Mic é reconhecido pelo sistema mas não capta som

Instalei o Bazzite na minha maquina esses dias, pois todas as versões do win estavam matando meu ssd (fanxiang s500pro), vivia travando e dando disco 100%, pois bem após migrar pro bazzite esse problema deixou de existir, porém outra coisa que também acontecia no win, e lá eu conseguia resolver rapidamente era, o mic (BDK-11 PRO) nativamente ficava configurado pra uma taxa de Khz alta, se não me engano 48Khz qualidade de estudio, aí eu entrava nas configurações de som do win e alterava para 44Khz qualidade de dvd e pronto, estava resolvido. Porém aqui não encontro um local para fazer algo parecido, e ao tentar usar o mic no navegador para testar, ele (o navegador) meio que ‘trava’ esperando receber alguma coisa, no whats web por exemplo, com todas as permições concedidas, ao tentar gravar um audio, o icone de mic fica cinza e após uns quinze segundos aparece uma mensagem de erro falando que não foi possível gravar o audio. ontem passei HORAS, tentando resolver com comandos pelo terminal com ajuda do GPT, porém não resolveu e criou outros problemas no sistema, que consegui reverter depois. Enfim, o mic continua sem funcionar, é reconhecido pelo sistema e acredito veementemente que o problema principal seja ele automaticamente vir em 48Khz, mesmo não suportando essa configuração, o que posso fazer para resolver?

Olá!

Olha se o seu mic é o **ZealSound BKD-11 Pro não há necessidade nenhuma de alterar o sample rate dado que ele suporta perfeitamente trabalhar com o padrão do servidor de áudio do Bazzite.

Provavelmente o problema devia ser outras coisa que estava por tabela afetando o mic.
O que sugiro é você fazer um pen drive com um Fedora 43 Workstation e testar em modo live com o microfone.

Não sei quais comandos rodou por ai, mas pode até ter piorado a situação.
Resumindo, pelas specs do mic, se o equipamento marca/modelo é o que identifiquei acima (vc só colocou o modelo) não há qualquer necessidade de alterar config do serviço de áudio. Segundo manual do mic ele via USB pode ir até 24/96KHz o que por padrão é perfeitamente cabível no padrão ao ser comutado em 24/48 no Bazzite.

Daí é importante fazer outros testes também como captura de áudio direto em app dedicado como Audacity ou um app recorder simples pra mic.

É este mesmo?**

Se sim, novamente o problema pode ser outro. Em toda a vida você teve que usar “forçado” em 44.1KHz no Windows?

Com ele conectado abre o terminal e digita:

lsusb

Copia aqui a saída.
Ou procure aqui no fórum o post sobre Como Fornecer boas informações do Equipamento/Sys.
Usa o inxi e coloca a parte de usb e áudio mais verbosa possível.

1 curtida

Bom dia, tudo bem?

Primeiramente, eu não recomendo em hipótese alguma copiar e colar qualquer comando fornecido por IA se você não sabe exatamente o que está fazendo.

Sobre o comentário acima, realmente era pra funcionar normalmente, mas como não é o caso, fiz uma pesquisa rápida no ArchWiki ao qual também recomendo a leitura e acredito que seja essa configuração que você está procurando.

O nome do arquivo e seu respectivo diretório estão na imagem. Mas como escrito na própria wiki, você precisa copiar os arquivos para outro lugar antes de editar eles, se não o sistema vai reiniciar tudo pro padrão mesmo.

Para configurar o PipeWire, você pode copiar arquivos de /usr/share/pipewire para o local alternativo geral do sistema /etc/pipewire, ou para o diretório do usuário ~/.config/pipewire. Um arquivo com o mesmo nome em um diretório de precedência maior faz com que os arquivos análogos sejam ignorados.

Testa aí e comenta se deu certo!

1 curtida

é esse mesmo, em nenhum app dentro do linux consigo gravar com ele, quando tento iniciar uma gravação fica travado em 0s.

resultado do comando que voce mandou;

lsusb
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 003: ID 090c:1000 Silicon Motion, Inc. - Taiwan (formerly Feiya Technology Corp.) Flash Drive
Bus 001 Device 004: ID 04e8:6863 Samsung Electronics Co., Ltd Galaxy series, misc. (tethering mode)
Bus 001 Device 005: ID 1a2c:4c5e China Resource Semico Co., Ltd USB Keyboard
Bus 001 Device 006: ID 0d8c:0014 C-Media Electronics, Inc. Audio Adapter (Unitek Y-247A)
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 003: ID 04d9:a09f Holtek Semiconductor, Inc. E-Signal LUOM G10 Mechanical Gaming Mouse
Bus 002 Device 004: ID 045e:028e Microsoft Corp. Xbox360 Controller
Bus 002 Device 005: ID 31b2:0011                       BKD-11 Pro Audio Device
bazzite@192:\~$
1 curtida

Certo.
Realmente é identificado conforme modelo. Significa que ao menos o registro interno do firmware do mic é condizente com o que deveria ser mesmo. Infelizmente há muito mic que é só rebrand de genéricos.

Sendo assim, ainda recomendo o live boot com o Fedora.
E também instalar o pavucontrol para ter certeza do tipo de profile e que o device padrão de gravação seja o mic. Muita das vezes o default de gravação acaba apontando para um plug p2 e se você manualmente não especificar o mic para gravação ele fica tentando receber áudio no lugar errado.

Pela loja padrão você consegue instalar o PulseAudio Volume Control. Apesar do nome, não preocupa ele funciona beleza no pipewire, Bazzite e etc.

Após fazer estes testes no modo live teremos mais certeza se é uma questão generalizada ou específica.