Microcontroladores e compressão de código. O que significa isso?

Boa noite.

Enquanto estudo o PIC me deparei com essa dificuldade:

No final do segundo parágrafo do item “CISC/RISC” da página 12 do PDF a baixo é afirmado: “o PIC16F84 geralmente atinge resultados de 2 para 1 na compressão de código”.

“Como o PIC16F84 é um microcontrolador RISC, disso resulta que possui um número reduzido de instruções, mais precisamente 35 (por exemplo, os microcontroladores da Intel e da Motorola têm mais de cem instruções). Todas estas instruções são executadas num único ciclo, exceto no caso de instruções de salto e de ramificação. De acordo com o que o
seu fabricante refere, o PIC16F84 geralmente atinge resultados de 2 para 1 na compressão de código e 4 para 1 na velocidade, em relação aos outros microcontroladores de 8 bits da sua classe.”

Alguém poderia me explicar o que é essa compressão de código?

Caso alguém não tenha entendido minha dúvida posso reformular a pergunta.
Alguma luz?

Não mexo com PIC há anos, mas imagino que tenha a ver com o tamanho do código. A arquitetura dele é RISC, então esse código assembly vai ser mais enxuto que, digamos, x86 (que é CISC).

(esse material não tem nenhuma referência então é só um chute)

Se eu entendi direito, enquanto um código em assembly o comando é a própria instrução como se fosse um alias para o código binário, numa linguagem de nível mais alto (mais abstrato) para realizar a mesma tarefa é preciso de mais linhas de código para descrevê-la?

Boa tarde.

Postei essa minha dúvida no Vivaolinux também e me responderam assim:

O colega do comentário a cima disse algo semelhante. Algum entendido do assunto para corroborar?