Meus Macs e a heresia que tenho praticado com eles

Caros, sou um tarado por hardware da Apple. Não há nada novo no meu estoque, até porque nem é tão necessário, quando não se trabalha em dependência “full time”, quando se é apenas um hobbista. Tenho comigo dois Mac Minis, dois iMacs, um Macbook White e um Macbook Pro. Recentemente, porque me enchi da Apple parar de atualizar os Mac OSs que me atendem (exceto por um Mac Mini i7 late 2012 maravilhoso!), escrevo-lhes, por exemplo, na companhia de um Mac Mini que sequer tem dual boot para o Mac OS e que me serve um Pop OS lindo e fluido. A questão é: alguém mais tem observado que substituir o Mac OS pelo Linux é uma boa ou há coisas que não percebi e que devo repensar?

4 curtidas

Sempre tive vontade de fazer isso com hardware mais antigo. Não sei se compreendi bem sua colocação, caso não seja isso desconsidere por gentileza, acho que você perguntou se vale a pena instalar e utilizar Linux em Macs? Vou dar uma resposta de quem utiliza diferentes sistemas operacionais e a priori nunca tem preconceito com nenhum por entender que sempre existem prós e contras em todos, em alguns mais prós e em outros mais contro, vamos lá: vale a pesa instalar Linux em Mac se o hardware já for mais antigo e já não se portar mais tão bem (desempenho ruim) ou não ter mais suporte no Mac OS X atual, porque digo isso, porque 50% da "experiência Apple é software). Ai fica a recomendação se o hardware é novo ou ainda funciona bem com o Mac OS X atual permaneça nele ou instale um dual boot (melhor ainda) com uma boa distro Linux, já se o hardware é datado instale Linux em e dê uma sobrevida produtiva a máquina.

P.S.: Dentro de alguns anos essa operação será bem mais difícil conforme discutimos em um tópico, por conta da arquitetura ARM.

2 curtidas

corrigindo, tenho cmg UMA FORTUNA EM PC’s* HAHAHAHAHHA

3 curtidas

Pontuou bem. Hardware antigo, aqui, mas hardware Apple. Fiquei numa dúvida quase infinita entre manter o Mac OS e matá-lo, mas a própria Apple o matou, na minha concepção. Ando experimentando o Linux de maneira mais intensa do que o sistema da Apple o fazia nos últimos tempos, até porque o software disponível para a plataforma Linux é bem combativa, em comparação com o que eu tinha disponível. É uma pena que estratégias mercadológicas enterrem plataformas matadoras, mas um VIVA às alternativas!

2 curtidas

Pois é… Mas calma, já parei com isso!

2 curtidas

Então acho que não restam mais dúvidas: instale Linux, teste várias distros e veja qual melhor se enquadra no seu perfil, assim seus Macs serão úteis por muitos anos ainda.

2 curtidas

eu acho massa… se vc pode ter é incrível

2 curtidas

olha…
http://dosdude1.com/catalina/

Hehehe massa man
Tb tenho um imac.
Bom, os caras do podcast Linux Link Tech Show tb amam os macs, iphones deles …
Mas fico preocupado com a a segurança, espionagem, roubo de dados dos usuários, e vários backdoors no OsX

Vlww

1 curtida

To com um Mac na assistência técnica. O bicho vai ficar monstro. Vou botar uma SSD. Tu acha recomendável botar um distro linux e outro windows… 10? Eu queria muito o lance da privacidade, o Kali é viável para uma pessoa “leiga”?

Qual a configuração do Mac? A instalação do Windows será uma boa idéia se você quiser jogar ou usar aplicativos proprietários muito específicos. Sobre o Linux, Kali é uma distribuição de propósito específico, excelente para quem quer aprender mais a fundo sobre o sistema, mas, certamente não muito amistosa.

Não… Eu quero aprender programação. Mas to no zero absoluto ainda. Mas fui usuário de Ubuntu e Fedora. Eu amei! Agora tenho a opção de mudar pra linux de novo, usando um Mac véio. Eu vou ver as especificações na ordem de serviço. Um momento.

Se quer facilidade descarte o Kali e teste:

Ubuntu;
Mint;
OpenSuse;
Manjaro;
Deepin;
Kubuntu;
Zorin;
Elementary OS;
Lubuntu;
Fedora;
Budgie;

Para você que vem do Mac, talvez Deepin e Elementary são as que mais se aproximam da experiência.

Se quer aprofundamento com programação além do Kali tem o Gentoo, Slackware e o Arch.
Mas, lembrando que em tese desde que estudando e praticando você pode aprender a programar em qualquer distro.

http://ninjadolinux.com.br/linux-from-scratch/
http://www.linuxfromscratch.org/livecd/

1 curtida

Eu não sei qual a configuração dele… Mas é Macbook modelo A1342. Não sei se ajuda em alguma coisa. Vai ser instalado o seguinte SSD: :point_down: :point_down:

Esse computador quero usar pra edição de áudio e vídeo e pra estudar programação com linux. O que me dizes? Então, eu não tenho apego a distro do mac. Não gosto. Tanto que ele tá há um bom tempo parado. To usando um windows 10, nesse momento. Antes eu usei o fedora e ubuntu. Só parei porque o toshibão começou a dar pau e fiquei sem grana pra arrumar. To usando um window 10 emprestado.
Sobre o Mac, eu queria com desempenho, saca. Principalmente pelo lance da edição e da programação.
Sobre Jogos, não tenho o hábito. Mas creio que gostaria de poder usar a Steam vez ou outra. Já vi vídeos a respeito, de steam com wine. Sobre isso é tranquilo. E o jogo não é prioridade. O principal mesmo vai ser edição. Esse é o foco. Audio e vídeo.
Desculpe a demora. Tive que atender uma coisa aqui.texto em negrito

1 curtida

Sensacional, obrigado!

Sem problemas, acho que qualquer distro, ainda mais com o SSD nele vai rodar tranquilamente.

1 curtida

Deu ruim com a assitência técnica. Vou elaborar um post hoje a noite pedindo a opinião dos demais usuários

Como assim?

@TiagoCardoso, entreguei aquele SDD a atendente e mencionei que gostaria de instalar um sistema de base linux no Mac OS X. Ela disse que iria averiguar com o técnico. Imediatamente, fez o contato pelo ramal e me informou que o tecnico disse que não daria pra fazer, porque não haveriam drivers compatíveis do linux ao OS X, como os drivers de USB. etc.
No meu raso entendimento, se tem driver pra tudo. E ainda mais em relação a sistemas de base linux, que a galera faz e distribui free.
To boladão. Mas como sou leigo, aceitei a priori que instalem o OS mas viria aqui, sem dúvida, obter a opinião dos participantes do Forum. Porque eu nunca ouvi falar de não poder instalar linux em hardware apple, pelo simples fato de ser apple. WTF. Me corrija se eu estiver errado