Microfone AT2040 com som baixo no bazzite

Essa dúvida é voltada para o pessoal do áudio visual e músicos daqui. Me parece que tem bastante gente aqui desse nicho.

Uso uma UMC22 da behringer já fazem uns 4 ou 5 anos ligada direto pelo USB no meu PC (que até ano passado era windows). Atualmente uso um AT2040 da audio-technica com cabo XLR. No Windows 11 nunca tive problema, o knob ficava ali em ± 3h e era o suficiente pra ter um volume bom e sem distorcer o áudio, se ficava abaixo disso, o som ficava muito baixo, acima disso começava a distorcer. Desde que migrei pro bazzite, ele soa extremamente baixo. Preciso deixar o knob no máximo e boost do sistema ativo com 150% de ganho para que ele fique com um volume o qual eu consiga me comunicar em uma reunião ou gravar um áudio no audacity e ainda assim é bem baixo.

Por sorte eu ainda tenho um BM 800 que comprei em 2020 e testei aqui, liguei o phantom power/+48V da UMC22, com o knob em 12h, volume em 100% no sistema e já fica com um som legal, suficiente pra me comunicar numa reunião, mas obviamente a qualidade é completamente diferente, bem inferior.

Alguém sabe se isso pode ser um azar que eu tive com o AT2040 e ele estragou ou se pode ser alguma configuração de driver do bazzite? Li que o bazzite usa o 3 tipos de sistema de áudio.

Eu gostaria de poder usar o AT2040 pela qualidade. Li também que pode ser a interface de áudio que não tem um pré amp legal e talvez eu tivesse que trocar pra uma melhor ou mesmo ter um pré amp só pro AT2040, mas no Windows isso nunca foi um problema. Vou deixar essa dúvida aqui pq sei que alguém com certeza vai conseguir me dar pelo menos alguma dica. Não queria ficar usando o phantom power pq uso uma tank g para tocar guitarra (e eu uso mais ela do que o mic) e eu sei que o 48V só vai pro MIC/LINE 1, mas ai é uma questão minha de medo de de alguma forma ela ir pra minha tank g.

Post grande, mas aprendi que a comunidade do linux é bem unida, gostam de detalhes e de ajudar qualquer tipo de dúvida. Apesar dessa dúvida não ser apenas sobre linux, acho que já cobri os detalhes principais, qualquer coisa, trago mais informações. Espero que alguém consiga ter alguma ideia do que eu posso fazer.

1 curtida

Olá!

O AT2040 é bem bacana.
Faz o seguinte, para iniciar, usando a UMC via USB e o AT2040 conectado:

Na UMC22 deixa ele 50% no knob.
No Linux, já ligado iniciado e detectado a UMC22 via USB, abre o painel de configurações, vai em som e procura a parte tanto de playback quanto input/recording onde está a UMC22 e seta ela como default, depois vai em PROFILE e confira se ela esta em “PRO”. Mantendo o profile em PRO pode deixar o volume do sistema de entrada em 100% sem usar sobre amplificação. Abre um Audacity da vida e aponta para ele gravar da UMC22. Insere a track lá e manda gravar. Daí na UMC vai agora aumentando o knob e vendo a resposta em termos de sinal. Se de fato o pré aguenta o AT2040 ele vai subir até saturar tendendo ao clipar.*
*
* A questão do asterisco aqui é porque o Win tem várias questões do APO, over e mix padrão pensando justamente em facilitar que compensa e etc às vezes já amplificando o sinal que chega e etc. Conversas para outra ocasião.

No Linux a questão do PRO vai fazer com que o sinal de entrada da UMC22 chega “in natura” ou seja conexão direta bypass do mix filtros do pipewire. Assim vc tem noção mais real do que a UMC22 está entregando. Se ainda assim ficar baixo com o knob da UMC bem aberto, entã você pode mudar no Linux o profile para o INPUT STEREO que ai ele vai passar na mix do filtros padrão do pipewire que busca dar um boost pequeno pra um EQ mais padrão de desktop. Observe que o modo PRO é justamente para modo músico ou buscar eliminar filtros e etc. que a mix/apo do sistema venha a fazer sobre o sinal de chegada.

Depois conta ai se mudou algo.
Para melhor gerenciar essa questão de profiles e conexões vale a pena usar o https://flathub.org/pt-BR/apps/com.saivert.pwvucontrol

Testei exatamente da forma como vc falou, mas o áudio do AT2040 continua bem baixo. Quando o knob fica em 100% é que eu começo a achar que pelo volume começa a ficar aceitável (ele bate -18dB ali nos níveis de gravação/reprodução do audacity). Pra ficar em um volume realmente bom talvez eu tenha que falar bem alto, mas como vc mesmo disse, ele deveria clipar em 100%, o que não aconteceu.

Usando o terminal, abri o alsamixer e coloquei tudo em 100 de novo. Confesso que não entendo muito esses parâmetros pelo alsa pq são 13 no playback e 5 na captura e acredito até que preciso dar uma estudada sobre, mas foi assim que usei com o BM 800 e o Phantom Power ativo, antes da sua resposta e o BM 800 fica com um áudio bom em 50% do knob, clipando já entre 70% e 80% do knob, a diferença era que não usei o Pro Audio para esse teste com o BM 800.

A sua explicação sobre o Pro Audio e sobre o pwvucontrol foi realmente útil. Eu li alguns outros forum e vc explicou de forma muito clara e objetiva. Ainda estava meio perdido quanto à isso.

Testei com Entrada Estéreo analógico + Saída Estéreo analógico, com volume da entrada em 100%, abrindo o knob de 50% até chegar em 100% (com as mudanças que fiz acima de deixar em 100 no alsamixer) e, desse modo, bate menos ainda, o volume chega no máximo em -24dB no Audacity. Testei até trocar o Host de JACK para ALSA e não teve nem diferença.

Em resumo, no Pro Audio fica melhor que no modo Estéreo Analógico, mas ainda assim é um volume muito baixo, dificilmente eu conseguiria usar ele assim. Se vc tiver alguma outra sugestão ou se com isso deu pra identificar algum problema, eu agradeço. Eu realmente gostaria de manter o meu AT2040 como mic principal.

1 curtida

Que bom já deu algum sinal de melhora.

Bom, sobre o alsamixer, de fato confirmou que colocou no +24db/100%?
Ao sair do almixer, rode também o comando:

sudo alsactl store -F

Para ele armazenar.

Agora, pesquisando sobre a UMC202HD, vi que em algumas situação no LInux há problemas com “Implicit Feedback”.

Daí há um relato de às vezes consertar a situação fazendo oprocedimento:

Fix for Specific “Implicit Feedback” Issues
Some UMC202HD models need a specific module configuration to work properly with Linux.
Disconnect the interface.
In terminal, run: sudo modprobe -r snd_usb_audio
Then run: sudo modprobe snd_usb_audio implicit_fb=1
Reconnect the interface and check levels in pavucontrol (PulseAudio Volume Control) or alsamixer.

If you find that the volume resets after a reboot, you may need to add options snd_usb_audio implicit_fb=1 to a file in /etc/modprobe.d/.

Dito isto, vale a pena fazer estes testes.
Por outros caminhos vi vários relatos similares e muitos resolveram forçando os volume para os 150% ganhos no máximo e etc. “Resolve”, mas como você falou acaba reduzindo qualidade.

Outro ponto que pode testar é usar um disco de boot e outro Linux em modo live que vai variar a versão de todo sistema de áudio. Sugiro pegar o Ubuntu Studio 26.04 que acabou de sair porque ele vai ter uma preocupação melhor com as configs do pipewire e talvez alguns itens adicional para lidar com drive de som via usb, interfaces e reconhecimento de presets que ficam atuando o UCM USB Audio e afins.

Daí Sugiro dar o boot em modo live com a interface off e desplugada, depois do sistema todo carregado em modo Live, pluga a 202HD e deixa detectar, insatala o audacity e faz os testes com ele no padrão, depois se for o caso, muda para o padrão que fez e percebeu melhora. Fecha o Audacity antes e muda o profiel para PRO AUDIO, volume no sistema de input em 100% knob da UMC 50% e vai subindo.

Quem sabe encontra algo nesse caminho?
É trabalhoso às vezes entender o alinhamento do nosso equipamento e o Linux, mas… depois que encontra é só alegria.

1 curtida

Para mim me parece que tem pouquíssimos.

Rapaz, particularmente eu odeio essa distro. Então eu não faćo a mínima ideia de como resolver esse problema. Mas tentando tratar de uma forma agnóstica, teria de checar as conexões, verificar software (pipewire vs pulseaudio), configuraćões (as vezes eu usando o comando alsamixer ou pulsemixer aparecia que um dos audios tava bem baixo, mesmo que na barra de tarefas pareća estar alto… vai entender).

Eu não sei como fica com esse microfone. Estou comentando mais por que ví no tópico ser mencionada 202HD. Eu tenho ela ligada com um fifine am8, e tem funcionado direitinho. O ganho está em meio dia, mas melhora se deixar em 3h. Acho o som um pouco baixo, mas deve ser por que esse microfone tem que usar falando bem perto mesmo. :person_shrugging:

Entre essa e a umc22, porém, tem uma diferenća de qualidade do preamp, mas não na altura de som. Pelo menos não deveria ter, então acho estranho.

E ah, o cabo 1/4” não passa phantom power, então provavelmente não vai afetar sua guitarra. Eu usava com o piano e um bm800 que já tive mas depois perdi. A não ser que esteja usando algum cabo XLR, ai não posso garantir.

Desculpe não poder ajudar muito, mas pelo restante do tópico parece que já está conseguindo melhoras? Desejo sorte!

edit: achei bem interessante a dica do @aarProTech , quem sabe isso modifique um pouco seu som. Sempre é bom ter outra distro pra testar, pra verificar se a distro não está sendo o problema. Se for, é só trocar.

edit 2: fiz um teste com o meu microfone (uso pipewire no Void Linux com Plasma, o mic está em 100% no painel, e o ganho do knob está em meio dia, sem phantom power por que esse mic não usa) e ficou precisando só de 13 db de ganho após eu falar bem perto do microfone para acabar de chegar nos 0db

Acredito que foi por que não falei muito alto. Normalmente não confio muito em IA, mas segundo o Brave AI parece que outros já reclamaram desse microfone no Linux antes.

Com o microfone em 2h, o áudio chega a faltar somente 5db pros 0db:

1 curtida

Uma coisa é certo, Mic dinâmico precisa postura para melhor captação. Olhar o patern do mic, falar em bom nível sonoro e próximo. Tem que ser próximo se não quiser berrar. E isso tbm varia com sensibilidade do mic.

2 curtidas

Acabei de testar aqui

In terminal, run: sudo modprobe -r snd_usb_audio
Then run: sudo modprobe snd_usb_audio implicit_fb=1

O som deu uma melhorada interessante, ele bate sempre -18dB com o knob e o ganho do sistema em 100%, mas ainda não me foi o suficiente. Li em 1 desses links que vc mandou um teste de simplesmente trocar a porta USB e isso também deixou o som mais estável. Todas as outras portas que usei ficaram melhores que a que eu sempre usei.

Testei a outra opção em mudar pro Pro Audio e colocar em 150% e eu achei satisfatório. Não chega no volume máximo do microfone, não estourou nenhuma vez, só se eu bater o dedo no mic que ele estoura. Ficou bem próximo dos -6dB na maioria das vezes. Ainda não soa nem parecido com o que soava quando eu usava Windows, mas definitivamente agora eu acredito que consigo usar o microfone.

A única coisa que não testei foi adicionar “snd_usb_audio implicit_fb=1 to a file in /etc/modprobe.d/.”, até mesmo pq tive dificuldade de entender como fazer isso aqui no bazzite. Parece que ele não encontrou o /etc/modprobe.d/. aqui. Raramente usava cat ou nano. Atualmente sou um usuário bem normal, usava o gnome e então pra mim era tudo muito apt install/update/upgrade, mas acredito que, pelo que está escrito no post, isso ainda não resolveria a questão do volume.

Acho que só testando mesmo em um modo live ou até mesmo em um windows que eu vou conseguir confirmar se pode não ser uma questão de um combo de que a interface já não está tão boa, que o mic também não está e que é um problema com o bazzite ou alguma dessas opções.

É como vc disse, da um certo trabalho, mas já me serviu parcialmente. É um caminho. Eu só preciso testar agora com a guitarra ligada nesse 150% do sistema e se eu vou conseguir usar os 2 juntos ou se vai estourar muito a guitarra também. Acho que isso talvez eu consiga resolver pelo alsamixer, mas ai eu também vou precisar de achar quais são os parâmetros pra regular ela nesse monte de coisa que tem lá.

1 curtida

Achei interessante sua resposta de qualquer forma. Esse ano eu testei o Zorin e o Pop antes de vir pro bazzite. Eu nem sou gamer, jogo de forma muito casual desde 2025, mas o Dio me convenceu a vir pro bazzite no vídeo em que ele mostra o bazzite sem ser pra jogar também.

Eu achei que foi a distro que mais me chamou atenção pq, apesar de não ser mais gamer, eu gostaria de poder ter a facilidade de só instalar as coisas e jogar quando quiser, mesmo que nao aconteça com frequência mais, mas também pq queria testar outra coisa além do Gnome, já que o Zorin teve conflito com minha GTX 1660 SUPER e o Pop infelizmente tá bem mal refinado. Lá eu não cheguei nem a testar esse mic, foi uma pena.

Eu penso em trocar essa interface de áudio. Ela não me parece muito boa desde o começo, mas eu consegui numa promoção muito boa e só trocaria por uma melhor, geralmente a comparação é a Scarlett que seria ela mas superior. Não sei ainda. Faz tempo que não vejo sobre isso.

No final, eu não tenho certeza se é a interface, o mic, o bazzite ou uma combinação de alguma dessas coisas, mas eu sei que eu consegui realmente deixar o som um pouco melhor. Talvez seja mais fácil pegar só um mic novo também se for o caso de ser o mic, a fifine tava no meu radar e eu preciso de um dinâmico. Me incomoda muito os sons vazando em reunião, por isso eu gostaria de evitar ter que usar o bm800 que, no momento, é só plugar, ligar o phantom power e tá tudo certo. Por isso, valeu também por relembrar da questão do cabo 1/4", eu tinha esquecido completamente que ele não passava energia.

2 curtidas

Oi, entendi seu ponto de vista. Particularmente eu não acredito no conceito de “distro gamer”. É só customizar qualquer uma que ela fica boa pra jogos. Acho que as distros prontas facilitam e complicam, por que por um lado é fácil e por outro o usuário não aprende.

O Fifine AM8 é ótimo. Eu compraria e usaria tranquilo no lugar do BM800 se o propósito for capturar fala ou até mesmo canto.

Quanto ao cabo 1/4”, ele até passa energia, mas não 48V.

Compre também um bom pedestal ou uma boom arm pra você poder usar o microfone colado na boca quase, que aí fica legal.

Ah, aquele detalhe do modprobe é só pra mudança ser aplicada todas as vezes que você ligar o sistema. Então se não tiver o arquivo, pode ser por conta do sistema fazer as coisas muito diferente dos demais. E nesse caso eu diria que é por isso que não uso essas distros muito específicas. No geral não curto Fedora/RedHat.

@JotaPonto Vou te recomendar um canal no youtube chamado Podcastage. Ele faz review de microfone e de interface de áudio. Dá uma olhada lá que é sucesso.

Olás!

Precisamos reduzir o escopo.
Acho que o caminho dos testes até então já foram bom avanço, certo?
Porém não é solução.
Então Na ordem de esforço eu penso o seguinte:

. testar com novas distro em modo live e a que eu comentei tbm primeiramente;
. se resolver então já sabe o caminho;
. se não resolver e der na mesma, então ai o passo que falta é testar a questão do implicit_fb, vai que a sua umc foi premiada igual a do post blog lá?

Podemos fazer isso de maneira não permanente, ou testar de forma momentanea sem alteração no sistema:

. Despluga a interface e deixa fora;
. Abre o terminal e envia os comandos:

sudo modprobe -r snd_usb_audio
sudo modprobe snd_usb_audio implicit_fb=1

pluga a UMC202HD, coloca ela no profiel PRO AUDIO
abre o alsamixer coloca o volume de input específico da UMC202 em 100% no talo mesmo.
Fecha ele e envia aquele comando de reservar memória do volume:

sudo alsactl store -F

Abre o audacity lá e faz os testes chama o knob na responsa e torcendo que vai dar certo!

Se sim! Ficou satisfatório e/ou resolveu ai pode tornar definitivo.

Ai, nesse caso o passo especialmente para o Bazzite que é tikim diferente (imutável) será:
Copia e cola essa linha de comando:

sudo rpm-ostree kargs --append-if-missing=“snd_usb_audio.implicit_fb=1”

Ele vai dar uma inclusão desse argumento pro kernel carregar o driver sound usb no quesito implicito lá.

Daí reinicia e veja se continua dando certo.
E só pra ter certeza que continua aplicado o argumento, manda no terminal:

cat /proc/cmdline | grep implicit_fb

e

cat /sys/module/snd_usb_audio/parameters/implicit_fb

Outra coisa, antes de fazer qualquer alteração no sistema tenha sempre os backups e tal.
apesar que a imutabilidade auxilia bem caso de alguma falha. Não deve acontecer nada de errado é só aviso mesmo. Mas é sempre bom saber que há riscos.

POr hora é isso!
#sucessoAI
#funcionaUMC202HD do colega!

1 curtida

Eu já tive uma uphoria um2 se não me engano, aquela que vem com 1 slot de 1/4” e outro XLR, mas na época não usava Linux e faz tempo então nem me lembro de como era. Anteriormente a essa eu tinha uma da presonus audiobox. Era de 24bit 48kHz. Usava no windows. Plaquinha boa.

2 curtidas

Fiz os testes.

Usei o Ubuntu Studio no modo live, abri o audacity, o sistema já estava em modo pro, usando o alsamixer e os resultados foram os mesmos que quando eu abri esse tópico, ou seja, o áudio era bem baixo. Acredito que nesse caso era mais pelo mixer do alsa estar tudo no médio lá no ubuntu live.

No bazzite despluguei a interface, usei os comandos, baixei os drivers e ele deu uma resposta no terminal que a configuração dos drivers foram de 2.2Gb, pluguei a interface, no alsamixer tudo em 100, fiz o teste e infelizmente o áudio continuou a mesma coisa.

Se eu deixar o mic uns 5cm de distância, até parece ficar bom (mas ainda não é o adequado pra mim), chegando ali nos -3dB, mas reparei que se eu começo a falar mais alto ou aproximar bastante o mic, apesar do volume no audacity não subir muito e nem as ondas no gráfico ficarem muito maiores, a qualidade realmente começa a distorcer e começa a clipar. Achei essa última parte interessante pq achei que o gráfico acompanharia esse fato. O volume não se altera muito, mas a qualidade do áudio sim.

Pra encerrar essa parte, ainda assim teste os 2 cat no terminal pra confirmar que o argumento foi aplicado e ele foi.

Por fim, ficou a mesma coisa kkkkk

Agora, sua resposta ainda assim me foi útil pq alguns detalhes que vc escreveu me fizeram entender algumas coisas sobre o KDE e inclusive eu não conhecia o Ubuntu Studio que eu achei bem interessante.

Eu ainda vou manter no bazzite, a menos que esse problema da UMC22 seja com o KDE Plasma (apesar de que da pra fazer um rebase pra GNOME, coisa que eu não queria e eu nem sei se resolveria), mas foi interessante ver que o Ubuntu Studio poderia ter sido uma possibilidade. Enfim, ainda não encontramos uma solução.

Vc ainda acredita que compensaria testar em outro PC com outro sistema? Talvez em um windows 11 mesmo ainda só para confirmar que talvez lá o áudio ficaria em um volume estável? Pq aqui, quando eu coloco em 150%, eu acredito que fique aceitável, só não gostaria de usar em 150% por usar a guitarra também e sei que teria mais dificuldade pra equilibrar o volume das duas coisas, muito apesar de raramente precisar gravar ou falar enquanto toco guitarra.

Entendi.

Éh… persistente o problema, rs.
Não acredito que fazer rebase para Gnome muda a situação.
Sim, vale a pena fazer o teste em um outro PC com Windows 11 para ver como fica atualmente.
Agora essa informação sobre o som distorcer ou clipar sem o nível não estourar no gráfico parece que pode haver algum outro item rodando em segundo plano…
No Bazzite chegou a instalar algo como o EasyEffects?
Adicionou algum filtro de noise canceling ou rodou algum comando para ele inserir isso no pipewire?
Isso de o som estourar muito antes mesmo de clipar parece ser coisa de compressor com parâmetro errado. Aconteceu comigo em um vídeo que fiz e não tinha percebido um compressor ligado o som ficou péssimo, mas o mic e volume/ganho estava tudo correto, só que não tinha visto o treco ativado na hora da gravação e estava com um preset de outra usabilidade, ai foi complicado, rs.

Enfim, meio sem opção… um outro teste que pode fazer é usar uma distro bem mais legacy que vai ter o servidor com pulseaudio ao invés de pipewire como um colega ai até comentou.
Nesse caso eu sugiro o Ubuntu Mate 22.04.5 que o stack de audio em si estará controlada pelo PulseAudio. E como usei ela bastante, sei que funcionou com várias interfaces via USB.
O link direto para download caso queira:

https://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-mate/releases/22.04.5/release/ubuntu-mate-22.04.5-desktop-amd64.iso

Daí é fazer um live boot e instalar:
sudo apt install audacity
sudo apt install pavucontrol

Fazer a sequencia de teste controlada:
. Knob da UMC em 50%
. Abrir PulseAudio Volume Control
_ Na aba de config desativar todos os outros device de audio que não seja a UMC;
_ setar profile da UMC para Full Duplex Stereo
_ ir para aba de input e colocar volume no máximo 100% UMC Input
_ abrir terminal, alsamixer localizar UMC setar input tbm em 100% caso não esteja.
. Abrir Audacity
_ apontar gravação para UMC
_ testar gravação e ir variando o Knob na UMC pra ver o sinal.

OBS: Se bem lembro, no Pulse Volume Control você pode setar o profile da UMC para modo Digital Input/Output isso faz uma conexão de stream pcm para uma conversa com menos conversão interna dos dispositivos entre digital e analógico pra tráfego.
Se for o caso de existir e puder selecionar vale o teste tbm repetindo o procedimento.

É isso!
Bora bora que vai dar certo ai
ao menos se depois de tudo ficar na mesma você tem o mapear por completo das diversas maneira de se ligar uma UMC entre vários sistemas, rsrsr

1 curtida

Bom, o que eu fiz durante esse tempo foi pesquisar um pouco sobre cada coisa individualmente. Pesquisei sobre o AT2040 e como solucionar problemas, sem especificar o que era, sobre a UMC22 e sobre as duas coisas juntas.

O primeiro post que apareceu pra mim quando pesquisei sobre uma solução pro AT2040 foi do reddit com uma UMC2. Eu sei que o algoritmo favoreceu, mas eu pesquisei depois de outras formas. A resposta foi bem satisfatória. A UMC2 é igual a UMC22 (segundo as especificações do site) e em resumo é que o pre amp dela é fraco e o AT2040 precisa uma interface com maior qualidade. Eu não lembro exatamente como ficava esse mic no windows 11 pq eu usei ele muito no OBS com filtro, raramente testei com o audacity e o google meet sempre usa muitos filtros também que inclusive destroem a qualidade do som às vezes.

Eu não vou fechar o tópico pq não teve solução ainda e pode ser que alguém apareça mais pra falar sobre esse mic e a UMC22, mas começo a achar que não tem muito o que fazer mesmo kkkk

Mas de verdade, suas respostas me ajudaram demais, deu pra aprender bastante coisa. Talvez eu até tente usar o Ubuntu mate (esse eu já conhecia) mais pro final de semana. Vai que ele também resolve um pouco melhor.

1 curtida