Microfone interno não funcionando (pop os 20.04 + Lenovo ideapad 320)

Olá a todos!
Sou iniciante no mundo do Linux, tenho uma pequena experiencia pois meu pai costuma utilizar. Recentemente migrei para o Pop_os de vez, e só agora notei que eu estou com esse problema no microfone. Já tentei diversas dicas que estão em todos os fóruns que conheço, mas até agora nada. O que acontece é que o microfone do próprio notebook parece não funcionar/fica extremamente baixo. Os de fone que eu plugo no notebook funcionam. Já tentei alterar o volume do microfone via Pulseaudio, naquela opção de right/left que não sei muito bem o que exatamente altera. E a princípio funciona! Porém quando eu excedo o volume selecionado ao falar (realizei os testes enviando audios no whatsapp web) ele volta automaticamente para o padrão que deixa o microfone inoperante. Uma ideia que me surgiu nas inúmeras vezes que isso aconteceu é talvez algum cancelamento de ruído automático que está fazendo isso.
Para ficar mais claro o que eu estou tentando explicar:


Assim é do jeito que o fone funciona (Se diminuir tanto o direito/esquerdo funciona)


Assim é o padrão que ele reestabelece automaticamente, situação onde o microfone para de funcionar.

Agradeço desde já a atenção de todos!

Olá, vc chegou a ver nas configurações de seu popOS se está aparecendo a quantidade de ruido capitado do microfone corretamente, e se está no “volume” máximo o seu microfone?
Ex:
image

Sim, foi a primeira coisa que chequei, e esta tudo em ordem:


Possuo um lenovo do mesmo modelo. Vi em foruns afirmando que, apesar do pulseaudio listar a entrada do microfone interno como stereo, esse modelo possui microfone MONO. para que ele funcione corretamente, vc precisa instalar o PAVUCONTROL, e nele reduzir todo o volume do “frontal direito” e ajustar o volume do esquerdo.

Feito isso, vc deve clicar no cadeado acima, pra travar os canais.
Recomendo definir o monitor de áudio interno estéreo analógico como “secundário”, clicando no “V”.

As vezes quando estou no Windows e faço reboot direto pro linux, o mic fica sem funcionar. aí preciso desligar o notebook e iniciar novamente.

Espero ter ajudado, ao menos foi assim que fiz o meu funcionar. O suporte não é dos melhores ainda no quesito audio.

E ai! Cara, funcionou, valeu. Eu já tinha visto algo parecido em alguns fóruns também, tentei várias vezes e nada. Ou eu fiz algo de errado, ou marcar a opção de “secundário” para o monitor de áudio interno estéreo é a solução. Muito obrigado mesmo!!

1 curtida

comigo tbm funcionou no fedora 32, mas tenho que baixar o volume toda hora, fica resetando e ficando R e L com o msm volume…