Microfone do headset não funciona no kubuntu 20.04

Iai, galera blz?
Tenho um notebook Acer E5-574-307M e o Kubuntu 20.04 instalado, mas ele não reconhece o microfone do meu headset (Phillips Bass+ SHL3075BK/00).

Pesquisei na internet e encontrei estas soluções possíveis:

1 - Editar o arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf e adicionar este comando na última linha: options snd-hda-intel model=,dell-headset-multi . No entanto, não funcionou!

2 - Rodar o comando: rm -rf ~/.config/pulse/ e reinicie o pc. No entanto, não funcionou!

3 - Usar cat /proc/asound/card0/codec# | grep Codec para descobrir qual é o codec de áudio e entrar em HD-Audio Codec-Specific Models — The Linux Kernel documentation para descobrir qual é a configuração (alc255-acer, no meu caso). Depois de descobrir a configuração, adicionar o comando: options snd-hda-intel model=alc255-acer no arquivo: /etc/modprobe.d/alsa-base.conf e reinicie o PC. No entanto, não funcionou!

4 - Instalar o alsa-tools-gui e tentar configurar, mas não funcionou!

Meu notebook possui apenas uma entrada P3 para fone e microfone e eu não sei mais o que fazer pois preciso do mic agora nessa onda de EAD.

Desde já, agradeço a todos!!! :grin:

2 curtidas

Olá @JoseVitor29 tudo beleza?

Existem alguns chipsets de áudio baseados em Intel HD que são bastante problemáticos, existem reports muito antigos sobre problemas com essa família. Eu descobri isso após pegar um notebook Dell Studio XPS para formatar e perceber que o microfone não funcionava em nenhuma distribuição moderna (testei todas as mais famosas).

Eu passei exatos 15 dias, testando tudo quanto é dica/macete/receita/reza que encontrei nos fóruns de discussão e não obtive sucesso.

Minha “solução” foi comprar um adaptador de áudio USB e usá-lo como padrão do sistema, dessa forma foi possível voltar a utilizar um microfone neste notebook.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas