Essa dúvida é voltada para o pessoal do áudio visual e músicos daqui. Me parece que tem bastante gente aqui desse nicho.
Uso uma UMC22 da behringer já fazem uns 4 ou 5 anos ligada direto pelo USB no meu PC (que até ano passado era windows). Atualmente uso um AT2040 da audio-technica com cabo XLR. No Windows 11 nunca tive problema, o knob ficava ali em ± 3h e era o suficiente pra ter um volume bom e sem distorcer o áudio, se ficava abaixo disso, o som ficava muito baixo, acima disso começava a distorcer. Desde que migrei pro bazzite, ele soa extremamente baixo. Preciso deixar o knob no máximo e boost do sistema ativo com 150% de ganho para que ele fique com um volume o qual eu consiga me comunicar em uma reunião ou gravar um áudio no audacity e ainda assim é bem baixo.
Por sorte eu ainda tenho um BM 800 que comprei em 2020 e testei aqui, liguei o phantom power/+48V da UMC22, com o knob em 12h, volume em 100% no sistema e já fica com um som legal, suficiente pra me comunicar numa reunião, mas obviamente a qualidade é completamente diferente, bem inferior.
Alguém sabe se isso pode ser um azar que eu tive com o AT2040 e ele estragou ou se pode ser alguma configuração de driver do bazzite? Li que o bazzite usa o 3 tipos de sistema de áudio.
Eu gostaria de poder usar o AT2040 pela qualidade. Li também que pode ser a interface de áudio que não tem um pré amp legal e talvez eu tivesse que trocar pra uma melhor ou mesmo ter um pré amp só pro AT2040, mas no Windows isso nunca foi um problema. Vou deixar essa dúvida aqui pq sei que alguém com certeza vai conseguir me dar pelo menos alguma dica. Não queria ficar usando o phantom power pq uso uma tank g para tocar guitarra (e eu uso mais ela do que o mic) e eu sei que o 48V só vai pro MIC/LINE 1, mas ai é uma questão minha de medo de de alguma forma ela ir pra minha tank g.
Post grande, mas aprendi que a comunidade do linux é bem unida, gostam de detalhes e de ajudar qualquer tipo de dúvida. Apesar dessa dúvida não ser apenas sobre linux, acho que já cobri os detalhes principais, qualquer coisa, trago mais informações. Espero que alguém consiga ter alguma ideia do que eu posso fazer.