Existem muitas verdades, em (quase) tudo que vocês escreveram!
Ou talvez, “em tudo” que vocês escreveram.
O que eu tentei dizer, é uma coisa “fora” disso: – É “desapegar”, mesmo – como atitude pessoal.
A maioria dos colegas aqui (talvez quase todos), nasceram e desmamaram “dentro do Windows”. – Para a maioria, “o Windows” é a única referência. – Esperam que “qualquer OS” ofereça tudo que o Windows oferece.
Não é o meu caso! – Comecei no Apple 8bits, depois CP/M 8bits, depois MS-DOS 16bits – e quando finalmente apareceu o Windows (16bits? 32bits? Não lembro!), tive de “perder algumas coisas”, ao migrar para ele.
Em suma, vejo o Windows como “perdi alguma coisa ao migrar para ele” – enquanto a maioria (quase todos!) dos colegas vêem o Windows como uma referência de “tem tudo” – e esperam de qualquer outro OS, que ofereça aquele “tudo”.
Esse “modo de ver” faz com que os colegas vejam “o Linux” como “um OS que implica em perdas” – e considerem inaceitável “perder” alguma coisa, nessa migração.
Perder é vida! – Ao casar com uma moça, você “perde” todas as outras (a menos que seja um s4f4do, ra rá!).
Ao escolher uma carreira, uma profissão – você abdica de outras mil carreiras e profissões. – Lamento dizer, mas… a vida é assim!
Nos anos 80, 90, 00 etc., abri mão de muitas coisas. – Meu “foco” era “computador” (coisa que poucos achavam importante)… e o dinheiro era muito “curto”. – Então, abri mão de Videocassete, Filmadora, Aparelhos de Jogos, etc.
Nos fóruns de “Linux”, ninguém deseja compreender (ou aceitar) isso. – Ninguém parece satisfeito, a menos que possa “ter tudo”.
Não é uma questão “técnica”. – É uma atitude (terrível!) diante da vida.
É só disso, que eu estava falando. – Da vida. – Não da “tecnologia”.
Uma diferença entre “ser feliz” – ou ser eternamente infeliz – porque a vida não é aquela coca-cola toda, que a gente “quer, porque quer”.