Microfone com problema no Ubuntu 20.04 LTS

Inicialmente pensei que fosse o hardware pois a placa de som já tem mais de 10 anos e ela usa um circuito integrado AD1988B … passado se meses troquei por uma placa de som USB provisória. Em mente que resolveria o problema. (para minha surpresa seu circuito integrado da plaquinha está com um pingo de resina em cima então não sei qual é).

O que já tentei:
Tentei remover (com purge) o alsa-base, puseaudio, pavucontrol;
Já tentei usar o pulseeffects (resolveu por um tempo curto).
Já tentei editar o arquivo /etc/pulse/default.pa e adicionar: load-module module-echo-cancel source_name=noiseless e set-default-source noiseless;
Já tentei forçar a reinicialização do Alsa: alsa force-reload;

Parace que nada que tente resolve algumas coisas melhora ai do nada volta o problema, esqueci de in formar o problema com o MIC, risos, na minha placa de som de mais de dez anos fica um ruído de sirene na maioria das vezes (o som é meio alto então abaixa o volume :slight_smile: ): áudio enviado via firefox no Whatsapp Web by gsaraivaoficial | Free Listening on SoundCloud, na nova placa de som usb o ruído sai e é possível escutar a vós: Teste de voź com ruído, gravação audacity by gsaraivaoficial | Free Listening on SoundCloud depois que eu editei o arquivo do pulse achei que tivesse resolvido mas hoje foi da problema novamente e to aqui tentado ainda resolver, mas já não tenho ideia do que fazer, pelo que me lembro não tinha problemas quando usei o Manjaro XFCE ano passado. Isso está se tornando muito chato.

Fala pessoal, to usando um método paliativo agora com o OBS ao invés de eu usar a entrada padrão de mic no mixer eu adiciono uma entrada de áudio alsa, escolho o microfone, ai da certo filtrando no OBS, mas o problema persiste. Não são todos os apps que tem alguma coisa que filtre ruídos como o Discord, ou mesmo chat de vós presente em jogos.