Meus Macs e a heresia que tenho praticado com eles

Dá sim para instalar:

Você mesmo pode tentar instalar com a ajuda dos colegas de fórum, na maioria dos casos (dependendo da distro e do modelo) nãos erá uma tarefa difícil.

A maioria dessas distros por exemplo se auto-descrevem como compatíveis com Macintoshs, e normalmente são amigáveis quanto a instalação:

Mais uma vez, seria interessante saber a configuração da máquina ou seu modelo para ser mais assertivo nas colocações.

1 curtida

Sim. até já estava dando uma olhada nesses posts no Pplware. Fiquei estarrecido em dizerem que não daria pra instalar. To muito emputecido com essa assistência. Eles tão brincando com fogo >< Olha a fa… Digo, o Procon!

É que a turma da Apple quer que você continue com a experiência natural de um Apple, muitos nem sabem de fato que isso é possível ou acham que a implementação dará muitas dores de cabeça ou ainda que é um absurdo largar o Mac Os X.

1 curtida

Curios que da primeira vez que fui lá e falei sobre trocar o sistema operacional, eles mencionaram “ah, podemos ver se roda windows 10 ou alguma outra versão”. Aí eu menciono em trocar pra Linux, que tem um canavial de opções “ah, não pode, nao dá”. Fala sério, me economizem '- -

1 curtida

Eles tem um “argumento” pela política oficial da Apple. O BootCamp (solução oficial de dual boot da Apple) é pensado exclusivamente para Windows e só o Windows (e instalado pelo assistente oficial do Boot Camp, nada de fazer tudo pelo USB de instalação!) recebe drivers e suporte de software oficiais para as coisas da Apple.

Claro que Macs, especialmente os mais antigos, tem drivers feitos por engenharia reversa que funcionam adequadamente na maioria dos casos. Se seu Mac for de antes de 2015 (sem o módulo de segurança), você deve estar limpo.

O Kali é uma distro de propósito bem específico, que é ser um USB com ferramentas de testes de segurança. Ele não viável para nenhum tipo de usuário que tenha como propósito o uso no dia-a-dia (até é, mas as ferramentas que diferenciam o Kali de um Xubuntu vão ficar apodrecendo no HD - instale o Xubuntu, bote o wallpaper legal ou tema Windows 10 e dá no mesmo).

2 curtidas

Depende, eu especificamente tenho um MacBook Air atualmente para desenvolvimento mobile, seria inútil trocar o OS já que o objetivo é de fato depurar os projetos e assinar via MacOS, mas antigamente quando tinha um MacBook Pro e ainda não trabalhava desenvolvendo para iOS eu usava Linux somente.

De resto, realmente depende, se não fosse esse motivo eu nem voltaria a ter Mac, nem chego a usar diretamente o aparelho, passa boa parte do tempo espelhado na minha workstation via tela remota e ssh.