Microfone externo - p3 ou bluetooth

Bom dia gente!

Uso o Linux Mint 19.3 Cinnamon. Vi outros posts de pessoas com dificuldade em usar o microfone de fone de ouvido pela conexão p3, mas não achei a solução neles.

O que acontece, comprei tenho um fone de ouvido com microfone de entrada p3 e não consegui usar o microfone dele.

Ontem comprei meu primeiro headphone bluetooth. O audio sai tranquilo, mas também não consegui selecionar microfone dele pra usar no computador.

Vocês sabem o que pode ser?

ps: as vezes é difícil pro mint encontrar o BT do headphone, tenho que fechar e abrir o BT algumas vezes pra achar e parear. As vezes tenho que desparear para achar e parear de novo. É normal?

Creio q são casos específicos, um deste somente é um problema no p3 o outro tinha um fone p3 e o computador 2 entradas p2, questão de comprar um adaptador como foi dito como solução pra ele.

Eu uso um fone p3 a tempos e nunca tive problema em nenhuma distro que usei, fiquei uns 2 anos usando mint sem nenhum problema com o fone, so máximo preciso ir até as configurações de audio e selecionar o microfone.

Não entendi, vc tem um fone ou comprou um e ainda não testou ? e seu pc tem entrada p3 ?

Pode especificar qual o fone? e se o microfone funciona em outro dispositivo? tipo no celular?
tenho um fone BT q diz q tem microfone, porém nem no android nem no linux reconhece esse microfone, e ao abrir ele, vi que este microfone não existe realmente, so promessa.

Opa!

Tenho um, mas não encontro o microfone nos dispositivos de saída.
Tem sim, é uma entrada só. Nela tem o desenho de um headphone. Suponho que então seja p3.

É um BW-HP2 da Blitzwolf. O microfone funciona no celular, assim como fone com a entrada p3.

O microfone fica nos dispostivos de entrada, vc viu lá certo ?

Outra coisa que acabei encontrando aqui, para o microfone via BT funcionar vc deve fazer uma configuração no pavucontrol, se vc não tem este instalado basta executar esse comando no terminal:
sudo apt install pavicontrol
então abir ele, ir em configurações, encontrar o seu fone BT e mudar de A2DP para HSP/HFP, a consequência(pelo oq eu vi) é q vc terá uma fidelidade de áudio menor, porém seu microfone ira funcionar

Opa, sim ! Me confundi na hora de escrever ! hahaha

Entao, estou tentando fazer isso. Mas agora a dificuldade esta em conectar o BT no headphone.
Demora pra achar e quando acha, diz esta pareado mas não conecta. E também nao consigo remover o pareamento.

Horrível :frowning:

É, nao acha nem com o pavucontrol :frowning:

Mas desisti disso por enquanto. vou trocar de sistema e ver o que rola. Valeu pela ajuda!