Microfone do notebook não funciona, mas do fone sim

Bom dia,

alguém já passou por isso no pop OS ou relacionado?
Por padrão o microfone fica como se estivesse ausente, sem audio algum. Quando euu coloco um fone o microfone do fone funciona norrmalmente. Eu até ia deixar com o do fone, mas queria deixar o microfone do fone e ativar o speaker da maquina mesmo, mas nem isso funciona.

Alguém já passou por isso e pode dar alguma dica de como solucionar? No W10 nunca tive problema com isso kk

Nas configurações de som você pode escolher os dispositivos de saída e entrada de áudio.

Tentei trocar lá, mas só aparece a opção "Internal Microphone (Built-In Audio).

Daí o barulho quando gravo ou em call é mudo, as vezes da um ruido bem fraco e constante. Olhei o volume e tal e tta noo máximo, mas nada

Pelo que vi o motivo disso é que ele identificou o microfone como stereo, só que é mono. Daí eu tirando o volume de uns dos lados ele funciona, só que do nada ele volta a tentar pegar stereo de novo.

Resolvido, o que fiz…

No arquivo /etc/pulse/default.pa ccoloquei essa linha pra ativar a redução de ruido e ganho no volume.

load-module module-echo-cancel aec_args="analog_gain_control=0 digital_gain_control=0"

Fui em todos /usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/analog-input-*l-mic.conf e em ttodos Boost mudei o volume para zero.

Isso em conjunto com a anterior desativa o ajuste automatico de volume do Linux, o que fazia o Linux voltar o mic para stereo e ficar mudo. Por rodei o pavucontrol, fui em input cliquei no primeiro cadeado pra desbloquear as configurações do mic, abaixei um lado dele para zero e outro deixei no 100. Depois disso apenas cliquei no cadeado novamente pra travar tudo.

Isso resolveu, porém vale lembrar que se alterar o volume do mic terá que refazer o último passo.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.