Meus programas em C

Vou começar a colocar uns programas em C no meu github, para treinar e compartilhar os códigos mesmo. Alguém teria interesse no compartilhamento desses códigos aqui no fórum? Eu gosto bastante de C e é a única linguagem que gosto de fazer algo kkkk’

5 curtidas

Manda aí. Não sou programador, mas estou envolvido num projeto em que tive que fazer um programa. Escolhi C porque gosto de programas compilados e programas feitos em C puro rodam em qualquer lugar sem frescura.

vou dar uma olhada valeu por compartilhar =D

Rapaz kkkk acho que você falou errado! Por exemplo, não é possível rodar um código compilado em C no linux e rodar ele no windows! Única linguagemm que quase faz isso é o Java, famoso JIT, mas msm assim vc fica preso a JVM!

Legal! Eu gosto de C, estudei estrutura de dados com ele, fiz um projeto básico, um programa pra ordenar um array estática e dinâmica, usando bubble sort, pior sort kkkk, e ainda usando GTK, acho que foi o 2!

1 curtida

Ele não falou que compilou no Linux e rodou no Windows. C é sim uma linguagem praticamente universal, com diversos compiladores pra todos os SOs e não exige muita modificações para compilar em cada SO.

2 curtidas

Só quis usar como exemplo k, vou até editar isso!

Acho que me expressei mal. O que eu quis dizer é que se eu compilar, por exemplo, no Windows XP 32bit, vou conseguir rodar esse programa em qualquer versão desse sistema operacional.

Além do meu sistema operacional padrão que é o Kubuntu, eu compilo esse programa no Windows XP instalado numa máquina virtual. Bom, também tenho o Windows 98 e 2000 instalados em máquinas virtuais e o programa rodou neles sem problemas. E um amigo, envolvido nesse projeto da língua sambahsa, tem o Windows 8.x se não me engano e ele roda esse programa sem problemas. Veja só, não tem frescura nenhuma com dependências.

O sistema operacional da imagem abaixo é o Windows 98 e ele está rodando um programa compilado no Windows XP.

3 curtidas

algoritmos de ordenação sao muito legais, se tiver o código compartilha aí eu gostaria de dar uma olhada

Blz cara, sem problema! Falando em win98, eu tenho um CD dele kk

GitHub - Joshaby/Bubble-Sort-in-C: Algoritmo de Bubble sort em C com interface GTK(Projeto da disciplina ED 2019.1) olha aí

Pra ser sincero eu acho é o oposto disso, C é uma das linguagens mais chatas de se lidar com dependências e compatibilidade entre OSes pq não tem um build system e/ou compilador padrão (que nem Rust, Go ou Haskell), nem todos os sistemas seguem o standard (Linux geralmente é up-to-date mas Windows só suporta uma coisa ou outra do C99) então pra coisas que deveriam ser universais, como multi-threading no C11, vc acaba tendo que usar a API de cada OS separadamente do mesmo jeito, a stdlib é extremamente minimalista então vc uma hora ou outra vai querer usar libs externas pra fazer qualquer coisa um pouco mais complexa (a não ser que vc seja um masoquista e decida escrever do zero) e/ou extensões do compilador (o próprio kernel que vc tá usando foi compilado usando toneladas de extensões do GCC), CMake é um saco de se aprender a usar.

1 curtida

Entendo, mas como não sou programador, meus programas¹ serão todos simples, coisinha de terminal mesmo, então não usarei nenhuma função avançada de uma atualização dos compiladores de C.

Então minha expectativa é que qualquer um poderia compilar sem problemas esse mesmo código no MacOS, Haiku ou num *BSD da vida

A única adaptação pra sistema operacional que tive que fazer foi para os caracteres especiais (um luxo que eu queria ter no meu programa). O Windows, além de não seguir o que parece ser o padrão, segue uma tabela de códigos hexadecimais diferente, o que tornou duplamente difícil o trabalho de achar os códigos certos para os caracteres especiais desejados. Mas encontrando isso daí, só precisei usar um #ifdef _WIN32 #else, como você pode ver aqui.


¹ Falei “meus programas” no plural, mas meu único projeto de programação foi esse que mostrei.

Adoraria, estudo SI e estou indo pro 2° semestre, irei pegar LP1 em C, será de grande ajuda!

pow valeu, vou checar e te falo

1 curtida

Esse problema de C fez com que muitas linguagens fossem criadas! Java, Python,… enfim, muitas linguagens boas em cada coisa! C só é bom em nível de SO, pois é a principal utilizada, junto com C++, é claro, onde é a linguagem de “alto nível mais baixo nível”, estranho falar isso kkkkk, mas faz sentido! C++ pode ser dizer que é um C com DLC kkk pode ser fazer em modo estruturado ou em OO!

1 curtida

eu gosto de C++ só que muito mais de C ahahahha

ainda vou dar um treinada em c++, principalmente em OO