.
@amandagsouza vc tem um pendrive de pelo menos 4gb por aí?
A minha dica é vc testar com outra distribuição, se o microfone funciona. Do contrário poderemos te passar “mil testes” e a solução era simples: microfone com defeito de fábrica.